sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Quatro suspeitos de tráfico são presos

        A Polícia Civil, através do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) e Superintendência do Salgado, deteve na tarde de ontem em Castanhal, nordeste paraense, quatro pessoas suspeitas de tráfico de drogas. Os suspeitos eram responsáveis por comandar o esquema de venda e distribuição de drogas na cidade e mandar matar os rivais. Um dos acusados assassinou pelo menos cinco pessoas em Paragominas e estava tentando montar o “Império do tráfico” na cidade modelo.

        Foram pelo menos dois meses de investigação para prender quatro pessoas apontadas como as maiores lideranças do tráfico de entorpecentes no bairro Heliolândia, periferia de Castanhal. Os suspeitos foram caindo um por um. Primeiro a equipe policial cercou uma casa que seria usada para produzir pasta base de cocaína. Os suspeitos estavam consumindo drogas e vendendo ao mesmo tempo quando receberam a visita inesperada da “Equipe Cão”. “Tínhamos a informação que uma grande quantidade de entorpecente seria deixada no local, pois eles já estavam sendo investigados há muito tempo. Quando demos o bote encontramos os vagabundos com a droga nas mãos, pronta para ser vendida. Não teve nem tempo para reagir, caíram dois nessa casa”, contou o Superintendente da Zona do Salgado, delegado Luiz Xavier.

        Em outro ponto, pertencente aos suspeitos, os policiais se surpreenderam com a grande quantidade de droga encontrada. Foram apreendidos sete quilos de maconha prensada pronta para o consumo, 13 porções de limãozinho e 6 petecas de pasta base de cocaína, além de munição e materiais usados para preparar a droga, como baldes, fermento, tesoura, sacos plásticos e linha. Foram presos em flagrante nos dois “botes” feitos pela polícia, Raílson de Aviz Silva, Fábio Júnior Figueiredo, Manoel Messias da Silva, Maria da Conceição Pinto e Eduardo Rolim Mendes, conhecido por “Tubinho”. De acordo com a Polícia Civil, o grupo era quem comandava o tráfico de entorpecentes no bairro e distribuía a droga para as bocas de fumo da cidade. “Os elementos são oriundos de Paragominas, onde também tinham relação com o tráfico de drogas. Aqui eles comandavam o esquema no bairro e vendia para outros traficantes de Castanhal. Sem falar que são investigados em vários homicídios”, disse Luiz Xavier.

        Segundo ainda o delegado, Eduardo Rolim, o “Tubinho”, é considerado foragido da justiça de Paragominas, onde respondia por pelo menos cinco assassinatos. Antes da prisão, o acusado tentou reagir à prisão puxando uma faca para os policiais, por sorte saiu ileso na ação policial. “É um elemento extremamente perigoso! Ele matava ou mandava matar seus rivais que atravessassem na frente dele ou atrapalhasse os seus negócios. Durante a operação ele sacou uma faca e tentou partir pra cima da equipe, quando viu que estava cercado de policiais resolveu parar e pensar. Pra sorte dele, nossos policiais são bem preparados e fizeram se entregar somente com a voz de prisão”, disse Xavier.

        A operação foi denominada “Município Verde”, alusiva à cidade de Paragominas, considerada exemplo de preservação do meio ambiente, e também pelos acusados que tentavam se instalar em Castanhal adotando a prática criminosa usada em Paragominas. “Vão servir de exemplo para outros criminosos que tentarem vir pra Castanhal implantar o terror. Aqui quem manda é o bem e o bem é a polícia. Vamos continuar investigando e combatendo o tráfico de drogas na cidade modelo”, concluiu Luiz Xavier.

       
Os suspeitos foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Todos já foram transferidos para suas novas moradias, apresentadas pela Susipe.

Texto: Paulo Allan (Diário do Pará) 

Foto: Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário