terça-feira, 12 de janeiro de 2016

SANTA IZABEL: 12 DETENTOS FOGEM DE PRESÍDIO

As fugas de detentos das casas penais do Pará já viraram rotina. Na madrugada de ontem, por volta das 3h15min, 12 detentos conseguiram fugir da Central de Triagem Metropolitana IV (CTM IV), localizada no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, região metropolitana de Belém.

Segundo informou a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), “internos serraram as grades das celas 11, 12 e 14, de onde, por um buraco na parede, tiveram acesso a uma área nos fundos da unidade prisional”. Os detentos escalaram o muro utilizando uma “tereza” (espécie de corda artesanal feita com lençóis), cortaram a concertina e fugiram em direção à rodovia BR-316. Foi feita uma contagem que confirmou a fuga de 12 internos. As celas danificadas foram isoladas e passarão por reparos estruturais.

Os fugitivos são: Alan Pimentel Cruz, Allan Fabrício dos Santos Loiola, Alvertino Silva Costa, Eglen Henrique Santos dos Santos, Elison Castro de Souza, Francisco do Nascimento Pereira, Hiago Williames Barbosa Gomes, Merisvan de Sousa Santos, Pablo Henrique dos Santos da Silva, Ricardo Soares da Silva e Takaracha de Lucena Lima.

Após a fuga, a Polícia Militar realizou buscas e conseguiu recapturar 2 dos 12 foragidos. Eles, que ainda não tiveram os nomes divulgados pela polícia, foram encontrados ainda às proximidades da casa penal. A Susipe informou ainda que “2 agentes prisionais receberam voz de prisão e estão detidos no Centro de Recuperação Especial Anastácio das Neves (CRECAN) e serão encaminhados para a Delegacia de Crimes Funcionais (Decrif), suspeitos de terem facilitado a fuga.

Outros sete agentes da equipe do CTM IV também prestarão depoimento à polícia.  A Corregedoria da Susipe irá abrir uma sindicância administrativa para apurar o caso.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário