sábado, 20 de outubro de 2012

Moradores dizem que PM-BOXs só servem de esconderijos para bandidos


Moradores dos bairros São José e Imperador procuraram a equipe de reportagem do blog Rota Castanhal para fazer reclamações a respeito de dois PM-BOXs, que estão desativados há muitos anos, servindo apenas de esconderijos para criminosos e até de banheiro para viciados em drogas. Um deles fica anexado em uma praça pública, entre as ruas Tiradentes e Pedro Porpino, no bairro São José.

Uma das moradoras, que se chama Maria, informou que vários assaltos já foram registrados neste perímetro e que os bandidos se escondem no interior do PM-BOX no aguardo de suas vítimas. “Está só bandido ai. É só bandido, fumando nóia e tudo mais. Pessoas bêbadas entram ai para fazer necessidades e fica um fedor horrível. Estamos precisando que o poder público tome uma providência sobre isso. Não aguentamos mais!”, Diz a moradora.

Um morador do bairro Imperador, indignado e insatisfeito, também conversou com a nossa reportagem. O Ricson Gardel desabafou dizendo que em seu bairro não é diferente. “Lá a situação também é caótica, o PM-BOX está desativado e acontecem vários assaltos pela manhã, tarde e noite; inclusive, eu já presenciei assaltos lá, de uma mulher sendo assaltada em plena luz do dia: dois malandros chegaram, abordaram a mulher e levaram a bicicleta dela na maior ‘cara de pau’; isso foi pela parte do dia, durante a noite é pior ainda!”, Ricson Gardel.

O comando do 5º Batalhão da Polícia Militar, através do coronel Mauro Pinheiro, informou que a PM, não só em Castanhal, mas em todo o estado do Pará, fez mudanças quanto essa atividade de policiamento em postos de PM-BOXs. Segundo o coronel, essa atividade é estática, pois cobre uma pequena área, só às proximidades onde funcionam esses postos. Foi por isso que essa modalidade de fazer segurança pública foi extinta. Ele (o coronel) disse, ainda, que o policiamento, agora, está sendo realizado em viaturas, sendo em carros e motocicletas, que têm uma eficácia de uma área de cobertura maior.
Nossa reportagem obteve informações, vindas do comando do 5º BPM, que os PM-BOXs não são exclusivamente da PM e sim da prefeitura, que cedeu esses postos para um serviço de segurança pública nos bairros. A comunidade deve requerer, junto à prefeitura municipal, uma melhor utilização para esses postos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário