sexta-feira, 20 de março de 2015

MPE OFERECE DENÚNCIA CONTRA O "MONSTRO DO POÇO"

O Ministério Público do Estado (MPE), por meio do promotor de Justiça, Laércio Guilhermino de Abreu, anunciou ontem que ofereceu denúncia contra o professor Sebastião Pereira da Costa, 51 anos, principal suspeito de ter assassinado três mulheres no município de Salinópolis. O caso de grande repercussão na sociedade ficou conhecido como o caso do “Monstro do Poço”, devido os restos mortais das vítimas terem sido encontrados dentro de um poço.

O inquérito policial que embasou a denúncia, inicialmente foi instaurado para apurar as circunstâncias do desaparecimento da ajudante de cozinheira Josilene dos Santos Costa, 24. A investigação desencadeou-se a partir do registro de ocorrência feito pelo pai da vítima, no dia 11 de fevereiro deste ano. De inicio o fato foi tratado como desaparecimento de pessoa, sem ainda indícios de um homicídio.

No curso da investigação, após colheita de diversos depoimentos constatou-se que o professor Sebastião foi a última pessoa a ser vista com a jovem, antes de a mesma desaparecer.

DILIGÊNCIAS

Após inúmeras diligências, no dia 25 de fevereiro, uma testemunha foi à delegacia de Salinópolis informar que estava andando na propriedade do suspeito quando, dentro de um poço, encontrou um corpo do sexo feminino já em avançado estado de decomposição, que mais tarde veio a ser reconhecido como sendo da jovem desaparecida. Ao ser detido, o educador confirmou que havia dado carona à vitima, mas alegou que a deixou no trevo de Salinópolis e negou ter praticado o crime.

Durante outras escavações no mesmo poço foram encontradas duas ossadas humanas do sexo feminino, havendo fortes indícios de que se tratam das ossadas de Ana Paula Lopes, 29, e de Madalena Costa, 27, igualmente desaparecidas a cerca de três anos. Essas outras duas mulheres também, segundo testemunhas, foram vistas na companhia de Sebastião Pereira, antes de desaparecerem.

As duas ossadas ficaram de passar por exames antropológico

e antropométrico, para saber qual a altura e qual a idade das vítimas. Outro exame de DNA constatará se realmente os esqueletos são de Ana Paula Lopes e de Madalena Costa.


Se os resultados dos exames constatarem que os esqueletos são das duas jovens, o professor Sebastião responderá por mais dois homicídios
triplamente qualificados, além de tentativas de ocultação de cadáveres. Os resultados ficaram de ser divulgados no próximo mês.

PERICULOSIDADE

A polícia e a promotoria de justiça entendem que o acusado possui temperamento extremamente agressivo e que se trata de um sujeito inteligente, manipulador das pessoas, e ao mesmo tempo apresenta rompantes de ódio e que não consegue conter sua fúria, demonstrando em um primeiro momento nutrir carinho pelas mulheres com quem se relacionava, mas ocultando a sua verdadeira intenção, de forma dissimulada.

NA CADEIA

O Professor Sebastião aguarda o dia de seu julgamento. Ele permanece custodiado em uma das casas penais do complexo penitenciário de Americano, em Santa Izabel, na região metropolitana de Belém.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário