segunda-feira, 28 de setembro de 2015

SANTA IZABEL: DETENTOS FOGEM DE PRESÍDIO

Na madrugada de sexta-feira (25), por volta de 1h, um grupo de criminosos (ainda não se sabe quantos) usou armas exclusivas das forças de segurança pública para metralhar uma das guaritas de segurança do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), em Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém (R.B.M). A ação audaciosa foi para dar cobertura na fuga cinematográfica de detentos. As informações foram confirmadas pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe).

“Pareceram cenas de filmes de ação de Hollyood. Eles (atiradores) saíram da mata, passaram por um terreno conhecido como ‘tiozinho’, surgiram já por trás do presídio e deram rajadas de metralhadoras na guarita, onde um policial militar estava vigiando os presos”, informou um dos agentes prisionais, que não quis ser identificado. “Tudo foi bem planejado pelos criminosos, para nada dar errado”, enfatizou o funcionário público.

Enquanto que a guarita era metralhada e o policial militar trocava tiros com os criminosos, detentos escalavam o muro do CRPP I e fugiam a todo instante. Eles usaram escadas de madeira e amarradas com panos, para terem acesso à área externa da casa penal. No tiroteio ninguém ficou ferido, segundo a Susipe.

Ao clarear o dia de sexta-feira (25), durante buscas feitas pela mata no entorno, policiais militares encontraram uma metralhadora modelo MT 129 mm e farta munição em uma espécie de acampamento, onde foi planejado o ataque. Garrafas com água, mantimentos e entorpecentes também foram encontrados no local. A polícia desconfia que os criminosos ficaram acampados na mata por pelo menos uma semana. “Nuca vi nada igual, mas um ataque como esse já era de se esperar”, comentou um dos PMs.

Na manhã de ontem, homens do Batalhão de Choque da PM ocuparam a unidade prisional para garantir a segurança durante o procedimento de revista geral e recontagem dos
detentos. O CRPP I tem capacidade para 786 vagas e, antes da fuga, custodiava 744 presos. Até o fechamento dessa edição, a Susipe ainda não havia informado o número de internos fugitivos. Um inquérito policial foi aberto para que o caso seja apurado.

OUTRA FUGA

Em outra fuga, registrada na noite de quarta-feira última (24), um detento da Colônia Agrícola Penal de Santa Izabel morreu com um tiro no rosto. Um grupo de presos do regime semiaberto tentou fugir do local com um revólver calibre 38. Durante a troca de tiros com policiais militares, Fladimir Lisboa da Silva, que cumpria pena por assalto a mão armada, foi atingido com um tiro no rosto e encaminhado para o Hospital de Urgência e Emergência Metropolitano de Ananindeua, mas não resistiu.

DENÚNCIA

Um agente prisional da Colônia Penal de Santa Izabel, que pediu anonimato, procurou o BLOG para informar que antes eram 28 agentes públicos por equipe para tomar conta de 450 presos e que atualmente são apenas 16 servidores para dar conta de 700 internos do regime semiaberto. “Aumentaram 250 presos e diminuíram 12 servidores. Desse jeito fica difícil trabalhar com segurança pública”, disse.

O agente penitenciário informou ainda que na muralha do Centro de Recuperação do Pará I (CRPP I) fica somente um policial militar realizando ronda no período noturno.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário