terça-feira, 17 de novembro de 2015

10 PESSOAS SÃO ASSASSINADAS NO INTERIOR DO PARÁ

A violência não dá trégua no interior do Estado. De sexta-feira (13) até o fim da noite de domingo (15), pelo menos 10 pessoas foram mortas a tiros e a facadas, em 8 municípios da região nordeste do Pará. Na sexta-feira, por volta das 21h, o adolescente Cilfarne Santos Bilber Junior, 15 anos, foi assassinado com 5 tiros na cabeça. O crime aconteceu próximo de uma quadra de futebol, localizada na Vila do Izol, mais precisamente na altura do km mil, às margens da rodovia BR-316, zona rural do município de Novo Progresso. Na delegacia, a mãe do garoto, que não quis se identificar, informou ao delegado César Macedo que os algozes de seu filho teriam fugido em uma motocicleta.
 
SÁBADO 

Dois homicídios foram registrados em Tomé-Açu, sendo que um deles teria acontecido, por volta das 5h. Segundo a polícia, o jovem Dayan Douglas da Costa Sena teria se envolvido em uma briga dentro de um ônibus e recebido uma facada no peito. Dayan saiu do coletivo e caiu já sem vida na rua principal do bairro Distrito Industrial, próximo de uma serraria. O autor da facada também desceu do coletivo e fugiu sem ser identificado. 7 horas depois, outro esfaqueamento, que teria acontecido dentro de uma casa, localizada na Vila da Palha, zona rural de Tomé-Açu, vitimou fatalmente Erivaldo Manoel Paiva, conhecido como “Di Di”. O dono da casa, identificado apenas pelo prenome de Sebastião, após o crime, não foi mais visto naquela comunidade. Os dois casos estão sendo investigados pelo delegado Claudio Fonseca e Gomes.

Na localidade de Urucurê, zona rural de Acará, duas pessoas foram mortas a tiros. Os corpos estavam numa área de matagal quando, por volta das 15h, foram achados por moradores daquela localidade. “Fomos informados de que uma pessoa havia sido assassinada em Urucurê. Se dirigimos até o endereço e encontramos o corpo de Ednaldo Evangelista de Moraes, 43 anos. Mais a frente achamos outro corpo, sem identificação, aparentando ter entre 25 a 30 anos”, informou um policial militar, que preferiu não revelar o nome. Ainda de acordo com o PM, a uma das vítimas foi executada com 1 tiro na cabeça e a outra com 5 tiros. Antônia Moraes de Sousa, tia de Ednaldo Evangelista, declarou que seu sobrinho não tinha paradeiro definido e que ele não seria “correto”, porém não soube informar que tipo de ato ilícito Ednaldo se envolvia. Os dois casos também estão sendo investigados pelo delegado Claudio Fonseca e Gomes.
 
MORTO A FACADAS 
 
Junior de Oliveira Silva, mais conhecido como “Brilhosa”, de 31 anos, foi morto com várias perfurações nas costas, provocadas por faca. O corpo dele foi encontrado no início da tarde de sábado, dentro de um sítio (embaixo de pé de laranjeira), localizado às margens da rodovia PA-124, no bairro centro do município de Garrafão do Norte. O funcionário do sítio, identificado apenas pelo prenome de Lucas foi quem achou o corpo e acionou a polícia. O caso foi registrado pelo investigador Francimarley, perante o delegado Emerson de Sousa França, ambos da Polícia Civil. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas.
 

DOMINGO 

Em Marapanim, a “Terra do Carimbó”, José Roberto Vieira da Conceição, 47 anos, teve sua vida ceifada pelas mãos do próprio sobrinho de 2º grau, identificado apenas pelo apelido de “Bastian”, que está foragido. O crime aconteceu na rua principal da Vila Maú, zona rural de Marapanim, por volta das 11h. Segundo Carmem Rossi dos Santos Vaz, esposa da vítima, o motivo do crime teria sido o boato de que seu esposo teria ido até uma padaria contar ao dono do estabelecimento que seu sobrinho era usuário de drogas. Após ter sido delatado e perdido o emprego, “Bastian” se armou de uma espingarda cartucheira e atirou no peito do próprio tio. José Roberto Vieira da Conceição chegou a ser socorrido e colocado dentro de uma viatura da PM, mas morreu a caminho do hospital. A vítima era querida na comunidade onde residia e era responsável em fazer a festa do dia das crianças naquele vilarejo. O autor do crime ainda permanece foragido.

Em Irituia, por volta das 7h, o sargento Batista e os cabos da Rocha e Moraes, todos da Polícia Militar, encontraram o corpo de Lucivaldo Araújo de Oliveira, que estava em um campo de futebol localizado atrás de uma igreja evangélica, na comunidade Alcides Nunes, distante a 40 km da sede de Irituia. Os policiais militares constataram um corte provocado por terçado no pescoço da vítima. Antes de a polícia chegar ao local, moradores da área alteraram a cena do crime arrastando o cadáver para debaixo de uma árvore pensando em protegê-lo dos raios solares. O investigador Victor, da Polícia Civil, também esteve no local pra colher mais informações sobre o ocorrido, mas a “lei do silêncio” prevaleceu por parte dos moradores daquela comunidade. A informação é apenas a de que Lucivaldo Araújo residia em São Miguel do Guamá e que recentemente havia se mudado para Irituia. O delegado Melquesedeque Ribeiro segue investigando o caso.

Na cidade de Castanhal, Flávio Ponciano Brito, 27 anos, foi executado com três tiros na cabeça. O baleamento aconteceu no fim da rua Floriano Peixoto, entre o bairro Novo Estrela e o conjunto Parque dos Castanhais. Segundo informações repassadas pelo sargento José, da Polícia Militar, a vítima caminhava sozinha em via pública quando, por volta das 21h, foi surpreendida por dois homens ainda não identificados que se aproximaram em uma bicicleta e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra Flávio Cassiano Brito. “Três tiros acertaram na cabeça do rapaz. Em seguida os atiradores fugiram na bicicleta sem serem identificados”, contou o policial militar. Peritos removeram o corpo para passar por exame de necropsia no Instituto Médico Legal (IML). Até o fechamento dessa edição, nenhum suspeito havia sido localizado ou identificado pela polícia. O delegado Paulo Benício abriu inquérito para apurar o caso. A Polícia Civil não informou se a vítima possuía ou não envolvimento com a criminalidade.

Já no município de São Domingos do Capim foi assassinado, por volta das 19h, Josivaldo Santos Pontes, de 18 anos. Ele morreu após ter sito alvejado por um tiro na cabeça, que teria sido disparado por um homem identificado aenas pelo apelido de “Pila”, após uma discussão entre vítima e acusado. O crime aconteceu próximo de um bar, localizado na rua do cemitério da Vila Perseverança, zona rural de São Domingos do Capim. O assassinato do jovem Josivaldo Santos Pontes está sendo investigado pelo delegado Manoel Ferreira de Sousa, titular do município. O assassino está foragido.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário