segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Polícia Civil investiga um homicídio ocorrido na madrugada de sábado (28), em Castanhal, cidade nordeste do Pará. A vítima, conhecida como “Dedy”, foi executada por disparos de arma de fogo.

“Um tiro atingiu as costas e outro acertou o peito", informou um perito do Instituto Médico Legal (IML), que esteve no local.

O corpo foi encontrado na invasão Oscar Reis, área do bairro Jaderlândia, periferia de Castanhal.

Na semana passada "Dedy" havia sido abordado por uma guarnição da PM. Ele estava em atitude suspeita trafegando em uma das ruas do bairro Florestal. Após revista "Dedy" informou aos policiais que seria natural de Benevides e que estava há pouco tempo morando em Castanhal. O homem também teria confessado para um policial que seria usuário de drogas.

O assassino está foragido e a "lei" do silêncio dificulta o trabalho da polícia.

(DOL com informações de Tiago Silva/Diário do Pará)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Jovem é executado com vários tiros pelo corpo

Alan Hangel Amorim Silva, 20, foi assassinado com vários tiros pelo corpo e seu amigo Maximiliano Lima Monteiro, de 27 anos, também foi alvejado, mas conseguiu sobreviver aos ferimentos a bala. O fato ocorreu na madrugada de ontem (terça-feira), em Castanhal, cidade do nordeste paraense. Ninguém foi preso ainda.
        
Segundo informações repassadas pelo sargento Josemar, por volta das 03h, dois homens, não identificados, assaltaram um posto de combustíveis, situado às margens da BR-316, no bairro do Milagre e em seguida balearam dois jovens. "Os bandidos roubaram dinheiro e pertences pessoais do frentista e logo em seguida se dirigiram até um barzinho, quase ao lado do posto de gasolina, e meteram bala em dois rapazes", informou Josemar. Ainda de acordo com o militar, os atiradores fugiram em uma motocicleta tomando rumo ignorado.
        
Mesmo atingido com um tiro no pescoço e outro na costela, Maximiliano teria adentrado em seu carro e levado seu amigo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), onde o jovem Alan Hangel não resistiu aos ferimentos e morreu. Maximiliano Lima Monteiro recebeu os primeiros atendimentos médicos na UPA e posteriormente foi conduzido na ambulância do Samu para passar por cirurgia no Hospital Metropolitano, em Ananindeua. Até o fechamento dessa edição, o estado de saúde da vítima era considerado grave.
        
O caso está sendo investigado por policiais civis da Divisão de Homicídios (DH), que poderão ouvir testemunhas ou a própria vítima sobrevivente, para tentar identificar e colocar na cadeia os autores dos disparos.

Justiça decreta prisão preventiva de homem que matou a ex-namorada

A justiça decretou o mandado de prisão preventiva contra Marcelo Moreira da Silva, que matou sua ex-namorada com um tiro na nuca. Na manhã de ontem, o acusado se apresentou na delegacia e, após todos os procedimentos necessários, foi direto para o presídio para ficar à disposição do poder judiciário.
        
Acusado
O crime aconteceu na cidade de Castanhal, nordeste do Pará, por volta das 21h do dia 07 desse mês. Era sábado. Marcelo Moreira da Silva, 21, teria visto sua ex-namorada Bruna Letícia, 22 anos, de mãos dadas com outro rapaz em uma praça pública. A cena provocou a ira de Marcelo que, posteriormente compareceu à casa de Bruna, no bairro Estrela, e a matou com um único tiro certeiro e fatal na nuca. Após o ato de covardia, o assassino fugiu do local em uma bicicleta.
        
Quatro dias após o fato, acompanhado de um advogado, o atirador se apresentou por livre e espontânea vontade na delegacia, mas, como havia fugido do flagrante e não existia nenhum mandado de prisão preventiva, Marcelo Moreira deixou a delegacia pela porta da frente sabendo que a qualquer momento a justiça poderia decretar sua prisão.
        
Após ouvir testemunhas e o próprio acusado, o delegado Roberto Gaspar solicitou à justiça o mandado de prisão preventiva, que foi expedido no dia 16 de junho pela juíza de direito Cristina Sandoval Collyer, da 3ª Vara Penal de Castanhal. Ontem, por volta das 10h, na companhia do advogado Jairo Pereira da Silva, o jovem se apresentou novamente na delegacia do centro da cidade e, desta vez, com a existência de um mandado de prisão, Marcelo Moreira da Silva foi ouvido pelo delegado Fábio Veloso de Castro e, após passar por exames no Instituto Médico Legal (IML), o réu confesso foi conduzido em uma viatura da Polícia Civil para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST), onde ficará custodiado até o dia de seu julgamento. Se condenado, o acusado pode pegar de 12 a 30 anos de reclusão pelo crime de homicídio qualificado sem dar chances de defesa à vítima.
        
Vítima
O preso disse ao delegado que estava muito arrependido e que foi à casa da vítima sem a intenção de matar. Ele alegou que estava brincando com a arma, apertou o gatilho por duas vezes em direção às pernas dela e que nesse momento o revólver teria falhado e só disparou quando o mesmo levantou o braço direito. A bala atingiu a nuca de Bruna, que morreu na hora. A arma do crime não foi encontrada pela polícia. "Ele disse que perdeu a arma quando, em fuga, a jogou em um córrego", disse Fábio Veloso.

FAMÍLIA NÃO ACEITAVA O NAMORO 
        
Bruna era uma menina estudiosa, conheceu Marcelo em 2011. A família não aceitava o namoro porque o jovem teria envolvimento com o mundo do crime. Mesmo assim, a garota decidiu manter o relacionamento amoroso e mais tarde engravidou de uma linda menina, que hoje tem três anos de idade. O relacionamento foi se desgastando e Bruna decidiu terminar com Marcelo. Ele não teria aceitado e teria feito ameaças dizendo que iria matá-la se a pegasse com outro homem. Infelizmente a tragédia ocorreu na presença da filha do casal e agora o homicida deverá pagar pelo ato impensável.

Texto e fotos: Tiago Silva 

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Susto: motorista cochila no volante e provoca acidente na BR-316

Ao amanhecer de ontem (domingo), o motorista de um carro do tipo Fiat, de cor verde, perdeu o controle e caiu com o veículo em um barranco. O acidente, que poderia ter sido trágico, aconteceu na altura do km 58, da BR-316, bem próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Castanhal, cidade do nordeste paraense. Não houve vítima fatal. 
        
O automóvel colidiu em uma "boca de lobo" de concreto. No momento do acidente, apenas o motorista se encontrava no carro. Gilson Matos Ferreira informou ao DIÁRIO que, por volta das 06h, cochilou no volante. "Eu estava trabalhando em Santa Isabel do Pará e retornei à Castanhal, mas com muito sono acabei cochilando no volante e só acordei com o barulho da colisão", contou o homem de 32 anos.
        
Policiais rodoviários federais compareceram ao local e informaram que o homem teve muita sorte por não ter acontecido algo mais grave com ele. "Sorte que ele (motorista) havia reduzido a velocidade para 40 km quando passou pela barreira. Se não, o estrago teria sido muito maior", comentou um inspetor da PRF.
        
Gilson Matos foi convidado a realizar o teste do bafômetro, que não teria constatado embriaguez. Em seguida foi liberado para contratar um guincho que removeu seu veículo do local.

OUTRO ACIDENTE        
      
Na quarta-feira passada outro acidente ocorreu no mesmo perímetro, quando, por volta das 15h, uma caminhonete capotou com três pessoas dentro. As vítimas, entre elas uma criança, sofreram escoriações pelo corpo e foram socorridas e conduzidas para a UPA 24 horas, onde passaram por atendimentos médicos.

Texto e fotos: Tiago Silva

ROCAM detém suspeitos e recupera motocicleta que havia sido roubada

Policiais militares do grupamento Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) recuperaram um veículo roubado com dois suspeitos. O flagrante foi registrado na delegacia da cidade de Castanhal, nordeste do Pará, na noite de sábado.
        
Os soldados Rebelo, Bezerra e Monteiro davam apoio a uma festividade, que acontecia no conjunto Rouxinol, quando, por volta das 21h30min de sábado (21), avistaram dois elementos em uma motocicleta, cor de vinho, sem placa, passando em alta velocidade pelo local. Diante da fundada suspeita, uma vez que o roubo a motocicletas cresce na região e geralmente os ladrões agem em dupla, a guarnição decidiu realizar o acompanhamento permanecendo no encalço dos suspeitos até o bairro Jaderlândia, onde conseguiram realizar a abordagem.
        
Durante averiguação, os suspeitos identificados como Elison Gil Castro e Marcos Dionys Alves Lopes, ambos de 18 anos, logo confessaram que a motocicleta era produto de roubo. Após a confissão, a dupla foi encaminhada à delegacia do centro de Castanhal. "Eles foram autuados pelo crime de receptação de veículo roubado e por direção perigosa", repassou Fábio Veloso de Castro, delegado de Polícia Civil.
        
Na delegacia, o proprietário do veículo, que não quis revelar o nome, informou que trabalha exercendo a função de pedreiro e que o roubo teria acontecido na semana passada, no momento em que comemorava o pagamento da última parcela do veículo.

Polícia detém dupla e apreende revólver após tentativa de assalto

Após uma tentativa de assalto frustrada, dois jovens saíram em fuga, mas logo foram localizados, alcançados e detidos por uma guarnição da Polícia Militar. A dupla foi apresentada na delegacia da cidade de Castanhal, nordeste do Pará. Uma arma de fogo foi apreendida.
        
"Eles estavam em uma Broz preta e, no cruzamento da rua Comandante Assis com a Pedro Porpino, no centro, tentaram roubar outra motocicleta, mas a vítima conseguiu escapar. Fomos acionados e logo encontramos os dois suspeitos. O que estava na garupa jogou uma arma ao chão. Após a detenção conduzimos os dois até a delegacia", informou o sargento Antonio Marcos.
        
A arma que havia sido jogada se tratava de um revólver calibre 22, com a capacidade de comportar até dez balas no tambor. O adulto Joelson de Oliveira Moreira negou participação na tentativa de assalto. Seu amigo, um adolescente de 16 anos, confessou ser o dono da arma letal. 
        
"Eu autuei o menor pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, podendo ele ser internado em um abrigo para menores infratores. Contra o adulto foi gerado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por dirigir veículo automotor sem a devida carteira de habilitação", disse o delegado Fábio Veloso de Castro.

Adolescente é apreendido duas vezes em menos de 24h

"Boi". Este é o apelido de um adolescente, de apenas 15 anos de idade, que, em menos de 24 horas, foi apreendido duas vezes pela Polícia Militar. Na primeira revista teria sido encontrada com ele uma arma de fogo e, no dia seguinte, após ter sido liberado da delegacia, 21 petecas de pasta base de cocaína teriam sido achadas em poder do menor infrator.
        
Na noite da quinta-feira passada, por volta das 21h, jovens em atitudes suspeitas foram abordados e revistados por policiais militares do grupamento Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM), na 2ª rua do Jaderlândia, o maior bairro da cidade de Castanhal, nordeste do Pará. "Com um jovem, de 18 anos, encontramos oito papelotes de maconha e com u
m adolescente, de 15 anos, achamos um revólver calibre 22, municiado", contou Alves, soldado da PM.
        
A dupla foi encaminhada à delegacia, onde o delegado de plantão teria autuado Berdione dos Reis Damasceno pelo crime de tráfico de drogas e o encaminhado para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST), para ficar à disposição da justiça. Enquanto ao menor infrator, de apelido "boi", ele foi liberado após ser entregue aos seus responsáveis.
        
No dia seguinte (sexta-feira), por volta das 16h, outra guarnição do grupamento ROCAM, também no bairro Jaderlândia, localizou e revistou "Boi", encontrando com ele 21 petecas de pasta base de cocaína. "Ele ainda estava com a mesma roupa da primeira vez em que havia sido pego com a arma de fogo", contaram os PMs. Mais uma vez o adolescente foi conduzido à delegacia do centro de Castanhal e novamente foi liberado após procedimentos tomados pela Polícia Civil.
        
No início da tarde de sábado, "boi" teria agido novamente. Ele foi acusado de ter tentado roubar pertences pessoais de uma jovem, que trafegava por uma das ruas do bairro Jaderlândia. Desta vez, o menor infrator não foi apreendido.

PM detém dois suspeitos com arma de fogo e com droga

A Polícia Militar, através de ronda feita pelo bairro Jaderlândia, periferia de Castanhal, cidade do nordeste paraense, conseguiu tirar droga e arma de circulação. Um adulto e um menor de idade foram detidos e conduzidos à delegacia para a realização dos procedimentos necessários.

O coronel França, comandante do 5° Batalhão, preocupado com o aumento do índice da criminalidade no bairro Jaderlândia, ordenou que guarnições intensificassem as rondas pelo maior bairro de Castanhal. As diligências extras deram resultados positivos; tanto é que, por volta das 23h de anteontem, policiais do grupamento Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) apreenderam oito papelotes de maconha e mais um revólver calibre 22, municiado.

Berdione dos Reis Damasceno negou que a maconha fosse sua, mas foi autuado por tráfico de drogas. “Percebemos alguns jovens suspeitos em uma praça, situada na 2ª rua do Jaderlândia; fizemos a abordagem e durante revista pessoal encontramos com um deles oito porções de maconha. Outro suspeito se distanciou e jogou um objeto ao chão, foi neste momento que o soldado Israel se aproximou e descobriu que aquele objeto se tratava de um revólver calibre 22”, contou Alves, soldado da PM.

Na delegacia, ao delegado Roberto Gaspar, Berdione dos Reis
Damasceno, 18 anos, negou ser o dono da maconha. O adolescente, de 15 anos, também negou ser o dono da arma. O adulto foi autuado pelo crime de tráfico de entorpecente, enquanto que o menor infrator foi entregue aos seus responsáveis.

Texto e foto: Tiago Silva (Diário do Pará)

Presos suspeitos de roubar carro de delegado

Rogério da Silveira Alencar, vulgo "boneco", e Lucas da Silva Libório, o "gordinho", foram presos na quarta-feira (18) após uma denúncia aos policiais militares de Santa Maria, nordeste paraense, de que eles estavam rodando em um carro que poderia ser roubado.

O veículo pertence ao delegado Raimundo Xavier, que tira plantão na cidade de Ulianópolis, também no nordeste do Pará. O carro havia sido roubado na última segunda-feira (16), em Castanhal.

Rogério e Lucas foram conduzidos à delegacia, onde confessaram ter conhecimento do roubo, porém negaram a participação no crime. "Quem roubou foi o Felipe das Chagas dos Anjos, o “chefão", delataram.
Segundo consta no Boletim de Ocorrência (BO), o genro do policial civil dirigia o carro no momento em que o assalto foi anunciado. Armados, os bandidos intimidaram a vítima e em seguida fugiram com o veículo em alta velocidade.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar pelo menos mais 15 roubos que teriam sido praticados pelos presos.

(DOL com informações de Tiago Silva/Diário do Pará)

"Pica-­pau" é flagrado com arma e moto roubada

Hélio Fernandes Pereira, conhecido como "Pica-pau", de 43 anos, foi preso e autuado em flagrante delito pelos crimes de receptação de veículo roubado e porte ilegal de arma de fogo e de munição. A prisão ocorreu na madrugada desta quinta-feira (19), em Castanhal, nordeste paraense, após uma perseguição policial.

A prisão ocorreu após policiais avistarem um casal trafegando em uma moto pela rua João Paulo II, no bairro da Propira. Desconfiados, os policiais resolveram abordar o casal, mas a mulher que pilotava a moto fugiu.

Eles foram alcançados após alguns minutos de perseguição. Durante a revista, foi encontrado um revólver calibre 38, municiado com seis balas intactas.

Antes de ser conduzido à delegacia, Hélio Fernandes Pereira, que estava como garupa, confessou que a motocicleta que sua companheira pilotava era produto de roubo.

Ele foi autuado pelos crimes de receptação de veículo roubado e porte ilegal de arma de fogo e de munição. Já a mulher, identificada como Jéssica de Jesus, 21 anos, teria sido liberada. 

(DOL com informações de Tiago Silva/Diário do Pará)

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Acusada de assassinato é presa em Castanhal

Andreia do Rosário, de 32 anos, está presa desde a tarde desta segunda-feira (16), no município de Castanhal, nordeste paraense, acusada de cometer um assassinato no município de Marapanim. Segundo a Polícia Civil, a prisão foi efetuada após denúncia anônima recebida por policiais civis do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI).

De acordo com o delegado Fernando Rocha, a acusada foi localizada dentro de um micro-ônibus na PA­136, uma rodovia que liga Castan

hal a outras cidades do nordeste paraense. "A Andreia é perigosíssima. Ela já cometeu assaltos, já foi presa por tráfico de drogas, saidinha bancária e formação de quadrilha, porém passou pouco tempo na cadeia. Em liberdade, ela cometeu outro crime, matando uma pessoa no município de Marapanim. Contra ela, a justiça expediu um mandado de prisão preventiva, que foi cumprido na tarde de ontem por minha equipe", contou Fernando.

A acusada será encaminhada para o Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua, região metropolitana de Belém, para ficar à disposição da justiça.

(DOL com informações de Tiago Silva/Diário do Pará)

terça-feira, 10 de junho de 2014

Moradores incendeiam carro de atropelador

Por volta das 19h45min de domingo (8), três pessoas da mesma família foram atropeladas por um carro.  O atropelamento ocorreu no km 50, da PA-136, rodovia que liga Castanhal ao município de Curuçá e a outros municípios da região nordeste do Pará. Revoltados, moradores atearam fogo no veículo e o motorista fugiu do local, provavelmente com medo de ser linchado.
        
Segundo informações de testemunhas, dois homens e um garoto, de 12 anos, trafegavam tranquilamente pela estrada do km 50, em Curuçá, quando, de repente, surgiu um carro em alta velocidade e atropelou as três pessoas. As vítimas sofreram serias escoriações pelo corpo e, após receberem os primeiros socorros no local, Jennys Ralps Bandeira Silva, 29, o sobrinho dele, de 12 anos, e Antônio Costa Bandeira, 41, (pai do garoto) foram levados pelo Corpo de Bombeiros para o hospital do município de Marapanim, onde receberem atendimentos médicos.
        
Moradores da área, que presenciaram o acidente, ficaram revoltados e atearam fogo no carro Honda Civic, de cor preta e placa JVI-5771. O condutor do veículo fugiu do local com medo de ser espancado. Uma equipe da Polícia Militar foi acionada e teve trabalho para conter os revoltosos. As chamas, que tomavam conta do veículo, foram apagadas.
        
A Polícia Civil ainda estaria à procura do condutor do carro provocador do acidente.

Torcedor do Paysandu corta a garganta de torcedor do Remo

No início da noite de domingo (8), durante o plantão do delegado Fábio Veloso de Castro, o porteiro Pedro Duarte de Carvalho Neto, 19, foi autuado pelo crime de tentativa de homicídio. A vítima foi identificada como Francisco Alessandro Mota de Oliveira, de 43 anos. O crime aconteceu na cidade de Castanhal, nordeste do estado, após o fim de uma partida de futebol.
        
Boa parte dos torcedores preferiram ir aos bares para assistir a final do campeonato paraense, de 2014. Em Castanhal também foi assim, mas, quando o arbitro deu o apito final, consagrando o time do Remo campeão em cima do Pays
andu, a pancadaria rolou no bar do Assis, situado no bairro Estrela. Francisco Alessandro, torcedor do Remo, comemorou o titulo jogando cerveja para o alto. O líquido atingiu Pedro Duarte, torcedor do Paysandu, que, irritado, quebrou uma garrafa de cerveja e cortou o pescoço de Francisco.
        
"O rapaz alegou que estava chateado com a derrota de seu time e ficou com mais raiva ainda quando o torcedor do time rival jogou a cerveja nele. Iniciou-se uma briga entre esses torcedores e o Pedro, com o gargalo de uma garrafa quebrada, cortou o pescoço do Francisco. Corte este que quase atingiu a veia jugular da vítima. O médico disse que se o Francisco demorasse mais um pouco a chegar ao hospital, ele iria morrer perdendo muito sangue", contou o delegado.
        
Ainda segundo o delegado, outros clientes do bar se reuniram e deram uma surra no acusado. Depois a guarda municipal foi acionada e o inspetor Mamede apresentou Pedro Duarte na delegacia do centro, onde foi autuado pelo crime de tentativa de homicídio e lesão corporal grave.

Texto e fotos: Tiago Silva

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Homem não aceita o fim e mata ex-namorada com tiro na cabeça

Bruna Letícia, de apenas 22 anos de idade, foi assassinada com um tiro na cabeça, disparado pelo próprio namorado, que não aceitou o fim do relacionamento e resolveu tomar a drástica decisão. O crime aconteceu na noite deste sábado (7), dentro da residência da vítima, em Castanhal, cidade do nordeste Paraense. O assassino ainda se encontra foragido.

Marcelo Moreira, 21, e Bruna Letícia, 22 anos, se conheceram no início de 2011. Os dois demonstravam se amar bastante, mas o namoro não era aceito pela maioria dos familiares da jovem, pois a conduta do rapaz não agradava: ele não trabalhava e ainda seria conhecido da polícia por praticar pequenos delitos. Bruna recebeu diversos conselhos para largar Marcelo e mesmo assim resolveu continuar e, após alguns meses de namoro, engravidou e deu a luz a uma linda menina, que hoje tem três anos de idade.

O relacionamento do casal começou a se desgastar depois que um irmão de Marcelo se suicidou. Depois da morte do irmão, Marcelo passou a beber muito, quase que todos os dias e, desempregado, não arranjava dinheiro para cobrir as despesas de casa. Bruna morava com a filha na residência da avó. Ela recebia a ajuda de parentes para criar a criança e a jovem encerrou o relacionamento com Marcelo Moreira. Ele não aceitou o fim da relação amorosa e ameaçou dizendo que iria matá-la se caso a visse com outro homem.

Acusado e a vítima
E o pior aconteceu. Na noite deste sábado (7) Marcelo Moreira viu Bruna Letícia de mãos dadas com outro rapaz, em uma praça pública. Eles discutiram e a jovem foi para casa de sua avó, no bairro Caiçara. Minutos depois, por volta das 21h, o jovem chegou a casa onde sua ex-companheira se encontrava e a matou com um tiro na cabeça. “Ela ainda gostava dele e não tinha nada com o outro rapaz; ela só queria fazer ciúmes”, contou a irmã da vítima, chorando bastante.

Segundo informações de familiares, o assassino pediu para conversar com a vítima, que estava na companhia da avó, de 86 anos. Bruna foi para a cozinha tentar acalmar Marcelo. Ele, atacado com sua crise de ciúmes, sacou uma arma de fogo e disparou um único tiro acertando a nuca de sua ex-companheira, que morreu antes mesmo de o socorro chegar. A filha do casal teria presenciado toda a cena. “Eu estava em casa quando escutei só o tiro. Depois corri para ver o que havia acontecido e vi o Marcelo saindo rapidamente na bicicleta. Coitada da criança, ela viu a mãe caída ao chão, morta, e pediu para que a gente levasse a mãe dela para o hospital”, lamentou uma prima da vítima.

Após o crime, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada, chegou a ir até a residência do principal suspeito, mas os policiais teriam dito à família que não poderiam adentrar na residência para prender o acusado porque não possuíam ordem judicial. Até o fechamento desta edição, o assassino ainda não havia sido encontrado. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios de Castanhal.

VELÓRIO 

O corpo da jovem foi velado durante toda a manhã de ontem (domingo) na mesma casa onde sua vida foi ceifada de forma cruel e covarde. O sepultamento aconteceu por volta das 17hs, no cemitério São José, em Castanhal. Familiares e amigos compareceram para se despedir dando o último adeus para Bruna Letícia.

Texto e fotos: Tiago Silva

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Após 4 anos, foragido da justiça é recapturado pela polícia

Depois de quatro anos foragido do sistema prisional, Raimundo Gomes Correia Junior foi localizado e recapturado pela Polícia Militar. No dia 29 de janeiro de 2010, Raimundo Gomes conseguiu escapar do Centro de Recuperação de Castanhal, onde cumpria pena pelo crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Na noite de quarta-feira passada, ele retornou para o presídio após ser denunciado.
        
A guarnição do cabo Maximo e soldado Renato realizava ronda pelo bairro do Milagre, periferia da cidade de Castanhal, nordeste do estado; quando, por volta das 23h, uma pessoa, preferindo não se identificar, informou que na casa de nº 3775, na Rua Mateus Noronha, se escondia um foragido da justiça. Os policiais militares sem perder tempo se deslocaram até o endereço e detiveram Raimundo Gomes Correia Junior, que negou ser foragido.
        
Na delegacia do centro da cidade, durante busca no sistema, foi descoberto que o detido era foragido da justiça a pelo menos quatro anos. "Ele cumpria pena no Centro de Recuperação de Castanhal por latrocínio, mas estava em regime semiaberto. O Raimundo realizava serviços na casa penal e um dia foi jogar o lixo e acabou escapando", explicou o cabo Maximo como teria ocorrido a fuga.
        
Agora, de volta ao presídio, o "Raimundo fujão" irá cumprir o restante de sua pena em regime fechado.

Suspeito de praticar assalto é flagrado com arma de fabricação caseira

Lauro Raiol Lameira, 22 anos, foi detido sob a acusação de ter cometido um assalto. Para praticar o crime, ele teria utilizado uma espingarda de fabricação caseira, calibre 20. O assalto ocorreu na noite da quarta-feira passada, em um bairro da periferia da cidade de Castanhal, nordeste paraense.
        
O cabo Marcos Paulo informou ao DIÁRIO que estava realizando ronda pelo bairro Jaderlândia, juntamente com os soldados Oeiras e Junior, quando, por volta das 22h, foram abordados por um cidadão informando ter sido vítima de assalto. As características do suspeito foram repassadas e os militares passaram a caçar o bandido, que foi localizado minutos depois na Rua Francisco Alves de Melo, ainda no bairro Jaderlândia.
        
Na delegacia, o acusado Lauro Raiol Lameira negou ter roubado a bicicleta, um aparelho celular e uma pequena quantia em dinheiro da vítima. Ao ser perguntado sobre a arma de fogo, ele disse que havia a encontrado na rua. É claro que a história não convenceu o delegado Fábio Veloso de Castro e Lauro Raiol foi autuado pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e assalto a mão armada. Ele se encontra custodiado no Centro de Recuperação de Castanhal à disposição da Justiça.

Texto e foto: Tiago Silva

Polícia detém suspeito e apreende drogas e munições

Walefe Eduardo da Silva Meireles, vulgo "Dudu" foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Ele também é suspeito de estar envolvido com tráfico de drogas. A prisão aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (4), no município de Castanhal, nordeste paraense.

Policiais  civis  do  Núcleo  de  Apoio  a  Investigação  (NAI)  receberam denúncias anônimas de que  na Rua Francisco Pereira da Silva, bairro de Jaderlândia, acontecia com frequencia o tráfico de entorpecentes. Nesta quarta, por volta das 17h30, investigadores se deslocaram ao endereço denunciado e encontraram "Dudu".

Após buscas realizadas na casa, policiais encontraram pedras de oxi, pesando 85 gramas cada; 20 petecas de pasta base de cocaína, um vidro de solução de bateria e uma balança de precisão. Também foram encontradas três munições de pistola calibre 762 e mais quatro balas depistola calibre 9mm.
"Dudu" foi detido e encaminhado para o presídio de Castanhal. 

(DOL, com informações do repórter Tiago Silva, de Castanhal)

Acusado de homicídio promove quebra-quebra em fórum

Alan Batista Silva, mais conhecido pelo apelido de "Pequenino", 18 anos, foi apresentado na delegacia de Polícia Civil, em Castanhal, nordeste paraense, autuado pelos crimes de dano ao  patrimônio  público,  ameaça  e  lesão  corporal  leve.  Segundo a polícia, todos  esses  crimes  foram praticados no interior do fórum da cidade.

Na tarde de quarta-feira (4), Alan teria que comparecer ao fórum de Castanhal para participar  de  uma  audiência sobre a morte de uma idosa, da qual ele é apontado como o assassino.

A polícia informou que "Pequenino” pediu para um monitor afrouxar a algema, que prendia os punhos. Ele alegou que estava ficando com câimbras e como pedido não foi atendido, o acusado ficou furioso e mordeu os braços  do monitor  Alisson  Fernando  Cunha,  de  28  anos.  Em seguida, “Pequenino” teria saído pelos corredores ameaçando todo mundo e ainda teria quebrado um ventilador com chutes. 

ASSASSINATO

De acordo com o delegado Fábio Veloso  de  Castro,  Alan já havia sido apreendido no mês de janeiro deste ano, sob  a  acusação  de  ter  assassinado  a  facadas  uma  idosa  de  84  anos  para  roubar a aposentadoria  da  vítima.  Na  época, ele tinha  17  anos  e  foi  internado  em  um abrigo para menores infratores. 

(DOL com informações de Tiago Silva/Diário do Pará)

terça-feira, 3 de junho de 2014

Filho mata o pai com um corte no pescoço

Edivaldo Bezerra, de 60 anos, foi morto com um corte de gargalo de garrafa no pescoço, no domingo (1º), após uma discussão familiar. O principal acusado do crime é o próprio filho da vítima, identificado como Mário de Carvalho Cabral, de 24 anos. O caso aconteceu no município de Santa Maria do Pará, nordeste paraense.

Segundo o delegado Patrício Pontes, titular da Delegacia de Santa Maria do Pará, pai e filho estavam em um bar, localizado na agrovila do Jeju, zona rural de Santa Maria do Pará, quando se desentenderam no momento que a vítima tentou segurar o filho, que estava iniciando uma briga. O idoso morreu a caminho do hospital.

Mário havia saído recentemente do presídio, onde respondia pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, e agora está preso e autuado pelo crime de homicídio.

(DOL com informações de Tiago Silva/Castanhal)

Adolescentes são assassinados a tiros e a facada

Dois adolescentes foram assassinados durante o final de semana, em Castanhal, cidade do nordeste do Pará. Uma das vítimas estava desaparecida e foi encontrada morta com uma perfuração de faca no pescoço. Outro adolescente, de 16 anos, foi executado dentro de um bar com pelo menos cinco tiros na cabeça. A Divisão de Homicídios deu inicio às investigações e trabalha para tentar desvendar os casos e colocar os assassinos atrás das grades.

M.L.O, de 17 anos, estava desaparecido desde a última sexta-feira (30). O corpo foi encontrado na tarde de domingo, com uma perfuração de faca no pescoço. Policiais do Núcleo Integrado de Operações (Niop) receberam uma ligação anônima, via 190, avisando sobre um corpo jogado às margens de um ramal, no Km 03, da PA-320, ainda na cidade de Castanhal. O corpo foi encontrado em estado de decomposição.

Segundo informações da Polícia Militar, na semana passada, o jovem teria efetuado vários tiros para matar um homem, mas os disparos não acertaram o alvo. 

OUTRA MORTE

A segunda execução aconteceu no domingo, por volta das 21h. O jovem A.R.S foi morto ao receber cinco tiros na região da cabeça. De acordo com a PM, ele estava em um bar, no Conjunto Rouxinol, quando foi surpreendido por dois homens. "Eles chegaram já atirando, não deu nem tempo do garoto correr; depois os matadores fugiram de moto. Foi tudo muito rápido", contou uma testemunha preferindo não ter o nome revelado.

O delegado Temmer Khayat, titular da Divisão de Homicídios, informou que os dois assassinatos estão sendo apurados. Ele adiantou que as vítimas poderiam ter envolvimento com pequenos delitos. 

(DOL com informações de Tiago Silva/Diário do Pará)