sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Tentativa de extorsão com sequestro é frustrada em Castanhal


Uma operação denominada “Batman”, realizada pela Superintendência Regional do Salgado, Núcleo de Apoio a Investigação (NAI), 12ª Seccional do Jaderlândia e 12ª Zona de Policiamento Militar (12ª ZPOL), resultou na prisão de dois homens acusados de sequestrar dois jovens, ambos com 23 anos. A dupla  se apresentou como policiais civis para extorquir da família das vítimas a quantia de R$ 5 mil.

Os acusados são Carlos Alberto Cavalcante Guedes, 46, e o ex-policial civil Raimundo Nonato Fernandes, mais conhecido por “Japonês”, de 49 anos, o qual foi expulso da corporação em 1981 por envolvimento em homicídios.

O caso de tentativa de extorsão mediante sequestro foi registrado por volta das 18h de terça-feira (06), na Passagem do Arame, no bairro Florestal, depois que parentes das vítimas procuraram a Polícia Militar.
Os dois jovens teriam sido colocados à força dentro do veículo. Uma hora depois, fizeram o primeiro contato com as famílias. O telefonema feito do celular de uma das vítimas pedia a quantia de R$ 5 mil para libertar os jovens, caso contrário, eles seriam presos em flagrante por tráfico de drogas e apresentados numa delegacia de Belém.

Com o andamento da negociação foi acertado que a família repassaria o dinheiro aos sequestradores em frente ao Hospital São José, situado as margens da BR-316. As policias civil e militar montaram a operação e fizeram o cerco. As vítimas informaram que os sequestradores antes de seguirem para o local, passaram a torturar os jovens. As 23h, a polícia desconfiou de um táxi que estava parado há muito tempo em frente ao hospital. Os investigadores foram ao encontro do veículo e foram surpreendidos com uma arrancada.

O motorista do táxi foi ameaçado pelos dois sequestradores que estavam dentro do veículo e foi obrigado a fugir. Mas a fuga terminou na Avenida Marechal Deodoro. Com a prisão da dupla e a demora, os outros 3 envolvidos na quadrilha abandonaram as vítimas no bairro da Saudade.

Para a polícia a quadrilha pretendia extorquir supostos traficantes do bairro Florestal, pois, já tinham conhecimento de que a Passagem do Arame é conhecida pela quantidade de bocas de fumo.

Os acusados foram conduzidos para a sede da Superintendência e negaram qualquer envolvimento com o crime, mas, foram reconhecidos pelas vítimas e por testemunhas. Eles foram autuados por extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha armada, tortura, cárcere privado e usurpação de cargo público. Os dois foram encaminhados ao Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST).

Por Divania Batista (Reportagem NV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário