sábado, 15 de abril de 2017

Semana Santa manchada de sangue em Castanhal com 3 homicídios


Foram 3 dias consecutivos de homicídios na cidade de Castanhal, região do nordeste paraense. Não respeitaram nem mesmo o sagrado feriado de sexta-feira Santa. A matança na “Cidade Modelo” começou na noite de quarta-feira (12) depois que, por volta das 18h20min, o jovem Willian Wallace da Silva Cordeiro, de 23 anos, morreu após ser alvejado por 5 tiros, sendo 1 na barriga, 2 nas costas e outros 2 na cabeça. O crime aconteceu no bairro Centro e teria sido cometido por uma mulher, que teria fugido na companhia de um homem em uma motocicleta.

Na noite de quinta-feira (13), por volta das 20h30min, outra execução aconteceu. Desta vez, no bairro Heliolândia, área de periferia. A vítima foi Willian Eliaquim Lima, de 24 anos. Willian Eliaquim carregava um fogão quando foi morto a tiros. A “lei do silêncio” prevaleceu no local, ninguém quis dar detalhes sobre como teria acontecido o crime. “Eu estava dentro de casa quando só ouvi os disparos, mas não vi nada”, comentou um dos moradores da área. Willian Eliaquim Lima era suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em 2015, em Castanhal, e existia em aberto contra ele um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas. A polícia não descarta a hipótese de um “acerto de contas”.


Nem mesmo o sagrado feriado de sexta-feira Santa foi respeitado em Castanhal, onde foi registrado um assassinato e uma tentativa de homicídio por baleamento. Era por volta do meio-dia quando integrantes de um carro preto, modelo Pálio, passaram atirando contra um grupo composto por 5 jovens, que estava em uma das esquinas do bairro Santa Helena. Daniel Favacho Oliveira, de 18 anos, foi alvejado na cabeça e morreu. Seus amigos não foram atingidos. Os pais de Danilo são evangélicos. “Nosso filho nos acompanhava na igreja, mas quando completou 15 anos começou a andar com má companhia e se desviou. Pedíamos para ele voltar a frequentar a igreja, mas ele dizia que só depois. Mataram meu filinho”, lamentou a dona de casa Maria Elvira Oliveira Araújo, de 45 anos. Já o pai, Manoel Pinto Favacho, disse que seu filho era usuário de drogas.

Poucos minutos depois, no conjunto Tangarás, bem próximo do bairro Santa Helena, outro jovem foi baleado. Luiz Henrique Godin da Silva, de 23 anos, foi atingido por um tiro no quadril e outro na perna esquerda. Ele foi socorrido por amigos e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas. Em seguida, foi transferido para o hospital metropolitano, em Ananindeua. Luiz Henrique disse não saber quem lhe efetuou os disparos e nem se o atirador estava em algum tipo de veículo. Ele não corre risco de perder a vida.

                                                
Todos os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil, por meio da Divisão de Homicídios (DH) de Castanhal. Ninguém foi preso ainda. Quem tiver informações sobre os assassinos ou sobre o paradeiro deles pode ajudar a polícia os denunciando ligando para o 181, Disque-Denúncia. O denunciante terá a identidade preservada.

Texto e fotos: Tiago Silva (Correspondente Diário do Pará)


Nenhum comentário:

Postar um comentário