sábado, 24 de novembro de 2012

Operação leva às prisões de 20 envolvidos com o tráfico de drogas em Maracanã


Vinte pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na cidade de Maracanã, nordeste do Pará, foram presas, nesta sexta-feira, 23, durante a operação “Copaúba”, coordenada pela Polícia Civil. O grupo foi conduzido, inicialmente, para a sede da Superintendência Regional do Salgado, de onde foi transferido para a Delegacia-Geral, em Belém. O delegado-geral adjunto, Rilmar Firmino; os diretores de Polícia Especializada, João Bosco Rodrigues; de Polícia do Interior, Sílvio Maués, e os delegados Hennison Jacob e Francisco Bismarck Filho, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), fizeram a apresentação dos presos. Ao todo, 14 mandados de prisão e outros 16 de busca e apreensão domiciliar foram cumpridos. Cerca de oito quilos de produtos entorpecentes, entre cocaína, maconha e barrilha; mais de R$ 1,7 mil em dinheiro, além de materiais usados na manipulação, pesagem, embalagem e distribuição de drogas na região foram apreendidos.
Os policiais civis saíram, por volta de 2:30 da madrugada, de Belém com destino ao município. A operação teve início por volta de 6:00 horas em Maracanã, simultaneamente, nos imóveis apontados como locais de distribuição de drogas na cidade e na região. Sob coordenação da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), a operação contou com policiais civis do Núcleo de Apoio à Investigação de Castanhal e da Superintendência Regional do Salgado, com apoio do Comando de Missões Especiais (COE) e Comando de Policiamento Regional de Castanhal da Polícia Militar; do Grupo de Ações Táticas Com Cães (ATAC), da Guarda Municipal de Belém, e do GOC (Grupo de Operações Com Cães), da Polícia Rodoviária Federal. Para localizar as drogas, as equipes policiais contaram com cães farejados da Guarda Municipal e PRF, onde esteve em atuação a policial rodoviária federal, Nachy Chiang. Apenas na operação, entre presos por mandado judicial e em flagrante, foram doze pessoas.
 
Outras sete pessoas presas nas fases anteriores da operação, que já estavam recolhidas em presídios na Região Metropolitana de Belém, por envolvimento no esquema. Durante dois meses, os levantamentos efetuados pela equipe da DRE apontaram o envolvimento de pessoas em Maracanã e em Belém no esquema de tráfico de drogas. Com base em trabalhos fotográficos, os policiais fizeram o levantamento dos alvos da operação. Os presos foram levados, primeiramente, à Delegacia de Maracanã, de onde todos foram transferidos para a Superintendência Regional da Polícia Civil em Castanhal. O delegado João Bosco Rodrigues explica que a operação foi realizada com base no trabalho de inteligência, cujo objetivo foi identificar os fornecedores de drogas na região.

Algumas pessoas foram detidas por força de mandados judiciais de condução coercitiva, para prestar depoimentos, cujas informações, no curso das investigações, ajudarão a gerar outros mandados de prisão. Todos os presos permanecerão à disposição da Justiça recolhidos em presídios do Sistema Penitenciário do Estado. Nos últimos dois meses, sete pessoas já haviam sido presas por envolvimento no esquema de tráfico de drogas. O delegado Francisco Bismarck, um dos responsáveis pelas investigações, explica que a hierarquia da organização criminosa de traficante se baseia na estrutura familiar. “Acreditamos que, com as conduções coercitivas feitas de outras pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, possamos reunir provas para desbaratar a participação de filhos e netos no crime”, explica. Segundo o delegado Sílvio Maués, diretor de Polícia do Interior, a Polícia Civil tem a rotina de fazer o combate ao tráfico de drogas por meio da preparação de grandes operações que envolvem, por vezes, mais de um município ao mesmo tempo. “No ano passado, tivemos 16 alvos presos em Vigia de Nazaré. Tivemos ainda 68 prisões em Barcarena. Nas operações, mobilizamos quase 300 policiais civis”, ressaltou. O nome da operação é uma referência ao nome da primeira tribo indígena a habitar a região de Maracanã.
Texto: Polícia Civil e Fotos: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário