quinta-feira, 13 de outubro de 2016

REBELIÃO, MORTE E FERIDOS EM PRESÍDIO DE SANTA IZABEL

O feriado do “Dia das Crianças”, ontem, acontecia normalmente em Americano, distrito de Santa Izabel do Pará, até que no final da tarde, detentos aproveitaram um descuido e fugiram da Central de Triagem Metropolitana I. A partir de então, os moradores de Santa Izabel, principalmente de Americano não ficaram mais sossegados em suas casas.

De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), os presos foram retirados das celas e levados para a área do solário, onde foram revistados. Durante o procedimento, eles começaram um tumulto e arrancaram um portão de ferro com o qual quebraram parte do muro de segurança do presídio, por onde conseguiram escapar. A Susipe não informou o número de fugitivos, apenas disse que 2 deles haviam sido recapturados até o início da noite de ontem.

Ainda de acordo com a Susipe, durante a ação, policiais militares do Batalhão Penitenciário (BPOP) interviram efetuando disparos de contenção tentando evitar a fuga. Um preso, que já havia conseguido pular o muro, foi alvejado e morreu do lado de fora do presídio, em uma área de mato, que fica às margens da rodovia BR-316. Outros 6 presos foram baleados. Eles foram socorridos e trazidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas de Castanhal. Reforço policial foi solicitado, pois era previsto um possível resgate dos presos. Da UPA, os feridos ficaram de ser transferidos (com escolta) para o hospital metropolitano, em Ananindeua. Os nomes dos internos envolvidos na situação não foram divulgados pela Susipe.

Homens da Tropa de Choque da Polícia Militar também estiveram na casa penal para ajudar na ocorrência. Até um helicóptero de Segurança Publica sobrevoou a área. Algumas celas da Central de Triagem Metropolitana I foram destruídas e queimadas. A capacidade no local é para 148, mas atualmente custodiava 301 detentos.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário