sábado, 5 de março de 2016

PRESA SUSPEITA DE TENTAR RESGATAR PRESIDIÁRIO

Policiais civis de Castanhal, sob o comando do delegado Temmer Khayatte, prenderam, na tarde de ontem, Aline Moraes Vieira, de 27 anos. Segundo o delegado, ela é suspeita de envolvimento na tentativa de resgate de presos do Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, região metropolitana de Belém. A tentativa de resgate aconteceu no início da madrugada de terça-feira (1).

O plano deu errado depois que policiais militares receberam a informação de que 4 carros com pessoas suspeitas estavam rondando o complexo. Os suspeitos foram interceptados. Houve troca de tiros e um deles, que portava uma escopeta calibre 12, morreu na refrega com os policiais militares. O restante do bando conseguiu fugir. Dos 4 carros, 2 foram apreendidos e dentro dos veículos foi encontrada farta munição de diversos calibres, além de uma granada, que seria usada para explodir o portão de entrada do complexo. Até um mapa com a rota de entrada e de fuga estava em poder dos criminosos. Ao longo das investigações foi descoberto que uma casa localizada no conjunto Fonte Boa, na cidade de Castanhal, nordeste do Estado, havia sido usada como base, onde todo o bando planejou a tentativa de resgate.

Na tarde de ontem policiais civis foram até a residência e, durante uma revista minuciosa no imóvel, encontraram 2 placas de carros com registro de roubo, sendo de uma Picape Estrada, cor preta, e de uma Saveiro, cor vermelha. “As placas eram de dois veículos usados na tentativa de resgate. Dentro
da casa ainda encontramos 2 munições do mesmo calibre das que foram apreendidas após o confronto da PM com o bando”, afirma o delegado Temmer Khayatte.  Ainda de acordo com o policial civil a dona da casa, Aline Moraes Vieira é esposa de Lucenildo Barbosa, que está preso em uma das casas penais do Complexo Penitenciário, na vila de Americano. “Lucenildo Barbosa é um assaltante perigoso, inclusive está preso por ter, na companhia de outros criminosos, assaltado uma agência bancária no município de trairão, em julho do ano passado”, acrescentou o delegado Temmer. Durante o assalto em Trairão, o gerente da agência bancária, Rodrigo Walter Lima Coutinho, de 28 anos, morreu após ser atingido por um tiro na artéria femoral. “O Lucenildo Barbosa é a figura importante na articulação do resgate, em Americano. Ele e outros membros da mesma organização criminosa que ali estão presos”, finalizou Temmer Khayatte.

A mulher presa em Castanhal, o marido dela que está preso, em Americano, e o homem que morreu em confronto com policiais militares, na vila de Americano, são do município de Altamira, onde, no mês passado, foi roubada uma alta quantia em dinheiro de uma joalheria. A polícia acredita que boa parte do dinheiro roubado foi usado para compra das armas e munições, que foram usadas na tentativa de resgate. Aline Moraes Vieira foi autuada por associação criminosa e posse de munição restrita. Ela ficou de ser transferida ainda ontem para o Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua. As investigações continuam na tentativa de identificar e prender os demais membros da quadrilha, que seriam pelo menos mais 8 pessoas.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário