quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Mulher é presa acuda de aplicar golpes do conto do paco

Uma mulher de 29 anos foi presa sob acusação de estar aplicando o golpe do conto do paco em frente às agências bancárias da cidade de Castanhal, nordeste do Estado. A acusada foi detida em via pública por um policial militar depois de ter enganado um idoso de 77 anos de idade. Ela subtraiu indevidamente da vítima a quantia de R$ 490,00 (quatrocentos e noventa reais).

Segundo a Polícia Militar, o conto do paco é bastante antigo, mas ainda existem pessoas que caem no golpe. "Para quem não sabe, o conto do paco é aplicado por golpistas em vários modos. Um deles é que duas pessoas ficam em frente às agências bancárias observando aquelas pessoas que sacam uma quantia alta em dinheiro. Um dos golpistas segue a pessoa por alguns metros e propositalmente deixa cair um masso com dinheiro no chão. A vítima acaba pegando o masso e, derrepentemente, é abordada pelo criminoso ou criminosa, que se mostra grato por terem achado a 'fortuna', mas o que a vítima não sabe é que no masso existe apenas uma cédula verdadeira, que é a que fica em cima de papeis cortados no tamanho exato de cédulas verdadeiras. O golpista, então, oferece uma recompensa de 50 a 100 reais e pede para que a pessoa lhe acompanhe até um determinado endereço e, no meio do caminho, um terceiro bandido acaba roubando com violência o dinheiro que a vítima acabara de sacar da agência. Geralmente as vítimas escolhidas pelos golpistas são pessoas idosas ou deficientes", alertou o Capitão Gilberto, que é Subcomandante da 12ª Zpol de Castanhal.

No caso do idoso de 77 anos, a golpista o iludiu, dentro da Caixa econômica Federal, dizendo que em seu envelope de depósito teria R$ 700, 00 (setecentos reais) e que gostaria de trocar com os 490,00 (quatrocentos e noventa reais), que ele tinha. Pensando que iria tirar vantagem, a vítima acabou realizando a troca e só descobriu que era um golpe depois que abriu o envelope e viu que não existia dinheiro algum. Uma jovem que presenciou o golpe pediu ajuda gritando "pega ladrão!". Um PM, que estava de folga, correu para fora da agência e segurou a mulher até a chegada de uma equipe policial, comandada pelo Cabo PM Moreira e Soldado PM Dioney.

Aldaleia do Socorro Ribeiro Paz, 30 anos, foi conduzida até a 12ª Seccional do bairro Jaderlândia para ser apresentada ao delegado Marco Antonio. Na delegacia ela não quis mostrar o rosto. Com ela a polícia encontrou o dinheiro que havia sido tomado indevidamente do idoso. A acusada uma hora confessava e outra negava o crime. De acordo com a Polícia Civil a Aldaleia foi autuada por tentativa de estelionato e poderá pegar de 1 a 5 anos de reclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário