terça-feira, 20 de março de 2018

Reféns, tiros e três mortos durante tentativa de resgate em Americano


Três presos morreram baleados durante uma tentativa de resgate de detentos no Centro de Recuperação Penitenciário do Pará I (CRPP I), localizado no Complexo Penitenciário de Santa Isabel, Região Metropolitana de Belém. A ação começou na manhã de ontem, por volta das 8h, e só terminou à tarde, por volta das 14h30min.

Seis agentes prisionais foram feitos reféns, mas foram liberados 6 horas depois de uma negociação feita pelo Capitão Maués, da Polícia Militar, com a chegada da juíza de Direito Luiza Paduan, da Vara de Execuções Penais da Capital. Dois reféns sofreram ferimentos leves, receberam atendimento médico e passam bem. De acordo com a Diretoria de Administração Penitenciária, os criminosos que estavam do lado de fora do presídio e davam apoio na tentativa de resgate dos presos fugiram pela área de mata, após trocarem tiros com policiais militares do Batalhão de Policiamento Penitenciário (BPOP).

Durante a ação, três presos morreram baleados durante intervenção policial, dentro da Casa Penal. Um dos presos mortos foi identificado como Clayton Alcântara de Moraes, de 30 anos, natural de Belém. Outros dois mortos, até o início da noite, permaneciam sem identificação no IML da cidade de Castanhal. No total, duas pistolas calibre Ponto 40 e um revólver calibre 38 foram apreendidos. A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) não confirmou fuga de presos.

A juíza de Direito Luiza Paduan se comprometeu em dar maior celeridade na análise processual dos detentos. A Polícia Civil deverá abrir um inquérito na tentativa de descobrir quais os presos alvos do resgate. Atualmente, o CRPP I está lotado, custodiando 1.196 presos, sendo que a capacidade é para 739.

Por Tiago Silva (Dol) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário