segunda-feira, 29 de abril de 2013

Polícia Civil prende quadrilha especializada em assaltos a residências

Policiais Civis do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) e da Superintendência do Salgado prenderam três pessoas acusadas de fazerem parte de uma quadrilha especializada em assaltos a residências e a estabelecimentos comerciais de vários municípios da região e, de acordo com a polícia, o alvo principal dos bandidos eram propriedades de descendentes de japoneses. Durante a operação, que foi denominada "Nipon", foram apreendidos vários objetos roubados, além de dinheiro e de uma arma de fogo, que era utilizada para intimidar as vítimas durante os assaltos. As prisões aconteceram entre as 9h e 10h de sexta-feira, 26, nos municípios de Santa Isabel do Pará e Marituba, região metropolitana de Belém.

Depois de quase três meses investigando os frequentes assaltos a residências, que vinham acontecendo, principalmente no município de Santo Antonio do Tauá, a Polícia Civil conseguiu identificar alguns suspeitos de integrarem a quadrilha; e foi depois de um assalto ocorrido por volta das 4h da madrugada de sexta-feira, 26, em Santa Isabel, que três dos envolvidos foram presos, são eles: Reinaldo Sousa Aguiar, vulgo "Bob", 36, que seria o chefe do bando; e o casal Maria Carolina Jordão dos Santos, 18, e Genison Claiton Coelho Pereira, 24 anos. Em duas residências dos acusados, a polícia encontrou uma quantia em dinheiro e todos os objetos que haviam sido roubados no último assalto, que foram quatro garrafas de Whisky, frascos de perfume, relógios e celulares. Eletrodomésticos, brinquedos e outros produtos roubados em assaltos anteriores também foram recuperados. "Essa quadrilha é especializada em roubar japoneses da comunidade nipônica de Santa Isabel e de Santo Antonio do Tauá. Eles já vêm agindo há três anos e são responsáveis por aproximadamente 20 a 30 assaltos cometidos contra residências, sítios e fazendas de japoneses. Todos eles têm mandado de prisão, sendo que os homens vão ser autuados em flagrante delito por roubo qualificado e a mulher vai responder por receptação, pela maioria dos objetos terem sido encontrados na casa dela", delegado Augusto Damasceno, coordenador da operação.

Segundo a polícia, Genison roubava objetos de uso feminino para presentear sua namorada Carolina e brinquedos para entregar a seu filho, que completou um ano no dia da operação "NIpon", inclusive na casa da criança já estavam todos os preparativos para o aniversário, que teria sido bancado com o dinheiro proveniente das ações criminosas.

O delegado Augusto Damasceno, durante entrevista, relatou que o bando agia com extrema violência agredindo as vítimas e, em alguns casos, integrantes tentavam estuprar as donas de casa. "Eles são perigosos, tanto é que esse revólver calibre 38 foi encontrado na casa de um deles. Depois dos roubos, como nenhum sabe dirigir, eles obrigavam alguém da casa a conduzir o carro até certo local e depois fugiam de bicicleta ou a pé" contou o delegado.

Primeiramente os presos foram levados à delegacia de Santa Isabel e posteriormente para a sede do NAI, no Distrito de Apeú, em Castanhal, para a realização do flagrante. Após os procedimentos Reinaldo Sousa e Genison Claiton ficaram custodiados no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST) e Maria Carolina seria transferida para o Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua. Segundo o delegado Augusto Damasceno, mais dez mandados de prisão contra a quadrilha deverão ser cumpridos.

Texto e fotos: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário