terça-feira, 22 de abril de 2014

Fim de semana sangrento em Castanhal com 2 assassinatos

Durante o final de semana, na cidade de Castanhal, nordeste do Estado, duas pessoas foram assassinadas e outras duas foram vítimas de tentativa de homicídio. As pessoas que sobreviveram aos atentados foram transferidas para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, para receberem atendimento médico. As que faleceram foram sepultadas em cemitérios da Cidade. Segundo a polícia, os crimes teriam sido motivados por vingança. Os criminosos estão foragidos. 

A primeira vítima da violência foi um homem de 28 anos, morto na madrugada da Sexta-Feira Santa com um tiro no pescoço. O crime foi descoberto somente no dia seguinte. Passava pouco mais das 7h30 de sábado (19), quando a guarnição do soldado PM Santana foi informada de que populares haviam encontrado um corpo em um terreno abandonado no bairro Jaderlândia. A equipe policial se deslocou ao endereço citado e constatou a veracidade da informação ao se deparar com um cadáver jogado ao meio do mato. 

A vítima identificada pelo nome de Júlio Cezar da Conceição Viana estava com o peito virado para cima e com a boca cheia de moscas.

Ainda são poucas as informações de como Júlio Cesar teria sido morto. Moradores das proximidades contaram à polícia que pela madrugada de sexta-feira ouviram disparos de arma de fogo e gritos de socorro em via pública. A polícia acredita que após receber o tiro no pescoço, mesmo agonizando, Júlio Cezar teria conseguido pular um muro de aproximadamente dois metros de altura para se esconder dos assassinos, que seriam dois e usavam uma motocicleta. Sem receber qualquer tipo de atendimento no local, a vítima sangrou até a morte. 

Júlio Cesar da Conceição Viana possuía várias tatuagens pelo corpo, assim como várias passagens pela polícia.

DOIS ATENTADOS A TIROS E UM HOMEM MORTO A FACADAS

O segundo assassinato registrado durante o final de semana, em Castanhal, ocorreu por volta das 03h da madrugada de domingo (20). Diego Favacho Aleixo, 27 anos, recebeu uma facada no pescoço e outra na costela esquerda caindo morto na Rua José Holanda Pereira, no bairro Bom Jesus, periferia da cidade. A polícia supõe que Diego teria sido executado pelo próprio comparsa. "Tudo leva a crer que ele (Diego) foi morto pelo próprio comparsa. Eles pedalavam juntos numa bicicleta quando o meliante da garupa desferiu as facadas mortais. Pelo menos foram essas as informações colhidas no local", contou o sargento Edmar.

Segundo a polícia, Diego e seu comparsa estariam pretendendo ou teriam cometido assaltos durante a madrugada quando houve um desentendimento que provocou a morte de um deles.

As informações sobre os dois assassinatos serão repassadas aos policiais civis da Divisão de Homicídios (DH) para uma investigação mais aprofundada. Os corpos foram velados na casa de parentes e seriam sepultados em dois cemitérios de Castanhal.

PRIMEIRO ATENTADO

Ainda durante o final de semana na cidade "Modelo", duas pessoas sofreram tentativa de homicídio. Um dos casos aconteceu na tarde de sábado, por volta das 15h, na invasão do Irã, área do bairro Jaderlândia. O soldado Paiva informou ao Diário que a vítima José Warley do Nascimento, 31 anos, pilotava sua motocicleta pela Rua Francisco Alves de Melo, quando dois homens, não identificados, se aproximaram em outra motocicleta efetuando vários disparos em direção a vítima. 

"Quando o José Warley recebeu o primeiro tiro no braço direito, ele jogou a moto na rua e saiu correndo. Depois pegou um moto-taxi e foi para o hospital. No hospital, ele disse que os atiradores queriam roubar sua moto, mas essa informação não nos convenceu, pois esse José seria traficante da área e os motoqueiros teriam ido acertar as contas com ele", contou Paiva.

SEGUNDO ATENTADO        

Outro baleamento ocorreu na noite de sábado, por volta das 20h, também no bairro Jaderlândia. Desta vez, a vítima foi José do Nascimento, 26 anos. O atentado aconteceu na Rua Francisco Pereira Lago. "Cerca de dois a três elementos passaram num carro de placa, modelo e cor não informada e efetuaram vários tiros. Um dos disparos atingiu o braço esquerdo do Nacional José do Nascimento. Fizemos incursões e montamos barreiras, mas infelizmente não logramos êxito na captura dos criminosos", repassou Edmar, 2º sargento da PM.

As vítimas que sobreviveram aos atentados contra a vida, primeiramente foram socorridas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e em seguida transferidas ao hospital metropolitano, em Ananindeua, para receberem atendimentos adequados. 

Na manhã de hoje, o delegado Temmer Khayat, titular da Divisão de Homicídios, deverá ouvir testemunhas e, se possível, vítimas sobreviventes para tentar esclarecer os casos de assassinatos e tentativas de homicídios registrados na cidade de Castanhal durante o final de semana.

Texto Tiago Silva / fotos: Adailson Marciel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário