terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Em Castanhal, polícia descobre túnel que seria usado para fuga de presos

Uma fuga em massa foi evitada de acontecer no Centro de Recuperação da cidade de Castanhal (CRCAST), no nordeste paraense, onde um túnel foi descoberto. A descoberta aconteceu depois que, por volta do meio-dia de ontem, uma guarnição da Polícia Militar, sob o comando do capitão Roberto, avistou um suspeito passando por uma rua ao lado da Casa Penal.
Ao perceber a presença da viatura, o suspeito saiu correndo e entrou em uma residência, situada ao lado do CRCAST. Desconfiados, os policiais resolveram também entrar na casa, onde capturaram quatro homens no momento em que eles construíam um túnel que, depois de pronto, daria acesso a uma das celas do Centro de Recuperação de Castanhal. Outro integrante do bando pulou o muro e teve acesso a outra residência, onde tentou fazer uma família refém, mas logo foi contido pelos policiais militares do Grupamento Tático Operacional (GTO). Os presos foram identificados como José Bezerra do Nascimento, 23, morador do município de Dom Elizeu; David Aelsion de Sousa Pinto, 27, residente no bairro da Betânia de Castanhal; Edivaldo da Silva Pinto, 36, e Leonardo da Silva Guimarães, ambos de Ananindeua. Um adolescente de 17 anos, também de Ananindeua, foi apreendido.
Todos foram apresentados na 12ª Seccional do Jaderlândia, onde apenas José Bezerra do Nascimento quis falar com a reportagem do DIÁRIO. “Eu sou garçom, em Dom Elizeu, e recebi uma proposta pra trabalhar em Castanhal, mas somente aqui fiquei sabendo do que se tratava. Aceitei porque estava precisando de dinheiro”, confessou. José Bezerra disse ainda não saber o nome do contratante e não revelou o valor que iria receber. O túnel era reforçado com pedaços de madeira e ferro. Até energia elétrica com iluminação e ventilador tinha na escavação. Dezenas de sacos de 60 kg cheios de areia foram encontrados espalhados pelo compartimento da residência, que havia sido alugada pelo possível contratante do bando.
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informou que a assessoria de segurança institucional da Susipe já monitorava a existência do túnel que dava acesso ao bloco 2 do centro de recuperação. Uma revista estrutural foi realizada na unidade e a segurança no local foi reforçada. A residência onde o túnel foi construído foi isolada para passar por perícia que será feita pelo Instituto Médico Legal (IML). Após a perícia, o imóvel vai receber os reparos necessários. Nenhuma fuga foi registrada. A Polícia Civil abrirá um inquérito para investigar o caso.
OUTRO CASO
A Susipe confirmou ainda que durante uma revista estrutural realizada na manhã de ontem na Colônia Penal Agrícola de Santa Isabel (CPASI), onde ficam custodiados presos do regime semiaberto, foi apreendida uma mochila contendo 85 telefones celulares. A apreensão foi efetuada por policiais militares do Batalhão Penitenciário (BPOP). Os aparelhos foram encaminhados para a perícia e posteriormente descartados. A Corregedoria Geral Penitenciária da Susipe irá abrir uma sindicância para apurar o fato.
Fonte: Tiago Silva / Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário