quarta-feira, 10 de abril de 2013

Presa quadrilha que planejava assaltar agência dos Correios

Era uma agência dos Correios, no município de Curuçá, nordeste Paraense, que, segundo a polícia, seria o principal alvo de cinco assaltantes. Os homens foram presos antes mesmo que a ação criminosa fosse executada. As policias civil e militar trabalharam em conjunto para localizar a quadrilha e apreender armas municiadas e três coletes à prova de balas. Denuncias da comunidade também ajudaram na localização dos criminosos. Os cinco acusados foram presos no Centro de Curuçá e posteriormente apresentados na sede da Superintendência Regional da Zona do Salgado no início da tarde de ontem.

Antes de ser preso, o grupo teria praticado um assalto a uma residência na localidade de Caratateua, zona rural de Curuçá, levando do imóvel objetos de valor e uma certa quantia em dinheiro, mas, o alvo principal da quadrilha seria a agência dos Correios da cidade, que seria assaltada ainda na tarde de ontem. Através de investigações a polícia descobriu que Elias Costa dos Anjos, 33, Eder Sócrates Rodrigues, 30, residentes em Belém (Capital); e Everaldo da Silva Amaral , 25, e Paulo Afonso do Rosário Farias, moradores de Santa Isabel do Pará; foram até a Cidade de Curuçá para se encontrar com Luan Nilton Leopoldino, 22 anos, e lá se preparavam para cometer o assalto. “As prisões resultaram através de investigação e de denuncias feitas pela comunidade informando que pessoas suspeitas estariam circulando num carro. Fizemos uma abordagem em um veículo Siena, de cor prata, que batia com as características informadas nas denuncias e encontramos esses cinco. Durante um interrogatório todos eles confessaram que iriam assaltar os Correios”, disse o delegado Cleiton Costa.

Para a reportagem do Diário os acusados negaram. Apenas o Eder Sócrates, de apelido “Gordo”, falou que a culpa deles terem sido presos foi do Luan Nilton. “A culpa da gente ‘tá’ aqui é desse vacilão ai ó, porque ele disse que seria fácil roubar na cidade dele. Mas esse otário vai pagar. Ele vai sumir do mapa!”, dizia o “Gordo”, irritado, para o Luan. Antes de serem flagrados, os envolvidos passearam pela cidade fingindo serem pessoas de bem. "Os bandidos são tão audaciosos, que ainda passaram em frente do quartel da PM pra tentar disfarçar. Mas já sabíamos da existência deles e em qual veículos os mesmos estavam”, comentou o Cabo PM Clauber.

Em uma casa, situada no bairro Alto, as policias civil e militar encontraram 03 revolveres calibre 38, 15 munições do mesmo calibre, além de 03 coletes da Polícia Civil. “Os coletes o gordo confessou que é dele, já as arma ele jogou a responsabilidade pros outros quatro. Em breve iremos descobrir onde e de quem eles conseguiram esse material”, adiantou Cleiton Costa.

Segundo o delegado Luiz Xavier, Superintendente da Zona do Salgado, um dos presos também tem envolvimento em assaltos praticados em várias outras cidades. “O Eder Sócrates, o “Gordo”, é assaltante conhecido. Ele foi quem assaltou um comercio aqui em Castanhal, inclusive câmeras de circuito interno registraram as imagens dele. A ordem da Secretaria de Segurança Pública é combater intensificadamente a criminalidade e aqui estamos cumprindo realizando prisões de criminosos em toda a região do salgado”, finalizou o Superintendente.

Elias Costa, Eder Sócrates, Everaldo da Silva, Paulo Afonso e Luan Nilton foram autuados pelos crimes de roubo circunstanciado, formação de quadrilha armada, receptação, por estarem com um veículo roubado; porte ilegal de arma de fogo e posse de munição. A quadrilha já está à disposição da justiça. 

Texto e fotos: Tiago Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário