quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

ASSALTANTE QUE FEZ TÊS PESSOAS COMO REFÉNS TEM PRISÃO PREVENTIVA DECRETADA

No início da tarde de ontem, durante audiência de custódia, realizada no Fórum de Castanhal, nordeste paraense, foi decretada a prisão preventiva de Alex Acioly Rodrigues, de 28 anos, que, de posse de uma arma de fogo, um revólver calibre 38; fez três pessoas reféns no interior de uma loja, localizada no centro da cidade, após um assalto frustrado que ocorreu no início da tarde de anteontem.

Durante uma tentativa de praticar o crime de saidinha bancária, Alex Acioly foi atingido por um tiro no braço esquerdo, efetuado por um desconhecido, que passava pelo local. Alex foi preso depois que fez três pessoas de reféns. As negociações com as policias civil e militar duraram duas horas e meia. O comparsa de Alex conseguiu fugir em uma motocicleta sem ser identificado. Na Delegacia de Polícia Civil, o delegado Vinicius Florêncio autuou o preso em flagrante delito pelos crimes de tentativa de roubo, cárcere privado, ameaça e porte ilegal de arma de fogo.

Ontem, além do acusado, estiveram presentes na sala de audiência de custódia: Líbio Araújo Moura (Juiz de Direito), Jayme Ferreira Bastos (Promotor de Justiça, representando o Ministério Público do Estado) e Fernando José Sampaio Lobo (Defensor Público). A audiência não teve o objetivo de julgamento, mas sim de saber sobre como ocorreram os fatos e a prisão. Uma das primeiras perguntas feitas pelo magistrado ao acusado foi se o mesmo, em algum momento durante sua prisão, havia sofrido algum tipo de agressão por parte dos policiais. Alex respondeu que não. Também foi perguntado se, ao ser preso, Alex havia sido orientado pelos agentes de segurança pública que o mesmo tinha o direito de advogado e de permanecer calado. A resposta foi sim.

Outra pergunta foi que se Alex já havia sido preso outras vezes. Ele disse que, em 2010, no bairro da Pedreira, em Belém, onde reside; foi preso sob a acusação de ter praticado crime de tentativa de homicídio. “Mas, na época, nada foi comprovado contra mim”, alegou. Alex Acioly disse ainda que, em 2010, foi preso pelo crime de assalto a mão armada e que havia sido condenado a cumprir pena de 7 anos e 4 meses de cadeia. “Fui solto por alvará, após cumprir 2 anos de cadeia”, disse ele. Foi descoberto ainda que Alex Acioly já havia sido preso por violência doméstica, praticado contra a sua companheira e outras 2 vezes pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, crimes estes cometidos nas cidades de Bragança, Castanhal, Santa Izabel e Belém. Ele confessou ainda que já havia conseguido fugir da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel do Pará, onde ficam internos do regime semiaberto. Sobre a tentativa de saidinha bancária, em Castanhal, ele confessou participação alegando que só fez reféns para garantir sua integridade física. Disse que estava na cidade a passeio e que na hora conheceu um homem, o qual não soube ou não quis dizer o nome, e com ele tentou praticar o roubo.

Tendo o conhecimento da vasta ficha criminal que apontam o acusado como sendo uma pessoa de alta periculosidade, visando a manutenção da ordem pública, o Promotor de Justiça pediu a prisão preventiva de Alex, que foi aceita pelo Juiz condutor da audiência de custódia. O Defensor Público imputou algumas falhas que teriam ocorrido durante os procedimentos policiais, como por exemplo: de a vítima ter sido ouvida primeiro, havendo a inversão da ordem, desrespeitando a prisão legal. De início, a Defensoria Pública requereu análise, exame e um atendimento médico adequado ao preso. Somente depois de tais deverá tomar outras providências em relação ao caso.

Do Fórum, Alex Acioly foi encaminhado para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST), onde permanecerá custodiado até o dia de seu julgamento, que poderá ocorrer daqui a 2 ou  3 meses no mesmo Fórum.

Reportagem: Tiago Silva

Um comentário:

  1. Parabéns pelo pedido e deferimento do mesmo, seria uma afronta deixar solto uma criatura tão perigoso

    ResponderExcluir