quarta-feira, 2 de agosto de 2017

“Operação Varredura” apreende drogas e celulares no presídio de Santa Izabel


A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (SUSIPE) participou de uma operação conjunta envolvendo as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) coordenada pelo Comando Militar do Norte, no dia 26 de julho. Durante a “Operação Varredura” uma minuciosa inspeção foi feita nos pavilhões 4 e 5 do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), em Santa Izabel, escolhido por  concentrar a maior população carcerária do estado. Ação foi realizada sem nenhuma intercorrência.

O objetivo da operação é a apreensão de armas, aparelhos de telefonia móvel, drogas e outros materiais ilícitos ou proibidos, para diminuir a tensão entre os detentos e reduzir as fragilidades do sistema prisional brasileiro. A operação iniciou às 7 horas com a entrada da Polícia Militar no pavilhão 5 junto com o Comando de Operações Especiais (COE) que conduziu os internos para a área do solário. Após a saída dos detentos das celas, a tropa do exército atuou com a equipe de Destacamento Móveis de Inspeção e Vistorias onde foi realizada a revista com o apoio de cães farejadores e agentes da Polícia Rodoviária Federal, além de aparelhos detectores de metal. Às 10 horas, a revista foi concluída e ao meio dia a operação reiniciou com os mesmos procedimentos no pavilhão 4, encerrando às 15 horas de ontem.

O balanço da operação registrou a apreensão de mais de 25 aparelhos e 42 chips de celulares, cerca de 450 materiais perfurantes/cortantes (armas brancas, também conhecidas como estoques) e 300 papelotes (aproximadamente três quilos e meio) suspeitos de entorpecentes, cinco cartuchos de munição 9 milímetros, além de outros materiais considerados ilegais, ilícitos ou proibidos. Nenhuma arma de fogo foi encontrada. Todo o material foi catalogado e encaminhado à Policia Civil que estava com um posto no local onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.

Para o Diretor Geral Penitenciário da Susipe, Coronel Matos, a operação foi importante por ter colaborado para ações contínuas de prevenção.  “A Operação Varredura foi significativa por intensificar os esforços de prevenção a fim de evitar qualquer tentativa de fuga, principalmente neste período de veraneio, onde existe a redução de homens da polícia militar na região urbana por conta da ação de veraneio e por mostrar a força dos órgãos da Segurança Pública no estado”, avaliou.


No CRPP I, a Operação Varredura envolveu 800 pessoas, entre militares e servidores dos órgãos de segurança pública que conteve os cerca de 500 presos dos pavilhões 4 e 5 e realizou a inspeção no local. “Após uma jornada de atividade, a Operação Varredura, que vem sendo realizada em vários estados, no contexto do decreto presidencial de janeiro de 2017 com a autorização do emprego das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem no sistema penitenciário brasileiro foi finalizada cumprindo os objetivos propostos”, informou o Tenente Coronel Bolças, Porta Voz do Comando Militar do Norte . Durante a operação, a segurança foi reforçada em outras unidades da Susipe que mantiveram suas atividades dentro da normalidade. 

Por Tiago Silva (Diário do Pará) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário