sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Presos envolvidos em morte de bancário em São Domingos do Capim

A Polícia Civil apresentou, na manhã desta quinta-feira, 20, dois homens presos, em Castanhal, nordeste do Pará, por envolvimento na tentativa de arrombamento ao Banco do Brasil, que resultou na morte de um bancário, no último dia 7, em São Domingos do Capim, nordeste do Pará. Elden Barros do Carmo, 38 anos, e Marcelo Moreira Santos, 22, tiveram os mandados de prisão decretados pela Justiça após terem sido identificados, nas investigações, como participantes do crime. As informações foram prestadas pelo delegado André Costa, da Delegacia de Repressão a Roubos a Bancos (DRRB), da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).

Conforme o policial civil, os indiciados foram identificados com a prisão de um dos envolvidos com a quadrilha, o barqueiro Dailton de Jesus Conceição, 26 anos, que foi capturado no mesmo dia do crime. Conforme o delegado, a vítima fatal – o escriturário Francivaldo Costa – morreu afogado após ter sido levado como refém pelo bando e empurrado no rio Guamá, de dentro de um barco, por um dos bandidos. A partir da identificação de Elden, apontado como a pessoa que contratou o barqueiro por R$ 5 mil, para fazer a travessia de barco da quadrilha – ao todo 11 homens – para a sede da cidade, durante a madrugada. Elden tem envolvimento com o tráfico de drogas na cidade e, por isso, conhecia o barqueiro.

Com a identificação de Elden, foi possível identificar o outro envolvido no crime – Marcelo Santos, que é lanterneiro e ficou responsável em acionar um maçarico que seria usado para arrombar o banco. O crime não deu certo, porque o escriturário, que mora ao lado da casa da gerente do banco, percebeu o momento em que os bandidos entraram em sua casa, e telefonou para a bancária, avisando-a do crime. Francivaldo foi feito refém e levado para os fundos da casa da gerente, cujo quintal dá para o lado de trás da agência bancária, por onde pretendiam invadir o banco.

Durante a ação da quadrilha, três bandidos invadiram a Delegacia e fizeram refém um investigador, que teve duas pistolas e dois coletes balísticos roubados. Os bandidos pegaram a viatura da Delegacia e usaram para fazer o transporte do armamento roubado até o barco. Com a movimentação policial, os bandidos decidiram abandonaram o maçarico, um botijão de gás, e demais objetos que seriam usados no crime. Na fuga, na travessia de barco, durante uma discussão, um dos bandidos empurrou o bancário, que caiu no rio. Os presos vão responder por latrocínio (roubo seguido de morte); porte ilegal de armas; roubo qualificado e formação de quadrilha. As investigações prosseguem para identificar e prender os demais envolvidos no bando.

Fonte: Polícia Civil - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário