quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

INTERNO É MORTO DURANTE TENTATIVA DE FUGA

Nem bem começou o ano de 2016 e um interno já foi morto dentro do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), localizado no município de Santa Izabel, Região Metropolitana de Belém (RBM). A vítima foi identificada como José Maria Nunes Andrade. Ele foi amordaçado e ainda teve os pés e as mãos amarrados, depois foi espancado até a morte pelos próprios colegas de cela. O corpo foi encontrado no pátio do pavilhão 4.

Segundo informou a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), “o crime aconteceu durante uma tentativa de fuga, ocorrida na madrugada de domingo (3)”. Ainda de acordo com a Susipe, por volta das 3h30min, criminosos, que estavam na mata, por trás da unidade prisional, efetuaram vários disparos de arma de fogo contra os sentinelas. Houve intensa troca de tiros e, enquanto isso, cerca de 20 presos usando cordas artesanais (terezas) tentavam escalar a muralha que fica entre as guaritas 7 e 8, mas a fuga foi impedida por policiais militares do Batalhão Penitenciário (BPOP) e do Comando de Missões Especiais (CME).

Os criminosos que estavam na parte externa se embrenharam na mata e deixaram para trás 4 armas de fogo, sendo 3 revolveres calibre 38 e 1 pistola Ponto 40, além de munições. A casa penal passou por uma rigorosa revista e 10 presos ficaram de ser transferidos para outras unidades prisionais.

MANIFESTAÇÃO

Com as visitas suspensas, familiares dos detentos fizeram protestos e chegaram a interditar (por alguns minutos) a rodovia BR-316, em frente ao presídio, no sentido Castanhal / Belém. Policiais rodoviários federais com o apoio de policiais militares estiveram foram até o local e dispersaram os manifestantes. Depois disso, o trafego fluiu normalmente.

EM NÚMERO

No ano passado, 21 internos foram mortos dentro de casas penais do Pará. No dia 1 de dezembro de 2015, o interno Denison Roberto de Lima Almeida foi assassinado com vários golpes de estoque, dentro do Centro de Triagem Metropolitana I (CTM I), no Polo Penitenciário do Distrito de Americano, pertencente ao município de Santa Izabel do Pará.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário