sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

SANTA IZABEL: DETENTOS CAVAM TÚNEL E FOGEM DE PRESÍDIO

Pelo menos nove detentos fugiram da Central de Triagem Metropolitana IV (CTM IV), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará, região metropolitana de Belém. Três dos nove fugitivos já teriam sido recapturados, sendo que um deles se machucou durante a ação. As informações são da própria Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe).

De acordo com a nota expedida pelo órgão, por volta do meio dia de ontem, nove presos do bloco A fugiram por um buraco, cavado entre a parede, cela e o solário, onde escalaram o muro da unidade, com a ajuda de uma corda artesanal feita de lençóis, conhecida como “tereza”. Ainda de acordo com a Susipe, três presos foram recapturados ainda na tarde de ontem. Um deles estava com um ferimento na perna e foi encaminhado para atendimento médico.

Homens do Comando de Missões Especiais (CME), da Polícia Militar, foram acionados para dar apoio nas buscas e revista da casa penal. Um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) sobrevoou a área, para dar apoio aos policiais militares. A Corregedoria da Susipe foi acionada para o local e irá apurar o caso.

COLÔNIA PENAL

Ainda ontem à tarde, dois presos do regime semiaberto foram chamados ao pavilhão administrativo da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), para serem informados sobre um mandado de prisão expedido pela justiça, cuja decisão importava em retorno ao regime fechado. Um grupo de aproximadamente 15 presos invadiu o pavilhão de forma intimidatória e agressiva, na tentativa de impedir que os dois detentos fossem conduzidos às unidades de regime fechado.

Um dos presos chegou a ser retirado do pavilhão administrativo e, junto com o grupo, voltou para o alojamento onde se encontrava anteriormente. A polícia militar foi acionada e compareceu ao local, retirando os dois presos com decisão judicial para o regime fechado, assim como o grupo de 15 detentos. Os 15 presos foram levados para delegacia local,
onde foram autuados em flagrante e também sofrerão regressão de regime, em razão da transgressão de natureza grave e da incorrência de novo delito.

PREVENÇÃO

A Susipe ressaltou ainda que já tomou medidas de reforço no policiamento e ações de monitoramento por meio do setor de inteligência do órgão, com ações preventivas e repressivas apoiadas pelas polícias Civil e Militar, além de revistas nas unidades prisionais, a fim de evitar o fortalecimento de quaisquer grupos dentro do sistema prisional paraense.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário