sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Polícia Civil registra 95% de localização de crianças e adolescentes desaparecidos

A Polícia Civil, por meio do Serviço de Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (Silcade), divulgou, nesta quarta-feira, 26, os números de registros de casos de desaparecimentos de jovens na Grande Belém. Do total de 657 casos registrados em 2012, 634 já foram localizados, o que representa mais de 95% de índice de localização. Ainda estão desaparecidos 23 crianças ou adolescentes. A maioria dos casos de desaparecimento é de crianças ou adolescentes femininos, que correspondem a mais de 70% das ocorrências registradas na Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), unidade vinculada à Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV).
Apenas no mês de dezembro, foram registrados 41 casos de desaparecimento no Silcade – 38 desaparecidos femininos e três masculinos. Do total, 23 jovens – 21 femininos e 2 masculinos - foram localizados. No ano passado, foram registrados 539 Boletins de Ocorrências de desaparecimento de crianças e adolescentes. Do total, dois ainda permanecem desaparecidos. De acordo com o coordenador do Silcade, investigador Edivaldo Carmo, a causa principal de desaparecimento de jovens ainda são as fugas do lar motivadas por conflitos familiares decorrentes de um relacionamento amoroso não aceito pelos pais.
As outras causas mais comuns que geram o desaparecimento são a não aceitação da orientação sexual do jovem e a liberdade exagerada por parte dos pais. O policial civil explica que o elevado índice de localização dos jovens desaparecidos é resultado, em grande parte, pela rapidez na comunicação do desaparecimento e pela divulgação da foto do jovem, por meio da imprensa e até por meio das redes sociais. “É válido reforçarmos que os pais não devem esperar 24 horas para fazer o registro do Boletim de Ocorrência, que deve ser registrada em qualquer Delegacia de Polícia”, explica. Ele ressalta que é importante os pais apresentarem uma foto mais recente possível do jovem desaparecido para ajudar nas investigações sobre o paradeiro dele.
Serviço 
O Silcade fica nos altos do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente, na Rua dos Caripunas, entre Avenida Roberto Camelier e Rua Tupinambás, bairro do Jurunas. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, em horário comercial. O telefone é o (91) 3272-0779. O e-mail do serviço é silcade@policiacivil.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário