segunda-feira, 29 de maio de 2017

Pará: agente prisional e 3 internos morrem durante confronto em presídio


Um agente prisional e três internos mortos a tiros. Esse foi o resultado de mais uma tentativa de fuga registrada no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará II (CRPP II), em Americano, Distrito pertencente ao município de Santa Isabel do Pará, região metropolitana de Belém. De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), a tentativa de fuga aconteceu na madrugada de ontem, por volta das 5h45min.

Ainda de acordo com a Susipe, tudo aconteceu no momento em que dois agentes prisionais realizavam a destranca das celas. Presos com armas de fogo renderam os funcionários. Houve troca de tiros com policiais militares que faziam a segurança do presídio. O agente penitenciário Gilson Renato Santos Launer, de 44 anos, que era mantido refém pelos detentos, foi atingido na cabeça por um dos disparos. O servidor chegou a ser socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas da cidade de Castanhal, mas não resistiu e morreu. Ainda durante a ação e reação, três detentos também foram atingidos por disparos de arma de fogo e morreram no local. Eles foram identificados como Eduardo Oliveira Moreira, 28, Luiz Erlison Neres, 32, e Adonai Farias de Souza, de 33 anos. Os corpos dos internos e do agente foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Castanhal para serem periciados.

O agente Gilson Renato Santos Launer deixa esposa e três filhos. Seus amigos de profissão ficaram revoltados com o ocorrido. “Infelizmente mais um companheiro que parte pela mão da criminalidade. É inadmissível, isso é inaceitável. Quero ver o que o secretário de segurança pública vai falar, o que o superintendente vai falar em prol dessa categoria tão sofrida. Ninguém olha para o agente penitenciário. Vá em paz, parceiro, vá com Deus!”, desabafou um dos agentes prisionais.

Uma equipe do Comando de Missões Especiais (COE) da PM foi acionada para reforçar a segurança na unidade prisional que passou por uma revista e recontagem de detentos. Nenhuma fuga foi confirmada. Na tarde de ontem, a Susipe informou, por meio de uma nota, que as atividades aconteciam normalmente no Polo Penitenciário de Americano. Um inquérito policial será aberto para apurar o caso e investigar de onde partiu o tiro que atingiu o servidor público.


Por Tiago Silva (Diário do Pará) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário