quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

FALSO PASTOR EVANGÉLICO É PRESO ACUSADO DE ESTELIONATO

Foi preso, na tarde de ontem, no município de Santo Antônio do Tauá, nordeste paraense, Mauro Luiz Maciel da Costa, de 64 anos, acusado de se passar por pastor evangélico para poder ministrar, de forma irregular, o curso de capelão em igrejas do Pará. Segundo as investigações policiais, o acusado arrecadava R$ 120,00 de cada vítima e as deixava no prejuízo. Mauro Luiz ainda teria aplicado o mesmo golpe no Estado do Maranhão.

Vítimas de igrejas da cidade de Castanhal, após registrarem um boletim de ocorrência, descobriram que o falso pastor havia viajado para o município de Santo Antônio do Tauá, e que já se preparava para formar outra turma e, possivelmente, aplicar mais um golpe. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e deteve o denunciado dentro da igreja Assembleia de Deus, situada na avenida Senador Lemos, bairro Centro de Santo Antônio do Tauá. Ele foi conduzido à delegacia de Polícia Civil. Em depoimento ao delegado João Batista Amorim, Mauro Luiz Maciel da Costa teria negado as acusações. Mas, com ele, os cabos Nascimento, Garcia e os soldados Falcão e Ricardo, todos da Polícia Militar, afirmam terem encontrado diversos tipos de documentos, que poderiam comprovar o crime de estelionato.

Em poder do suspeito teriam sido apreendidas credenciais funcionais de capelão, talão de recibo comercial, fichas de inscrições para o curso de capelão, além de certificados de conclusão, recibos, carimbos, provas e gabaritos. Todos os documentos apreendidos também foram apresentados na delegacia para averiguação. Segundo o cabo PM Nascimento, todos os documentos eram falsos. "O detido não possui permissão para ministrar curso e nem a autorização para usar nomes de empresas", disse.

O delegado João Batista Amorim informou que o acusado foi autuado em flagrante por crimes de estelionato e falsificação de documentos. Mauro Luiz Maciel da Costa teria sido reconhecido por várias vítimas. Até a noite de ontem, ele permanecia custodiado na carceragem da delegacia de Santo Antônio do Tauá, aguardando vaga para ser transferido para um presídio da Região
Metropolitana de Belém, onde permanecerá até outra decisão do Poder Judiciário.

Reportagem: Tiago Silva

Um comentário: