domingo, 19 de junho de 2016

MOTIM E ASSASSINATO EM CASAS PENAIS DE SANTA IZABEL

A sexta-feira (17) foi de muita confusão em duas casas penais do complexo penitenciário de Santa Izabel, região metropolitana de Belém. Pela manhã houve motim no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I). Começou dentro de uma das celas do pavilhão 04, por volta das 9h30min, mas durou apenas 20 minutos. A ação foi controlada por policiais militares do batalhão penitenciário.

Na ocasião, três agentes penitenciários ficaram por alguns minutos como reféns dos presos. Foram libertados sem ferimentos. Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), o motim aconteceu depois que agentes penitenciários apreenderam telefones celulares durante revista realizada dentro da unidade prisional. Os presos se revoltaram quando souberam das apreensões feitas pelos agentes e resolveram tumultuar.

Ainda na manhã de sexta-feira, por pouco um detento não morreu após ser atingido por vários golpes de estoque, desferidos por outro interno. A tentativa de homicídio aconteceu dentro do CRPP I, após um desentendimento entre vítima e acusado. O ferido recebeu os primeiros atendimentos ainda dentro da casa penal, mas teve que ser transferido ao Hospital Municipal de Santa Izabel. O agressor foi conduzido à 17ª Seccional Urbana de Polícia Civil do município, onde foi autuado em flagrante por crime de tentativa de homicídio.

Já à tarde o detento Darlan Ferreira Rodrigues golpeou com um estoque o também interno Whedemilly Adam Ferreira Martins, de 21 anos. A agressão aconteceu dentro da Central de Triagem Metropolitana IV. Aconteceu logo após o término da visita e inicio da revista estrutural para a tranca das celas. A ação foi rápida. Os agentes prisionais ainda conseguiram prestar assistência ao ferido que recebeu os primeiros atendimentos ainda na unidade prisional e posteriormente foi encaminhado à UPA 24 Horas de Castanhal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O golpe de estoque atingiu o pulmão da vítima.

O interno identificado como o autor do crime foi encaminhado à Delegacia de Santa Izabel e autuado em flagrante por homicídio. Em depoimento, Darlam Ferreira disse que o crime foi motivado por vingança, pois Whedemilly Adam teria sido o autor do assassinato de seu irmão. Whedemilly estava preso desde o dia 25/08/2015 e respondia a cinco processos por homicídio.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário