sexta-feira, 12 de abril de 2013

Polícia Civil do Pará prende indiciado pela morte de vereador no Piauí

Operação conjunta de policiais civis da Superintendência Regional do Salgado; do Núcleo de Apoio à Investigação e da Seccional da Jaderlândia resultou, na tarde da última quarta-feira, 10, por volta das 16h30, na prisão do pistoleiro Valter Ricardo da Silva, 35 anos, piauiense, detido na Rua Aurélio do Carmo, bairro Goiabarana, na cidade de Capitão Poço, nordeste paraense. Ele é acusado de envolvimento na morte do candidato a prefeito da cidade de São Julião, no sul do Piauí, Emídio Reis da Rocha. A vítima era vereador no município. O acusado está com mandado de prisão temporária expedido pelo juiz Nilcimar Rodrigues de Araújo Carvalho, titular da Comarca de Picos (PI).
Segundo as investigações, o crime teve motivação política e teria o envolvimento do prefeito e vice-prefeito atuais, os quais foram eleitos no último pleito. Os dois são apontados como responsáveis pela contratação de Valter Silva e outros dois pistoleiros. Para executar a vítima, os pistoleiros teriam recebido o valor de R$ 15 mil. A quantia foi dividida pelos envolvidos na execução. A vítima, segundo apurado pelos policiais civis, foi enterrada ainda viva em uma plantação de pimenta do reino, na zona rural de São Julião. Ao ser preso, Valter Silva confirmou aos policiais civis do Pará envolvimento no crime e ainda narrou com detalhes desde a contratação, planejamento até a execução do homicídio. Após a consumação do crime, Valter fugiu para o Estado do Pará, onde ficou inicialmente escondido na cidade de Altamira, sudoeste do Estado.
Depois, ele seguiu para os municípios de Capitão Poço e Castanhal, nordeste paraense, onde policiais do Estado do Piauí estiveram há dez dias efetuando buscas, mas não conseguiram a localização e prisão do acusado. Depois de fazer contato com os policiais de Castanhal, aos quais repassaram informações sobre o crime e pediram auxílio nas buscas, a equipe da Polícia Civil em Castanhal passou a investigar o paradeiro do acusado, até localizá-lo. Depois de prendê-lo, os policiais civis de Castanhal entraram em contato com a Polícia Civil do Piauí para que fossem deslocados policiais civis desse Estado até a cidade de Castanhal, para recambiar o preso ao Estado do Piauí, para responder pelo crime.
Foto: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário