segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Assaltos constantes assustam frequentadores de praças em Castanhal

Os constantes assaltos estão assustando os frequentadores das duas praças públicas mais conhecidas da cidade de Castanhal, no nordeste paraense. A Praça do Cristo Redentor fica localizada no bairro do Cristo e todos os dias recebe grande número de pessoas que procuram lazer e fazer exercícios físicos no local.
O problema é que as pessoas de bem não se sentem seguras. São vários roubos, principalmente de telefones celulares quase que todos os dias. Vítimas dizem que a presença de Guardas Municipais no local não é o suficiente. “’Se com a presença dos Guardas os bandidos atacam, imagine sem a presença dos agentes”, comentou a jovem Elizangela Monteiro dos Santos. O prédio do Instituto Médico Legal (IML) está localizado bem em frente à Praça do Cristo e também já foi assaltado pelo menos duas vezes. “O local é muito bonito, mas deveria ter mais segurança, mais Guardas Municipais para tomarem conta do patrimônio público, mas com a insegurança fica difícil”, disse a dona de casa Francisca Santos Souza, de 49 anos.
Na Praça do Estrela, localizada no bairro do Estrela, a situação não é diferente: além dos roubos de celulares, viciados utilizam o local para usarem drogas. Diversas detenções de usuários e apreensões de entorpecentes já ocorreram no local. Muitas pessoas que utilizam o local para caminhar no “calçadão” ou realizarem exercícios na academia ao ar livre reclamam da falta de iluminação pública. Por outro lado, a Prefeitura informou que a iluminação no local era para acontecer em todos os pontos, porém marginais acabam furtando refletores causando escuridão em alguns pontos. Recentemente uma dupla foi presa em flagrante após furtar 3 refletores.
Os comerciantes também se sentem prejudicados e assustados. “Com os frequentes ataques de roubos, nossos clientes acabam se distanciando. Seria bom se tivesse mais guardas tomando conta da Praça, para evitar esses tipos de ataques, comentou a proprietária de uma das várias kit nets de venda de comidas típicas, que existem no local há décadas. Ela não quis se identificar afirmando estar com medo de sofrer represálias por parte da bandidagem. Como se não bastasse, vândalos estão quebrando os enfeites natalinos que são colocados nas Praças.
No Estrela, por exemplo, todos os anos enfeites natalinos, como: árvores de natal, pisca-piscas, bonecos gigantes e outros deixam a Praça, além de mais bonita, bastante iluminada. Inclusive o projeto de iluminação já virou notícia nacional em grandes veículos de comunicação do país. Para a tristeza de muitos, vândalos estão quebrando os brinquedos e cortando os cabos de fiação elétrica. Alguns até furtam os cabos de fios elétricos com cobres. “O serviço da Polícia Militar é realizar rondas ostensivas e prender criminosos nas ruas. Já o trabalho da guarda é preservar e guardar o patrimônio público, mas nossas Praças parece que estão esquecidas”, lamentou Erley Charles Rodrigues, serviços gerais, de 39 anos.
Em Nota, a Guarda Municipal informou que “O trabalho da Guarda Civil Municipal é preventivo, e adota estratégias de proteção ao patrimônio público e que esse trabalho é feito pela Guarda diariamente. No entanto, o combate ao vandalismo precisa do apoio da população. Um meio importante neste sentido são as denúncias, que garantem a identificação e a punição dos responsáveis pelos danos”.
De acordo com o Guarda Sirqueira, o trabalho de prevenção e fiscalização aos monumentos, praças, prédios, e obras em andamento, são intensificados, com adoção de novas estratégias e os casos de depredação do patrimônio público têm sido menores. “Acredito que a Guarda Civil Municipal vem fazendo um bom trabalho de prevenção para uma cidade de mais de 200 mil habitantes”, comentou o agente.
Fonte:  Tiago Silva / Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário