terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Dupla que aplicava golpe do “Chupa-Cabras” é flagrada em Breves

Um casal foi flagrado, ontem, no momento em que retirava dinheiro travado em uma placa de metal, em um caixa eletrônico, na área de auto-atendimento na Agência da Caixa Econômica, em Breves, no arquipélago do Marajó. Deneson Gonçalves do Patrocínio, 33 anos, de apelido “Popeye”, e a mulher dele, Fabiane das Graças de Souza, 28, que também usa o nome de “Flávia”, foram autuados em flagrante na sede da Superintendência Regional das Ilhas, por estelionato, pela delegada Vanessa Macedo Corrêa. Com eles, materiais usados no crime foram apreendidos, como cola, fitas adesivas, pedaços de metal e chave de fenda. O golpe, conhecido como “Chupa-Cabras”, foi descoberto depois que clientes do banco procuraram a gerência para reclamar que estavam solicitando o saque, no caixa eletrônico, mas o dinheiro não era liberado pelo equipamento. Mesmo assim, o computador do caixa registrava o saque efetuado. Por conta disso, a agência chegou a restituir o prejuízo financeiro dos clientes.
Os fatos vinham ocorrendo aos finais de semana, quando não havia profissionais de vigilância no banco. Segundo a policial civil, a agência informou que em torno de dez pessoas procuraram a gerência para fazer a reclamação nas últimas semanas. Para apurar o fato, no último final de semana, a gerência determinou que a empresa de vigilância monitorasse a área dos caixas. No último sábado, logo após uma cliente sair do banco sem concluir o saque, os vigilantes flagraram o casal retirando uma placa de metal da área de saída do dinheiro no caixa eletrônico. Nesse momento, os dois foram abordados e presos em flagrante.
Após a apresentação na Delegacia, a equipe policial foi até a casa dos acusados, em Breves, onde encontraram uma sacola com o material usado pelos criminosos para bloquear a saída do dinheiro e depois retirar as cédulas travadas no caixa eletrônico. Entre os materiais usados havia fita adesiva, de duas faces, usada para prender as cédulas no caixa eletrônico e uma chave de fenda, usada para abrir o equipamento e retirar o dinheiro travado. Estima-se que cerca de R$ 8 mil foram obtidos pelos criminosos por meio da prática ilegal nos últimos dois meses. Só em outubro, cerca de R$ 6 mil foram obtidos ilegalmente pelos acusados. Neste final de semana, duas pessoas se apresentaram como vítimas do golpe. Deneson Patrocínio é morador em Belém e já tem passagem pela Polícia pelo mesmo crime, na cidade de Paragominas.
Conforme informações apuradas pela Polícia Civil, ambos os acusados agem na prática criminosa em várias cidades do Estado. O material encontrado com os acusados permanece apreendido. O flagrante foi comunicado ao Fórum de Breves, onde o juiz de Direito, Mena Barreto, homologou o flagrante e determinou, por medida cautelar, o cumprimento de prisão domiciliar aos acusados que estão proibidos de sair de casa, de 22h às 6h da manhã, de segunda-feira à sexta-feira, e aos finais de semana. O caso será comunicado à Polícia Federal do Pará por se tratar de crime contra instituição bancária federal.
Fonte: Ascom Polícia Civil - PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário