terça-feira, 10 de maio de 2016

CASTANHAL JÁ REGISTRA 47 ASSASSINATOS ESTE ANO

O alto índice de homicídio preocupa os moradores da cidade de Castanhal, no nordeste paraense. Somente nos primeiros 8 dias deste mês de maio, pelo menos 8 pessoas já  foram mortas a tiros e a facadas na “Cidade Modelo”. É um caso por dia. O último registrado pela Polícia Civil aconteceu no domingo (8), por volta das 21h30min. A vítima foi Francisco das Chagas Mesquita, de 37 anos.

O crime ocorreu no bairro Santa Catarina, área de periferia. Segundo o delegado João Inácio, da Polícia Civil, “a vítima estava em frente a uma residência, na rua Marechal Deodoro, quando foi surpreendida por 2 desconhecidos, que chegaram ao local em uma motocicleta. O que estava na garupa desceu e efetuou vários disparos de arma de fogo contra o Francisco das Chagas, que foi atingido por cinco tiros na cabeça e um no tórax”. Ele ainda chegou a ser socorrido e transportado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, mas não resistiu. Do hospital, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), onde ficou de passar por exame de necropsia e depois ser liberado para velório e sepultamento.

Uma mulher, que teria presenciado o crime, disse na UPA que os assassinos teriam roubado a motocicleta e o aparelho celular da vítima. A informação não foi confirmada pelo delegado João Inácio. “Um inquérito policial já foi instaurado, para que o caso seja investigado. Vamos ouvir possíveis testemunhas oculares, para saber se o Francisco foi ou não vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte). Mas, a princípio, a principal linha de investigação aponta para um crime de execução”, informou o delegado responsável pelo caso. A vítima Francisco das Chagas não possuía passagens pela justiça e também não teria envolvimento com a criminalidade.

No ano passado 132 pessoas foram assassinadas em Castanhal. Este ano o número de pessoas mortas já alcança 47. Foram 7 em janeiro, 11 em fevereiro, 13 em março, 8 em abril e mais 8 em maio. A maioria das vítimas possuía envolvimento com a criminalidade, segundo a polícia. E a minoria foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte). Neste ano, 7 pessoas, que estariam envolvidos direta e indiretamente com os crimes de homicídio, em Castanhal, foram presas e colocadas à disposição do poder judiciário.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário