quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Polícia prende responsáveis pela invasão e depredação de delegacia em Maracanã

A polícia já identificou e autuou em flagrante integrantes do bando responsável pela invasão e destruição da delegacia de polícia no município de Maracanã, no nordeste paraense, na madrugada desta quarta-feira (13). Até o momento, 19 pessoas - entre elas cinco adolescentes - já estão na sede da Superintendência Regional de Castanhal. Autuadas, elas responderão pelos crimes de formação de quadrilha, dano qualificado, lesão corporal, corrupção de menor, incêndio, incitação ao crime, arrebatamento de preso, tráfico de drogas e associação ao tráfico. O vereador eleito em Maracanã, Geovan Pinheiro Martins, é acusado de ter chefiado a ação criminosa. Em sua residência foram encontradas 40 gramas de óxi.

O crime ocorreu por volta de 2h30, após uma guarnição da Polícia Militar ter prendido por desacato um jovem identificado até o momento como "Paulinho". Segundo o delegado Luís Xavier, superintendente regional da Zona do Salgado, a Polícia Militar foi acionada por moradores incomodados com o volume do som do automóvel de “Paulinho”, que estava na praça. Após o primeiro contato com os policiais, “Paulinho” teria diminuído o volume do som, mas depois voltou a aumentá-lo e passou e desacatar os policiais militares, que o conduziram até a delegacia.

O vereador Geovan Martins, que estava na praça no momento da abordagem, teria incitado um grupo de aproximadamente 30 pessoas a invadir e depredar a delegacia, para impedir a prisão de “Paulinho”. Armados com pedras e pedaços de madeira, o bando invadiu o prédio, destruiu móveis, equipamentos e documentos, incendiou uma viatura da Polícia Civil, agrediu dois policiais e ameaçou explodir o local com um botijão de gás. A chegada de reforço policial impediu mais esse crime.

Assim que o tumulto começou, policiais que estavam de plantão no local acionaram a Superintendência Regional e solicitaram auxílio. Além das equipes de policiais militares, policiais civis das cidades de Igarapé-açu e Castanhal foram enviados a Maracanã para conter o vandalismo. As 19 pessoas detidas, até o momento, foram levadas para a Superintendência Regional, em Castanhal, para prestarem depoimentos. Além do vereador, foram presos Max William Dias Ribeiro; Janilson Pinheiro Martins, irmão do vereador; José Auguso da Costa Alves; Joelson Miranda Costa; Alex da Costa dos Santos; Geovani Dias Monteiro; Anderson dos Santos Gonçalves; Diego Sena Portugal; Waldenir da Silva Costa; Nerivan de Souza Silva; Carlos Felipe Alves Conceição; Arivaldo Silva Teixeira e Eliézer Alves Pimentel. A polícia continua buscando os demais envolvidos no ataque à delegacia.

Fonte Polícia Civil / PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário