quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

GUARDA MUNICIPAL É MORTO COM 3 FACADAS NO PESCOÇO

Foi sepultado na manhã de domingo (13), no cemitério do Apeú, Distrito da cidade de Castanhal, nordeste paraense, o corpo do guarda municipal Rosemiro Cosme Silva Moraes, de 40 anos, morto com 3 facadas no pescoço, na noite da última sexta-feira (11). O crime aconteceu às proximidades de uma agência dos Correios, situada às margens da avenida Presidente Vargas, no centro de Castanhal.

Segundo o que a Polícia Civil apurou, a vítima passou a tarde de sexta-feira jogando bola com amigos de farda, no Estádio Maximino Porpino Filho (Modelão) e, no início da noite foi ao clube “Samba House”, onde participou da confraternização da Guarda Municipal. Antes de ir para casa, Rosemiro Cosme Silva Moraes pegou sua motocicleta e se dirigiu até a avenida Presidente Vargas, onde parou para conversar com dois travestis. Mas a família da vítima diz que a motocicleta estancou. Foi quando, por volta das 22h, o namorado de um dos travestis se aproximou e anunciou um assalto. Rosemiro teria reagido e acabou sendo atingido com 3 facadas no pescoço. Ele, perdendo grande quantidade de sangue, ainda conseguiu andar por cerca de 10 metros, caiu e morreu após agonizar por alguns minutos. Em seguida o autor das facadas fugiu correndo com o aparelho celular e a bolsa porta cédulas da vítima. A motocicleta não foi subtraída.

Um mototaxista, que preferiu não se identificar, passou pelo local e viu o corpo estirado sobre uma calçada e acionou a Polícia Militar. Equipes da Guarda Municipal e da Polícia Civil também chegaram rapidamente na cena do crime e conseguiram deter, ainda no local, os dois homossexuais que conversavam com Rosemiro, minutos antes de ele ser morto. Eles foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil do Centro de Castanhal, para prestarem esclarecimentos. Após algumas perguntas, Willian Carvalho da Silva, a “Rubi” contou ao delegado Rodrigo Venoso Zambardino que o crime teria sido praticado pelo seu namorado, identificado como Emerson Pereira da Silva, de 24 anos.

Sem medirem esforços, o delegado Rodrigo Venoso Zambardino e o comandante da Guarda Municipal, Edson Marques, montaram equipes e, por volta das 4h de sábado (12), se deslocaram até a residência do acusado, localizada no bairro do Milagre, mais precisamente na rua Lauro Sodré. “Dentro da casa encontramos o aparelho celular, que havia sido roubado da vítima. Mas o principal suspeito não estava. Conseguimos encontrar ele sentado em uma calçada, já próximo ao Tiro de Guerra, no mesmo bairro”, contou Edson Marques, subtenente da reserva do Exército Brasileiro (EB) e atual comandante da Guarda Municipal de Castanhal. Ainda de acordo com ele, a faca usada no crime foi apreendida. “A faca, ainda suja de sangue, estava no canteiro de uma passarela, próximo a Cosampa, na Presidente Vargas”, contou Edson Marques.

Na delegacia, Emerson Pereira da Silva teria confessado a autoria do crime. “Ele foi autuado por latrocínio (roubo seguido de morte) e já se encontra custodiado no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST), onde permanecerá até outra decisão do poder judiciário”, informou o delegado Rodrigo Venoso Zambardino. Willian Carvalho da Silva, a “Rubi”, e Bruno Enrique Monte Espinheiro Pinto, a “Brunete”, foram autuados como coautores do crime e também estão à disposição da justiça.

O guarda municipal Rosemiro Cosme Silva Moraes deixou esposa e um casal de filhos, sendo um menino de 7 meses e uma menina de 5 anos. Ele estava há 10 anos na Guarda Municipal de Castanhal e atualmente integrava o grupamento GMTO.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário