quarta-feira, 17 de abril de 2013

Suspeito de matar segurança para roubar arma está detido

Na tarde de ontem, terça-feira, 16, em Castanhal, nordeste do Estado, um segurança particular foi atingido por pelo menos três tiros de arma de fogo e ainda teve sua arma roubada pelo atirador. O segurança estava em frente a uma loja de eletrodomésticos, que ele vigiava, quando foi baleado. A vítima foi socorrida e levada ao hospital em estado de saúde considerado gravíssimo e morreu na madrugada de hoje, quarta-feira, 17. Um suspeito de ser o autor dos disparos foi detido e duas pessoas, que segundo a polícia, pretendiam ajudar o atirador a fugir, também foram levadas à delegacia.

A arma de fogo do vigilante, que seria um revólver calibre 38, foi roubada por volta das 16h na rua Adailson Rodrigues, no bairro Jaderlândia, e segundo informações de testemunhas, que presenciaram a ação, a vítima identificada como Benedito Estandirlau Terra, 46 anos, estava em uma oficina de bicicleta, localizada em frente à loja, quando foi surpreendido por um bandido que logo chegou atirando e em seguida roubou a arma da vítima. “Ele (segurança) estava aqui na loja e depois foi sentar naquele banco daquela oficina, onde todas as tardes ele costuma ficar e depois só ouvimos os tiros. Quando fomos ver, ele já estava no chão e deu pra perceber o bandido, um 'magrinho', correndo pra outra rua”, contou um funcionário da loja, que preferiu não se identificar. Atingido com dois tiros no tórax e um no ombro, Benedito foi socorrido e levado ao hospital municipal de Castanhal e em seguida ao Metropolitano em Ananindeua, em estado considerado gravíssimo. 

A vítima, ainda consciente teria dito à policia o nome do atirador, que seria Rafael. A PM, que foi a primeira a chegar no local, fez buscas às proximidades e avistou o suspeito na rua Francisco Alves de Melo, a poucas quadras onde ocorreu o baleamento, e deteve o acusado. “A vítima nos informou que seria o Rafael, elemento já conhecido da polícia. Avistamos ele entrando num carro Meriva. Fizemos a abordagem no veículo e detivemos ele e o motorista”, informou o Tenente PM Weber. Além do suspeito e do motorista, foi detido também outro homem, que teria avisado a chegada da polícia. “Esse jovem também veio conduzido até a delegacia por tentar facilitar a fuga dos suspeitos apontando a nossa chegada” repassou o tenente. Buscas foram feitas para tentar localizar a arma roubada e a que foi utilizada no baleamento, mas elas não foram encontradas.

Rafael Valente de Souza, 24, suspeito de ser o atirador; o motorista e o jovem, que teriam pretendido facilitar a fuga do atirador, foram levados à 12ª Seccional da Jaderlândia para prestarem esclarecimentos e posteriormente apenas Rafael ficou detido. Parentes e conhecidos do acusado foram até a frente da Seccional alegar que o detido era inocente e tentaram intimidar o trabalho da imprensa "encarando" profissionais da mídia de forma ameaçadora. Uma irmã de Rafael apresentou um alvará de soltura constatando que seu irmão já havia sido preso por tráfico de drogas e que ele estava solto pela justiça há 15 dias. A chegada de Rafael Valente na delegacia foi rápida. Logo ele foi levado para a carceragem para que testemunhas não fossem vistas pelo acusado. Rafael negou sua participação e dizia estar sendo perseguido. 

Rafael (acusado)
Segundo a polícia, por volta das 2h40 de hoje o Benedito Estandirlau Terra não resistiu aos graves ferimentos e veio a óbito. O delegado Temmer Cayate, da Divisão de Homicídios, repassou à reportagem do ROTA CASTANHAL que ontem foi feito contra Rafael o flagrante de tentativa de homicídio, mas como a vítima veio a falecer, ainda hoje (quarta-feira, 17,) será encaminhado um ofício à justiça solicitando a transformação do flagrante para homicídio qualificado e consumado. "O acusado Rafael Valente de Souza se encontra na delegacia do Centro de Castanhal para ser ouvido, pois existem mais acusações contra ele de ter participação em outros crimes. Logo depois, ele deverá ser transferido pro Centro de Recuperação de Castanhal ou pro presídio de Americano", disse Temmer Cayate.

2 comentários:

  1. Por incrível que pareça o mesmo foi liberado no mesmo dia, a justiça não escutou o cidadão que foi baleado e disse antes de morrer que quem atirou nele foi o "Rafael filho da carminha", a justiça mais uma vez fica do lado de vagabundos como este que ja tem passem na policia, e sua mãe é uma conhecida traficante do jaderlandia "Carminha", que tambem foi solta a pouco tempo pela nossa justiça.

    ResponderExcluir