segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

PASSAGEIRO É ASSASSINADO DURANTE ASSALTO EM VAN

Um latrocínio (roubo seguido de morte) foi registrado na cidade de Castanhal, nordeste paraense. Aconteceu na manhã de ontem, por volta das 8h30min. A vítima foi identificada como Nilton da Silva Menescal, de 54 anos. No total, seis pessoas foram presas suspeitas de estarem envolvidas no crime.

Nilton residia em Benevides, região metropolitana de Belém, e também tinha residência na cidade de Castanhal, mais precisamente no bairro São José. Ontem ele pegou uma van, que saiu do município de Igarapé-Açu, nordeste paraense, com destino a Belém. Na van estavam Nilton, a esposa dele e mais outro casal. Na rodovia BR-316, próximo ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de Castanhal, mais duas mulheres e três homens embarcaram no coletivo. O motorista e o cobrador não sabiam, mas o quinteto se tratava de assaltantes perigosíssimos. “Às proximidades da Praça do Cristo Redentor foi anunciado um assalto. Uma das mulheres tirou um revolver e entregou ao comparsa dela. Os outros estavam armados com facas”, disse o motorista do coletivo.

Ainda de acordo com o motorista, os criminosos (bastante agressivos) pediram que ele entrasse no ramal do Cenóbio, onde pertences pessoais e dinheiro das vítimas foram subtraídos. Além dos passageiros, o cobrador da van foi agredido com coronhadas na cabeça e cortado com faca. Durante as agressões, o passageiro Nilton da Silva Menescal colocou os braços à sua frente, em posição de defesa. “Nesse momento, um dos assaltantes foi dar uma facada no passageiro e acabou cortando o braço do próprio comparsa”, disse uma das vítimas, que preferiu não se identificar. Irritados, dois dos cinco criminosos levaram Nilton para os fundos do coletivo, onde o executaram com 2 tiros de revólver na cabeça. Em
seguida, o coletivo foi abandonado no lixão do bairro Pantanal, periferia de Castanhal, e os criminosos entraram na mata. Eles teriam tido o apoio de outro suspeito, que teria dado fuga em um carro Fiat Uno do modelo antigo de cor azul.

O bárbaro e covarde crime repercutiu negativamente. Uma força tarefa foi montada e, em menos de duas horas depois, todos os envolvidos foram localizados e presos por policiais militares. Ainda houve troca de tiros entre suspeitos e policiais militares, mas ninguém foi atingido. Um revólver calibre 32 com seis munições, sendo cinco deflagradas e uma intacta, foi apreendido. Os presos foram identificados como Wilkson Nogueira Matias, residente no bairro Cariri; e Edivan de Souza das Mercês, morador do bairro da Saudade; ambos têm 18 anos. Um adolescente de 15 anos foi apreendido. Uma menor de 16 anos também foi apreendida. Uma mulher, que não quis dizer seu nome e nem idade, também foi presa. Todos foram reconhecidos como sendo os autores do assalto que resultou em morte. Com eles foram recuperados os pertences que haviam sido roubados das vítimas, como: aparelhos celulares, bolsas masculinas e femininas, joias e dinheiro.

Outro homem, identificado como Francisco Amorim Santos, de 28 anos, também foi preso. Ele seria o condutor do carro Fiat azul, que teria sido usado para dar a fuga aos assaltantes. O carro foi apreendido. Francisco, que possui passagem na delegacia por tráfico, negou participação. Ele e os outros acusados foram encaminhados para a Central de Triagem Metropolitana IV (CTM IV), em Americano, Distrito de Santa Izabel, região metropolitana de Belém.

Na delegacia do centro de Castanhal, Wilkson Nogueira Matias e Edivan de Souza das Mercês fizeram questão de tirar fotos e dar entrevista. “Ei, repórter! A foto ficou boa? Tira outra pra aparecer a minha tatuagem”, palavras de Wilkson, sem demonstrar qualquer sentimento de arrependimento. “Quando eu sair da cadeia vou matar mais cinco”, prometeu Edivan. Enquanto ao adolescente de 15 anos disse que é integrante do “comando da piçarreira” e quem comanda é o crime. As duas mulheres não quiseram comentar sobre o caso. Todos foram autuados pelo delegado Rairton Carneiro, da Polícia Civil.

Motoristas de vans protestaram em frente à Delegacia de Polícia Civil do centro de Castanhal. Eles disseram que somente neste mês pelo menos 8 vans foram assaltadas no mesmo perímetro e pelos mesmos criminosos. Prometeram interditar a rodovia BR-316, em frente ao Fórum de Castanhal, durante a audiência de custódia dos acusados, que ficou marcada para acontecer na manhã desta segunda-feira (5).

Reportagem: Tiago Silva

Um comentário: