quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Trabalhador morre ao cair do 14º andar de um prédio em construção

Um trabalhador caiu do 14º andar de um prédio em construção. O acidente aconteceu na manhã de hoje em Castanhal, nordeste do Estado. A obra foi interditada pelo Sindicato dos trabalhadores da Construção Civil.

O acidente de trabalho que matou Raimundo Ferreira Pereira, 42 anos, aconteceu na Rua Floriano Peixoto no Centro da cidade. Era por volta das 09:20h quando três trabalhadores pegaram o elevador e foram ao 14º andar, último piso do prédio em construção. Em seguida, eles começaram a fazer um serviço de limpeza e remoção de peças de madeiras. Mesmo estando com todos os equipamentos de segurança, mas sem se prender no cabo de proteção, Raimundo Ferreira foi jogado do prédio depois que uma peça de perna-manca foi removida do local. Segundo um dos trabalhadores que não quis se identificar, a enorme peça de madeira foi movida pelos funcionários com ajuda da vítima que se desequilibrou e caiu. No momento do acidente ventava muito e teria contribuído para a tragédia
           
Ao ser jogador do prédio em construção, Raimundo Ferreira ainda saiu batendo nos cabos de aço que seguram a estrutura do elevador, bateu numa bandeja gigante, usada para proteger os demais trabalhadores de materiais que caem do alto e por último caiu num telhado de zinco até chegar ao chão. Um trabalhador que passava no momento do acidente foi atingindo pelo corpo da vítima que caiu em alta velocidade e pesando praticamente o dobro, Tiago Barbosa Oliveira de 28 anos desmaiou na hora e foi socorrido pelo corpo de bombeiros. Ele foi encaminhado ao hospital municipal com suspeita de fraturas, mas foi descartada depois de exames médicos.

O corpo de Raimundo Ferreira ficou intacto no local a espera da remoção. Enquanto isso, familiares e amigos se desesperavam com a tragédia. “Meu Deus! Eu quero meu pai de volta. Isso não pode está acontecendo”, gritava desesperadamente uma dos três filhos da vítima.

De acordo com peritos do IML que fizeram a remoção da vítima. Ela possivelmente sofreu poli-traumatismo, já que foram encontradas fraturas na cabeça, braços, pernas e costelas. Raimundo Ferreira Pereira trabalhava há um ano e seis meses na construção civil e desempenhava o papel de carpinteiro na construção do prédio. A empresa responsável pela obra, Ckom Engenharia não quis se pronunciar sobre o acidente que vitimou um de seus trabalhadores.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Castanhal esteve no local e tentou interditar a obra. De acordo com o presidente Edgar Gomes, a obra apresentava várias irregularidades. “Infelizmente o sindicato não tem poder de Estado. Mas nós acionamos o Ministério do Trabalho sobre as condições dos trabalhadores dessa construção. É uma calamidade o MT não ter fiscalização, não ter auditor fiscal e principalmente falta de vontade em fiscalizar”, denunciou.

A tragédia na construção civil de Castanhal será investigada pela delegacia de homicídios de Castanhal. Segundo o delegado Temmer Khayat as características do acidente indicam para uma tragédia, mas vai esperar o laudo da pericia que deve sair em 10 dias para concluir as investigações. “Tudo leva a crer para um acidente de trabalho, mesmo todos estando com os equipamentos de segurança, a vítima não quis se prender no cabo de proteção ou não deu tempo. Foi uma fatalidade”, concluiu o delegado.

Texto e fotos: Paulo Allan Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário