terça-feira, 15 de agosto de 2017

Detentos fogem e dois são mortos em presídio de Santa Isabel

Por volta das 23h da última segunda-feira (31), uma nova fuga ocorreu no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), em Santa Isabel do Pará, Região Metropolitana de Belém.
A informação foi confirmada pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado. O número de fugitivos, no entanto, só será divulgado pela Susipe após o término da recontagem de presos, que ocorre desde o inicio da manhã desta terça (1°), com o apoio de policiais do Batalhão de Choque da PM.
De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária da Susipe, detentos dos pavilhões 3, 4 e 5 quebraram os cadeados das celas e tiveram acesso ao solário da unidade prisional. Com o auxílio de “terezas” (um tipo de corda artesanal) eles escalaram o muro de segurança e pularam para a área externa do presídio.
Policiais do Grupamento Tático de Castanhal fizeram ronda no Complexo Penitenciário e realizaram disparos de advertência para conter a fuga.
A Susipe informou que a ação teve apoio externo. Houve troca de tiros entre policiais e os criminosos.
Um grupo de detentos retornou ao presídio e realizou um motim depredando celas dos pavilhões 4 e 5. Um outra parte dos presos conseguiu fugir pela área da mata.
O Comando de Missões Especiais (CME) da PM foi acionado para intervenção tática e conseguiu restabelecer a ordem na unidade prisional, por volta das 2h desta terça-feira (1). Todas as celas danificadas já foram interditadas para reparos.
No pavilhão 5, dois detentos foram mortos por outros presos, a golpes de estoque.
A Corregedoria Penitenciária da Susipe irá abrir uma sindicância investigativa para apurar a fuga.
DE NOVO
É o segundo caso que ocorre em apenas 3 dias. No último domingo (30), criminosos explodiram uma bomba e abriram um grande buraco no muro do PEM I, em Marituba, para resgatar presos custodiados no local. No total, 27 detentos fugiram.
Denuncie
Quem tiver qualquer informação sobre os fugitivos pode fazer uma denúncia anônima e sigilosa pelo 181, ou pelo WhatsApp da Susipe no: (91) 98814-1218.
fonte: DOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário