segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

São Francisco: detento é encontrado morto em cela de delegacia

A Polícia Civil investiga a morte de um preso na delegacia de São Francisco do Pará, nordeste do Estado. Na madrugada do último sábado, 22, um preso amanheceu morto numa das celas do prédio. A polícia não descarta nenhuma hipótese para o crime.

O preso de justiça Raimundo da Silva Monteiro, 58 anos, foi encontrado pendurado na cela da delegacia. A vítima estava preso há três meses em São Francisco e era acusado de estuprar o próprio sobrinho de apenas dez anos. O crime causou repercussão no município. Com medo de sofrer violência física no presídio, o acusado pediu para que permanecesse na delegacia da cidade. De acordo com informações de seu companheiro de cela, Marcelo Souza de Freitas, 22 anos, a vítima não apresentava problemas emocionais. “A gente ficou conversando até as 05h da manhã, depois a água chegou, tomei meu banho e fui dormir. Quando foi umas 08h acordei com a cozinheira chamando, quando olhei para trás vi o corpo dele amarrado”, disse o detento Marcelo Souza que ficou desesperado ao ver o corpo do amigo.

Apesar das características apontarem para suicídio, a Polícia Civil não descartou nenhuma hipótese para a morte do detento. “As evidências apontam para isso, mas como havia outro preso na cela e a vítima era acusado de estupro, não podemos descartar nada. Vamos esperar o exame do IML para comprovar a integridade física da vítima” disse o Delegado Casemiro Beltrão.

O Centro de Pericias Cientifica, Renato Chaves, esteve na delegacia de São Francisco e fez a remoção do corpo. Segundo um dos peritos, a vítima estava amarrada na grade de ventilação da cela. Os pés do detento estavam apenas 30 cm do chão.

Segundo o preso Marcelo Souza, a vítima teria contado para os familiares que não estava suportando a culpa de ter cometido um crime contra o próprio sobrinho e poderia a qualquer momento cometer uma loucura. “Essa é a versão dele, mas vamos conversar com os familiares para saber o que de fato foi conversado nos últimos dias, para saber se a vítima tinha intenção de tirar a própria vida. De qualquer forma o detento também será conduzido para o IML para fazer exame para saber se houve luta corporal ou violação carnal”, concluiu Casemiro Beltrão.

Texto e fotos: Paulo Allan Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário