quinta-feira, 25 de abril de 2013

Quem será a próxima vítima? Castanhal registra o 33º assassinato em 2013

Castanhal é uma cidade do nordeste Paraense, fica localizada a 65 km da capital (Belém), com a área de 1.029,191 km² abriga cerca de 159.110 habitantes, segundo dados do IBGE, e tem apenas 81 anos de emancipação política e, apesar de ser uma cidade jovem, já é considerada uma das que mais se registram crimes de homicídio no estado do Pará e, segundo a própria Polícia Civil, desde quando começou o ano de 2013 já aconteceram 33 assassinatos. 

Somente neste mês foram 16 vidas ceifadas. O caso mais recente aconteceu na noite da última terça-feira, onde a vítima foi executada a bala em frente a própria casa. Edmundo Ramos da Paixão, de 17 anos, foi a 33ª pessoa a ser assassinada em Castanhal. O crime aconteceu no bairro Salgadinho, por volta das 21h20. 
A vítima se encontrava na Rua Fortaleza, em frente a casa onde morava, quando foi alvejada por alguns tiros disparados por dois homens numa moto. Edmundo ainda correu para tentar escapar da morte, mas, antes de chegar à porta de sua residência, foi alcançado e executado com mais tiros, que atingiram várias partes do corpo. 

Após ter certeza de que o alvo não iria sobreviver, os assassinos fugiram em alta velocidade no veículo automotor. Depois de alguns minutos, a reportagem do DIÁRIO foi informada do fato e compareceu no local, onde uma mulher, que seria a companheira da vítima, chorava bastante. “Não tira foto dele. Ele ainda está vivo! chama a ambulância, por favor. Eras, ele ainda apertou minha mão. Amor levanta amor, levanta!”, pedia a mulher chorando bastante. Uma guarnição da PM comandada pelo cabo J. Carlos e soldado Carem esteve resguardando a cena do crime, pois muitos curiosos queriam ver de perto o corpo; alguns chegaram até tocar os ferimentos a bala, sujando os dedos de sangue. 

Segundo informações repassadas pela polícia, o adolescente, quando em vida, já havia sido apreendido pelas práticas de atos inflacionais de tráfico de drogas e roubo. Familiares não souberam informar se o assassinado tinha inimigos. O corpo foi velado em casa de familiares e o sepultamento aconteceria na tarde de ontem no cemitério da cidade.

Policiais resguardando a sena do crime
O caso está sob investigação da Divisão de Homicídios, que pretende dar uma resposta positiva investigando também outros assassinatos. “O crime aconteceu num horário não tão tarde. Existe a possibilidade de terem testemunhas e equipes já estão trabalhando na identificação delas. Deixamos sempre claro que as identidades das testemunhas não serão reveladas. Às vezes as pessoas sentem medo de denunciar, mas precisamos da colaboração da comunidade pra que a gente possa desenvolver um trabalho e tentar chegar às informações que levem ao esclarecimento de crimes”, delegado Temmer Kayate.

Os frequentes assassinatos vêm assustando os castanhalenses e para acalmá-los, as polícias pretendem unir forças para tentar diminuir o índice da violência. “Vou reunir com o superintendente da Polícia Civil para que nós possamos organizar um trabalho de prevenção, tanto contra o crime de homicídio, quanto de outros tipos de crimes”, repassou o Tenente Coronel Mauro Pinheiro, comandante do 5º BPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário