segunda-feira, 16 de maio de 2016

DETENTO CONSTRÓI TÚNEL E FOGE DE PRESÍDIO EM SANTA IZABEL

Na madrugada de ontem, por volta das 3h30min, um detento conseguiu fugir do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II), localizado no complexo de Santa Izabel, região metropolitana de Belém. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informou que o interno Claiton Assunção Pantoja de Souza, de idade não revelada, escapou por um túnel construído na cela 112 do pavilhão I, ala A, onde estavam custodiados mais 4 internos.

Um dos policiais militares de serviço no Batalhão de Polícia Penitenciária (BPOP) informou que, por volta das 3h30min, percebeu um grupo de presos saindo de um buraco e tendo acesso a área externa do CRPP II. Houve disparos de arma de fogo na tentativa de conter a fuga. Um dos presos conseguiu escapar por uma área de matagal, que dá acesso a uma serraria, situada às margens da rodovia BR-316. Outros 4 internos retornaram pelo mesmo buraco, logo que os tiros de contenção foram disparados pelo sentinela.

Homens do Comando de Operações Especiais (COE) e da Tropa de Choque da PM foram acionados para dar apoio. Um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) sobrevoou a área do complexo penitenciário de Santa Izabel. A Delegacia de Crimes Funcionais (Decrif), o Centro de Perícias Renato Chaves e a Corregedoria da Susipe também estiveram no local para apurar a ocorrência. Todos os internos do pavilhão I irão cumprir medida disciplinar. Quem tiver qualquer informação sobre o foragido pode ajudar a polícia nas buscas, através do Disque Denúncia, no 181, ou pelo WhatsApp, no telefone (91) 98814-1218. O sigilo é garantido.

O túnel mede aproximadamente 80 centímetros de largura, 2 metros de profundidade e 10 metros de cumprimento. Até ventilador tinha dentro da escavação. No banheiro da cela 112 foram encontrados vários baldes plásticos, todos cheios de areia. A cela foi interditada para reparos.

ARMAS E DROGAS APREENDIDAS

Já no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), ainda no complexo de Santa Izabel, agentes prisionais e policiais militares encontraram, durante uma revista estrutural realizada na manhã de quinta-feira (12), 34 aparelhos celulares, 500 gramas de pasta base de cocaína, além de 20 estoques (facas artesanais fabricadas na cadeia).

Todo o material, que foi encontrado no solário, foi encaminhado para a 17ª Seccional Urbana de Polícia Civil, para investigação. A Susipe informou que “as ações de revistas fazem parte dos procedimentos operacionais de segurança, de rotina, em todas as unidades prisionais do Estado”.

Reportagem: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário