segunda-feira, 2 de maio de 2016

FALHA EM PENITENCIÁRIA FACILITA FUGA DE 37 DETENTOS

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) registrou, na madrugada de ontem, uma fuga em massa de 37 detentos custodiados no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), localizado no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, região metropolitana de Belém.

Faltavam 10 minutos para as 5h quando o sentinela do quartel percebeu um grupo de presos pulando a muralha e caindo em cima do telhado, que fica bem em frente ao portão de entrada do CRPP I, entre as guaritas I e II. O sentinela, que estava a cerca de 300 metros de distância, usou seu rádio HT para acionar agentes das guaritas V, VII e VIIII, que afirmam terem visto os últimos 5 presos correndo para dentro de uma área de matagal, que dá acesso a Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CAPASI), onde internos do regime semiaberto ficam custodiados. Disparos foram efetuados na tentativa de evitar a fuga, porém não foi o suficiente para intimidar os fugitivos.

Do lado de dentro do presídio foram apreendidos dois aparelhos celulares, um rádio HT do sistema penal, cinco “terezas” (cordas feitas de redes e lençóis) e uma escada que estava sendo utilizada para uma obra, que ocorre dentro da unidade prisional. Os internos usaram a escada para escalar a muralha. Foram apreendidas ainda quarenta e cinco munições de pistolas calibre 380 e calibre 9 milímetros. As armas de fogo não teriam sido encontradas. Através do rádio HT que, no momento da fuga foi deixado para trás, os presos ficavam sabendo de toda a movimentação de homens da Polícia Militar. Todo o material apreendido foi recolhido e entregue ao diretor do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I.

Policiais do Comando de Operações Especiais (COE), da Ronda Tática Metropolitana (ROTAM) e do Grupamento Tático Operacional (GTO) fizeram uma varredura nas redondezas da casa penal. Um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) sobrevoou de Santa Izabel até a área do Apéu, distrito de Castanhal, na região nordeste do Estado. A Susipe informou que não houve reféns. Os nomes e as fotos dos foragidos serão divulgados assim que todos os procedimentos internos forem finalizados.

A corregedoria já está à frente da situação apurando o ocorrido. Ontem as visitas no CRPP I foram suspensas. As visitas nas demais unidades do Complexo Penitenciário de Santa Izabel ocorreram normalmente.

INSEGURO

Policiais militares e agentes prisionais, que não quiseram se identificar, procuraram o BLOG para informar que no CRPP I existem 10 guaritas, mas que somente 4 delas são ocupadas. No CRPP II tem 9 guaritas e, segundo eles, apenas 1 está ativada. Na Central de Triagem Metropolitana I (CTM I) existem 2 guaritas e só uma está funcionando. Na Central de Triagem Metropolitana IIII são 2 guaritas e nenhuma é ocupada. “O secretário de segurança pública do Estado já esteve aqui e viu a caótica situação do Polo Penitenciário de Santa Izabel, porém nenhuma providência foi tomada por ele ainda”, disseram eles.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário