segunda-feira, 24 de abril de 2017

Grupamento Rocam, da Polícia Militar, está sucateado em Castanhal

O Grupamento Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicleta (Rocam), da Polícia Militar, criado para dar mais agilidade ao policiamento, entrando em áreas onde os carros não conseguem entrar, está se acabando aos poucos na cidade de Castanhal, nordeste do Estado. Segundo denúncia feita ao promotor de justiça, Armando Brasil, apenas 2 motocicletas, e ainda sucateadas, estariam circulando pela “Cidade Modelo”.

Antes, por dia, eram 3 guarnições com, no mínimo, 9 motocicletas e 12 “rocanianos” realizando rondas ostensivas pelas áreas urbana e rural de Castanhal, proporcionando maior sensação de segurança aos castanhalenses. Na época, com as abordagens, dezenas de foragidos de justiça foram recapturados pelo grupamento, bem como assaltantes e traficantes presos, além de armas e drogas apreendidas. Muitas dessas prisões com apreensões quase que diariamente eram publicadas no Caderno de Polícia do Diário. Hoje em dia, o Grupamento Rocam está praticamente extinto em Castanhal.

Em 2015, algumas motocicletas ficaram baixadas no quartel por falta de pagamento de licenciamentos, que estavam atrasados. O problema foi solucionado logo depois que o Diário publicou uma matéria denunciando o descaso. Atualmente, as motocicletas, na maioria, se encontram novamente baixadas no quartel, desta vez por falta de peças. Para não ficarem parados, muitos policiais “rocanianos” foram escalados para tirarem serviço em viaturas carros ou policiamento ostensivo a pé, o conhecido P.O.

O tema já foi discutido diversas vezes nos veículos de comunicação (programas de rádios, TVs, jornais impressos e sites local). A cidade de Castanhal tem 4 deputados, sendo 3 estaduais e 1 federal. São eles estaduais: Milton Campos, Eduardo Costa e Márcio Miranda, que é o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Como federal tem o deputado Hélio Leite. Além deles, o governador cassado Simão Jatene, que é “filho” de Castanhal. No meio do ano passado, os 4 deputados citados realizaram uma reunião na Alepa e prometeram melhorias para o grupamento Rocam de Castanhal. Anunciaram até novas motocicletas que iriam chegar, mas até agora nada de solução. Enquanto isso, a população fica a mercê da criminalidade.

Armando Brasil, promotor de justiça, embora de férias, já anunciou que vai abrir um procedimento para investigar o caso. O procedimento aberto pelo promotor militar vai tentar descobrir a razão do sucateamento da frota policial com consequências desastrosas para a segurança da população castanhalense, que convive com assaltos diariamente. Segundo dados em mãos da Promotoria Militar, a ausência de policiamento com motocicletas em áreas periféricas da cidade tem contribuído para o aumento da criminalidade na cidade. Para se ter uma ideia, somente nos últimos 6 meses do ano passado, 432 veículos foram roubados e furtados em Castanhal, segundo dados do PREC (Programa de Redução a Criminalidade).


Por Tiago Silva (Repórter correspondente Diário do Pará) 
foto: arquivo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário