quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

MAIS UMA ESCOLA É ASSALTADA EM CASTANHAL

Mais uma escola da cidade de Castanhal, nordeste paraense, foi assaltada. Aconteceu na noite de anteontem, por volta das 20h. Segundo o subtenente Junior, da Polícia Militar, 6 pivetes com facas invadiram a escola estadual Elcione Barbalho, no bairro Jaderlândia, e sob grave ameaça roubaram vários aparelhos celulares de alunos e professores. “Em seguida, os ladrões pularam o muro e fugiram”, disse o suboficial da PM.

As vítimas, que não quiseram se identificar, disseram que os ladrões estavam com os rostos cobertos com camisas. “Fiquei com muito medo. Eles diziam que iam nos matar se não entregássemos nossos celulares”, contou um dos alunos. Após o assalto, duas coordenadoras da escola, uma delas grávida e outra hipertensa, teriam passado mal e sido conduzidas ao hospital, para receberem atendimento médico. Professores ficaram de fazer uma mobilização e paralisar as aulas enquanto o Governo do Estado não resolve a questão da segurança pública. A Escola Elcione Barbalho está localizada na divisa do bairro Jaderlândia com o conjunto Rouxinol, considerada área de risco. Não é atoa que o estabelecimento de ensino já foi alvo de assaltos outras vezes. Sem contar que o local passa por uma reforma, que já dura 3 anos.

O tenente coronel França, comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), informou que rondas ostensivas e preventivas são realizadas com frequência no bairro Jaderlândia e no conjunto Rouxinol. França disse ainda que a escola foi invadida depois de uma ronda policial feita às proximidades da escola. Após o crime, outras rondas foram feitas, mas nenhum suspeito foi localizado.

O delegado Rairton Carneiro, diretor da 12ª Seccional Urbana de Polícia Civil, informou que um inquérito já foi instaurado, para que o caso seja investigado. O policial civil suspeita que o assalto tivesse sido praticado por pessoas conhecidas, uma vez que cobriram os rostos. A diretoria da escola não quis gravar entrevista alegando medo de sofrer represália.

OUTRA ESCOLA

No dia 29 do mês passado, a Escola Estadual Cônego Leitão, localizada do centro de Castanhal, também foi assaltada. A ação foi parecida. Na fuga um dos assaltantes da Escola Cônego Leitão morreu trocando tiros com policiais militares. Com ele estava um revólver calibre 38 com 3 munições intactas e 2 deflagradas. Na época uma mulher e três homens foram presos. Com eles foi encontrado um simulacro de pistola Ponto 40 e recuperados pelo menos 20 aparelhos celulares, que haviam sido roubados de estudantes.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário