quarta-feira, 30 de abril de 2014

Suspeito tenta matar policiais durante abordagem

Durante uma abordagem realizada na tarde de ontem, um suspeito por pouco não tirou a vida de policiais civis. O caso ocorreu na periferia da cidade de Castanhal, nordeste do Estado, quando uma equipe da Superintendência do salgado abordou um homem, que pilotava uma motocicleta em atitude suspeita. Uma arma de fogo municiada foi apreendida.
        
Por volta das 16h de ontem, uma equipe da Polícia Civil investigava o crime de tráfico de drogas no bairro Jaderlândia, periferia de Castanhal, quando se deparou com um homem pilotando uma motocicleta em atitude suspeita. Ao ouvir a ordem de parada, o suspeito sacou de sua cintura uma arma de fogo e disparou contra os policiais que por pouco não foram atingidos. Antes de efetuar mais disparos, o investigador Nivaldo conteve o homem tomando seu revólver calibre 38 com o tambor carregado de balas. José Warley do Nascimento Pereira, 31 anos, recebeu voz de prisão e foi conduzido à delegacia para responder pelo crime de porte ilegal de arma de fog
o e tentativa de homicídio contra os investigadores.

FACÇÃO CRIMINOSA
        
De acordo com o delegado Luiz Xavier, o preso faz parte de uma facção criminosa que executa integrantes de facções rivais. "O José Warley é de extrema periculosidade, faz parte de uma facção criminosa a qual o irmão dele também fazia parte e foi morto a tiros por integrantes de outra facção rival. Ao ser abordado, o José tentou contra a vida dos investigadores e por isso será autuado em flagrante", afirmou Luiz Xavier.
        
O homem negou qualquer acusação feita pela polícia. O acusado confirmou somente que comprou a arma pelo valor de R$ 700,00 para se defender de um desafeto. "Eu comprei esse 'pau de fogo' para me defender, mano. Tem um elemento querendo me matar e eu não vou morrer de graça. Na semana passada eu estava na minha moto de boa e um safado tentou me matar, mas o tiro pegou só no meu braço. Se fosse eu, não errava não, eu dava era na cabeça pra liquidar logo", contou José com ira nos olhos.
        
José Warley do Nascimento Pereira, o homem que tentou matar agentes da lei, já se encontra fora das ruas custodiado à disposição da justiça no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST).

Texto e fotos: Tiago Silva

Polícia esclarece e identifica autor de assassinato em bar

A Polícia Civil informa ter desvendado um crime de homicídio ocorrido na madrugada da ultima segunda-feira (28) e ter identificado o autor dos disparos que ceifaram a vida de um traficante, em Castanhal, cidade do nordeste Paraense. A foto do suspeito foi divulgada pela Divisão de Homicídios e agora a polícia trabalha para localizar e prender o assassino.
        
Acusado
O delegado Temmer Khayat, titular da Divisão de Homicídios, disse durante uma coletiva à imprensa, realizada na manhã de ontem, possuir provas suficientes que incriminam Joilson da Silva e Silva, 25 anos, principal suspeito de ter assassinado a tiros, Paulo Sérgio de Braga Melo, 30 anos. O crime aconteceu por volta das 3h da madrugada de segunda-feira (28), em um bar, localizado no bairro do Milagre. Segundo a polícia, o crime foi motivado por motivo fútil. "Eles estavam bebendo no bar, quando houve um desentendimento. Eles brigaram pelo troco, possivelmente da cerveja. O Joilson foi embora retornando armado e desferindo os tiros atingindo dois na cabeça de Paulo Sérgio, que morreu na hora", contou Temmer.
        
A vítima possuía passagem pelo crime de tráfico de entorpecente, mas, segundo a família, Paulo Sérgio havia abandonado a vida de traficante. Através do circuito interno que o dono do bar instalou em pontos estratégicos, a polícia conseguiu identificar o assassino, que seria Joilson Silva e Silva, foragido da justiça com diversos crimes nas costas, inclusive de outros assassinatos. "O Joilson saiu da cadeia por induto e não mais retornou e acabou cometendo mais um assassinato", comentou o delegado responsável pelo caso.
        
"A população tem que denunciar. Um criminoso dessa espécie não pode ficar livre por ai, então liguem 190 ou 181 e denunciem", pediu Temmer Khayat.

Texto e fotos: Tiago Silva

Castanhal: detentos usavam drogas e celulares dentro de presídio

A Polícia Militar divulgou, ontem, o resultado de uma revista realizada no Centro de Recuperação da cidade de Castanhal, nordeste do Estado, onde foram encontrados diversos aparelhos celulares, drogas, facas artesanais, simulacros de armas de fogo, além de outros produtos ilícitos. A vistoria durou seis horas de tempo. 
        
Na manhã da última segunda-feira (28), a direção do Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST) solicitou apoio ao comando da Polícia Militar para a realização de uma revista na casa penal. O grupamento tático foi acionado e com apoio de agentes prisionais, por volta das 8h, deram inicio à revista nas celas. A operação encerrou às 14h sendo apreendidos 14 aparelhos celulares com carregadores, 15 estoques (facas artesanais fabricadas pelos detentos); 08 cachimbos construídos com osso de frango, duas baladeiras feitas com cabos de escovas de dente e liga; 02 simulacros de armas de fogo, além de uma quantidade de droga dos tipos pasta base de cocaína e maconha.
        
"Eles não têm nada para fazer e ficam só planejando coisas ruins. Os presos pegavam osso de galinha e construíam cachimbos para fumar crack. Eles fizeram as baladeiras para poder jogar a droga de uma cela para outra e duas barras de sabão foram esculpidas nos formatos de um revólver calibre 38 e de uma pistola ponto 40. Isso é quase inacreditável!", comentavam os policiais durante entrevista.
        
O diretor do Centro de Recuperação de Castanhal não foi encontrado para falar sobre o caso. A Polícia Civil deverá abrir inquérito para apurar de que forma os objetos foram parar dentro das celas dos detentos.

Texto e fotos: Tiago Silva

Foragido do complexo de Americano é recapturado em Castanhal

Natanael Silva Ferreira que, segundo a polícia, estava foragido desde a ultima fuga ocorrida 15 dias atrás no Centro de Recuperação Pará 2 (CRPP2), no complexo prisional de Americano, em Santa Isabel, foi localizado e recapturado na tarde de ontem, pela Polícia Civil, após uma denúncia anônima. O fujão estava na casa de parentes, em Castanhal, nordeste do estado.
        
Após receberem denuncia anônima de que criminosos estariam reunidos em uma casa, localizada no bairro Imperador, por volta das 17h, policiais civis da Superintendência do Salgado se dirigiram até o endereço denunciado encontrando no imóvel um foragido da justiça. De acordo com o delegado Luiz Xavier, Natanael Silva Ferreira, há menos de um mês, conseguiu fugir do complexo prisional de Americano na companhia de outro comparsa de apelido "Cuia". 
        
"Ele é um indivíduo da mais alta periculosidade. Foi condenado pela justiça a pagar mais de 53 anos de prisão pelo crime de latrocínio e desde quando houve a fuga, em Americano, nós passamos a investigar o paradeiro dele e do 'Cuia'. Recebemos uma denuncia informando que em uma casa havia pessoas com armas de grosso calibre, que seriam utilizadas em assaltos contra agências bancárias. Não encontramos as armas, mas conseguimos recapturar um dos foragidos, que faz parte de uma quadrilha envolvida em diversos tipos de crime", informou o Superintendente da Zona do Salgado.
        
Natanael Silva Ferreira, 24 anos, confessou ter conseguido fugir do presídio de Americano, mas não informou de que forma conseguiu a liberdade ilegal. Natanael disse ainda que no ano de 2008 foi preso e condenado pela justiça por ter cometido um latrocínio (roubo seguido de morte) contra um comerciante na capital (Belém).
        
O foragido seria reconduzido ao Centro de Recuperação Pará 2 (CRPP2), onde pagará sua condenação pelo crime de latrocínio, em regime fechado. O outro foragido de apelido "Cuia", ainda está sendo procurado pela polícia.

Texto e fotos: Tiago Silva

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Mãe e filho são presos com drogas na Ceasa

Na tarde de sexta-feira (25), policiais civis da Superintendência do Salgado e do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) prenderam Diego Lima da Silva, 28, e a mãe dele Sandra Macedo de Hungria Freitas, 44 anos, pela acusação de tráfico de drogas e receptação de produtos roubados. A apreensão de celulares roubados e de 14 petecas de pasta base de cocaína ocorreu por volta das 16h durante uma operação realizada na feira da Ceasa, em Castanhal, nordeste do Estado.
        
Após receberem denuncia anônima de que na feira da Ceasa pessoas mal intencionadas estariam traficando entorpecentes e comercializando objetos roubados, rapidamente equipes da Polícia Civil se dirigiram para o local da denuncia flagrando o nacional Diego Lima da Silva, conhecido no submundo do crime como "Diego do óxi", de 28 anos; o qual portava pedras de óxi e um aparelho celular roubado de uma loja do centro comercial da cidade. Diego informou que no bar de sua mãe, também na feira da Ceasa, os policiais encontrariam mais droga. Durante revista minuciosa no interior do estabelecimento comercial de Sandra Macedo de Hungria Freitas, 44 anos, o investigador Nivaldo encontrou mais 14 petecas de pasta base de cocaína.
        
Mae e filho alegaram inocência, mas com o material ilícito encontrado com Diego Lima e Sandra Macedo, o delegado Fábio Veloso de Castro autuou os acusados por tráfico de drogas e receptação de produtos roubados. A mulher seria transferida para o Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua, e o jovem seria encaminhado para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST) para aguardarem o dia do julgamento.

Texto e foto: Tiago Silva

Jovem é preso acusado de matar rival durante partida de futebol

Policiais civis da Divisão de Homicídios (DH) prenderam na manhã de sexta-feira (25), por volta das 9h, Marcos Paulo Modesto Nascimento acusado de ter assassinado um jovem com um tiro no peito. O crime aconteceu no dia 31 do mês passado, no bairro da Saudade II, em Castanhal, cidade do nordeste paraense. De acordo com a polícia, o crime teria sido motivado por uma briga durante uma partida de futebol.
        
O delegado Temmer Khayat, juntamente com sua equipe formada por investigadores, deram cumprimento no mandado de prisão preventivo expedido pela comarca de Castanhal contra Marcos Paulo Modesto Nascimento, 18 anos, acusado de ter assassinado com um único tiro no peito, o nacional Jailson Gusmão de Oliveira, que tinha 23 anos. O crime aconteceu em plena praça pública que fica em frente da escola municipal Georgina Nascimento, no dia 31 de março deste ano. Segundo informações repassadas pela polícia, um dia antes do crime, a vítima e o assassino haviam discutido e se agredido fisicamente durante uma partida de futebol, que acontecia na mesma praça onde ocorreu o homicídio. Não satisfeito, Marcos Paulo conseguiu uma arma de fogo e ceifou a vida de seu oponente a bala.
        
Vinte e cinco dias após o crime, através de denuncias anônimas e de um trabalho intensivo de investigação, a equipe da Divisão de Homicídios conseguiu prender o assassino. No imóvel do acusado, situado na Rua Duque de Caxias, bairro da COHAB, foi encontrada a arma utilizada no dia do crime, um revolver de fabricação caseira com uma munição de calibre 38 e mais 33 petecas de pasta base de cocaína. Na delegacia, Marcos preferiu não falar com a imprensa dizendo que só se pronunciaria perante a justiça no dia de seu julgamento.
        
Segundo o delegado Temmer, titular da Divisão de Homicídios, além do crime de assassinato, Marcos Paulo Modesto Nascimento irá responder também pelo crime de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo e munição. O homicida se encontra custodiado no sistema penitenciário.

Texto e fotos: Tiago Silva

Castanhal: homem é preso por estupro de vulnerável

Um homem de 40 anos foi preso em flagrante sob a acusação de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 12. O acusado foi flagrado com a menor dentro de um quarto de motel, em Castanhal, nordeste do Estado. No momento da abordagem, o suspeito se apresentou à polícia como sendo pastor de uma igreja evangélica.
        
Por volta das 10h de sexta-feira (25), policiais militares do 5º batalhão receberam uma denuncia informando que um pedófilo teria levado uma criança para um motel, localizado às margens da PA-136, rodovia que liga Castanhal ao município de Inhangapi. A guarnição comandada pelo cabo Florisvaldo e composta pelo soldado Márcio se deslocou até o endereço para verificar a denuncia e flagrou um homem com uma adolescente dentro de um dos quartos do motel. "Recebemos a ligação anônima, via Niop (190). O sargento Elizeu acionou a nossa viatura 0507 para verificar a situação e, ao chegarmos ao motel, ligamos a sirene e entramos quando abriram o portão. Identificamos o quarto, batemos na porta e constatamos que a menina era menor de idade. O homem se identificou como sendo um pastor evangélico e cumprimos nosso dever de policial conduzindo o acusado à delegacia", contou Florisvado. Ainda segundo informações do PM, o pastor teria demorado a abrir a porta.
        
Na delegacia, Jardeson de Araújo Duarte confessou à imprensa e ao delegado plantonista ter levado a garota para o motel em seu próprio carro. "Confirmo. Eu estava conversando com ela, disse que não poderia tá me expondo por ser uma pessoa pública e disse que era para gente ir para um lugar preservado. Eu errei em ir para esse local, mas eu não pretendia fazer nada com ela, só íamos conversar", afirmou Jardeson. 
        
O homem, que se identificou como pastor evangélico, contou ainda na delegacia que conhecia a família da vítima e que acompanhava o crescimento da garota desde criancinha e alegou não saber que a moça era menor de idade. Jardeson de Araújo informou também que sempre parava em frente a uma escola, no bairro da Saudade, para conversar com a menina.
        
Logo o caso do pastor pedófilo se espalhou pela cidade e pessoas se aglomeraram para tirar fotos e fazer vídeos do acusado saindo da viatura e entrando na delegacia algemado. A mãe e a esposa do acusado ficaram desesperadas e chorando bastante diziam não acreditar no que estava acontecendo. A mãe da vítima lamentou o fato dizendo que o pastor era conhecido da família.
        
Segundo o delegado Fábio Veloso de Castro, Jaderson de Araújo Duarte foi autuado em flagrante. "Ele está sendo apresentado e será autuado pelo crime de estupro de vulnerável, uma vez que a vítima é menor de 14 anos. Ele será recolhido ao presídio para ficar à disposição da justiça", finalizou o delegado, informando que irá instaurar um inquérito para investigar se existe favorecimento de exploração sexual de menores por parte dos proprietários ou de funcionários do motel.

Texto e fotos: Tiago Silva

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Castanhal: "Mozar" é liquidado com dez balaços

Dez balas de chumbo deram um basta na fama de brigão de um homem que em vida se chamou José Mozar Queiroz Carvalho, 39 anos, morto por homens desconhecidos que o encontraram ao lado de sua residência e abriram fogo. A vítima carregava aterro para um vizinho quando foi surpreendida pelos assassinos. O crime aconteceu no início da manhã de ontem, em Castanhal, uma das cidades mais jovem do interior do Estado e já considerada uma das mais violentas em relação a homicídios.
        
Mal amanheceu o dia de quarta-feira (23) e os moradores do Bairro Imperador já se despertaram com barulho de tiros sendo disparados por armas de fogo. Os disparos avisavam mais um assassinato que acontecia na cidade "Modelo". A recente vítima foi um homem de 39 anos que se chamava José Mozar Queiroz Carvalho, conhecido pela vizinhança e por alguns parentes como sendo uma pessoa que caçava confusão. "Mozar", assim chamado pelos amigos e também por inimigos, tinha a fama de brigão, que encerrou por volta das 7hs30 de ontem. 
        
De acordo com informações colhidas com testemunhas no local do crime, José Mozar trabalhava carregando aterro para um vizinho na Rua Dos Cabanos quando foi alvejado por vários tiros disparados por dois homens que usavam coletes a prova de balas. "Mozar" recebeu os primeiros tiros nas pernas e no peito. A força do homem alto e feroz não foi páreo para as balas de chumbo. Percebendo que não teria chance de resistir, a vítima tentou escapar da morte correndo em direção a sua residência, onde morava com a mãe, mas tombou ao lado do imóvel e foi alvejado por mais tiros. Segundo a polícia, pelo menos dez balas atingiram o corpo do homem. Os assassinos fugiram do local num carro preto em alta velocidade.
Vítima
        
A guarnição comandada pelo subtenente Dutra se dirigiu ao local. A primeiro momento, o suboficial se preocupou em localizar os criminosos, mas nenhum suspeito foi encontrado. Em seguida, a guarnição policial retornou para isolar a área impedindo que curiosos invadissem a cena do crime. "Tudo leva a crer que este assassinato foi mais um acerto de contas. Obtivemos a informação de que a vítima tinha passagens pela polícia por ter praticado homicídios", afirmou Dutra.
        
Um morador da Rua Dos Cabanos fez questão de informar ao Diário que "Mozar" gostava de se envolver em confusões. "Ele tinha a fama de brigão. Uma vez ele chegou no bar da esquina e deu vários tiros com um revólver para o alto depois de se envolver em uma briga. Ele também tinha a fama de ser pistoleiro e assaltava carga, mas pelo amor de Deus não fala que eu te contei isso, por favor!", contou e pediu o morador. A irmã da vítima confirmou parte da versão do morador ao dizer que seu irmão era "danado". "De ter sido preso por esses crimes absurdos isso eu não sei, mas eu confesso que ele era danado; brigava muito, mas brigava mesmo. Ele foi preso, mas por motivo de brigas", afirmou a irmã. 
        
José Mozar Queiroz Carvalho era solteiro, deixou duas filhas jovens. Uma delas se desesperou ao ver o corpo do pai crivado de balas e jogado ao chão coberto de sangue. Familiares precisaram abraçar a jovem para acalmá-la. Duas horas depois a equipe do Instituto Médico Legal (IML) compareceu para a remoção do cadáver. A Polícia Civil tem suspeitos na lista, mas prefere não adiantar nomes à imprensa para não atrapalhar o serviço de investigação.
        
Segundo informações do delegado Temmer Khayat, titular da Divisão de Homicídios, "Mozar" foi a 9ª pessoa assassinada neste mês de abril e a 39ª vítima de homicídio no ano de 2014. No ano passado, 97 pessoas foram assassinadas de forma violenta. Mesmo com prisões de alguns matadores, o crime de homicídio ainda cresce em Castanhal.

Texto e fotos: Tiago Silva

Trio é preso acusado de estuprar grávida de 4 meses

Três homens foram presos no município de São Francisco do Pará, nordeste do Estado, acusados de estupro contra uma mulher grávida de quatro meses. Uma criança de apenas três anos por pouco não foi violentada pelos criminosos. O estupro aconteceu na manhã de domingo (20), mas o trio só foi localizado na tarde de ontem após a justiça decretar o mandado de prisão preventiva dos acusados.
        
Aproveitando que uma mulher com quatro meses de gestação se encontrava sozinha em uma residência, três homens invadiram o imóvel, situado na localidade de Areal, zona rural do município de São Francisco do Pará, e armados com facas amedrontaram e violentaram sexualmente a dona de casa. A vítima de 32 anos ainda suplicou pedindo aos homens para que não fosse estuprada, mas o trio ameaçou dizendo que se ela não cedesse seu corpo, iam estuprar a filha dela que dormia em uma rede. Para que nenhum mal acontecesse com a criança, a mãe não fez mais nenhum pedido e foi violentada sexualmente por aproximadamente duas horas de tempo. Depois de satisfazer suas vontades, o bando fugiu levando do local um televisor, um aparelho de DVD e outros objetos de valor, deixando apenas sentimentos de revolta e tristeza.
        
A vítima registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de São Francisco do Pará. O delegado Paulo Benício passou a investigar o caso e solicitou à justiça o mandado de prisão preventivo de três acusados reconhecidos pela vítima. A Juíza Fabíola Urbinat Maroja Pinheiro, da comarca de São Francisco, expediu o mandado de prisão que foi cumprido na tarde de ontem, por volta das 13h, por equipes das policias civil e militar. Dailson Araújo Ribeiro, vulgo
"Tinquiuinqui", 22; Nival Ramos de Sousa, 24, e Antonio Edilton Coelho da Silva, 27 anos, foram localizados e presos em casas diferentes na agrovila Guanabara, ainda no município de São Francisco do Pará. Todos alegaram inocência perante a imprensa.
        
O investigador Álvaro informou ao Diário que um dos acusados de nome Dailson teria confessado participação no crime. "Essa mulher passou por momentos de pânico ao ser estuprada por esses meliantes. Tudo que se pode imaginar eles fizeram com ela. Na delegacia o Dailson, vulgo 'Tinquiuinqui' confessou para o escrivão Pedro que enquanto um mantinha relação outros dois seguravam a vítima. Ela contou que sofreu com muitas dores", informou Álvaro. A guarnição comandada pelo sargento Ranilson e composta pelos cabos Augusto, F. Silva, Mágno e soldados Valdir e Frank, afirmou que os envolvidos seriam pessoas de alta periculosidade com vasta ficha criminal. "Eles são o terror da Guanabara. São contumaz na prática de crimes" acusou a guarnição.
        
O caso provocou revolta e moradores de São Francisco estavam decididos em fazer justiça com as próprias mãos. Para que o trio não fosse "esmagado" pela população enfurecida, a Polícia Civil optou em transferir os acusados ainda na tarde de ontem para ficarem à disposição da Justiça no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST).

Texto e fotos: Tiago Silva

Homem é preso acusado de matar mulher de traficante rival

Um homem foi preso no município de Inhangapi, nordeste do Estado, acusado de ter assassinado brutalmente uma mulher no município de Bujaru. A vítima era esposa de um traficante e como vingança, a mulher do assassino também foi morta de forma violenta. Ameaçado e sem a companheira, um dos assassinos se refugiou em Inhangapi, onde foi preso pelas policias civil e militar.
        
Na manhã de ontem, por volta das 9h, poli
ciais do destacamento de Inhangapi receberam uma denuncia anônima informando que um homicida estava se escondendo na casa de parentes, localizada no bairro Vila Nova. Não perdendo tempo o investigador Miguel das Neves Barbalho montou equipe e juntamente com uma guarnição comandada pelo sargento Alexi se deslocaram até o endereço a fim de realizar a prisão do criminoso. O bote foi certeiro. Após um cerco na casa denunciada foi preso Ocivaldo de Sousa Marinho, 21 anos, vulgo “Bengola”. Contra ele existia um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça da comarca do município de Bujaru. 
        
“Este elemento é perigoso. O ‘Bengola’, a cerca de dois meses, na companhia de outros comparsas, invadiu uma casa em Bujaru e matou a esposa de um traficante. Para se vingar, o traficante também ordenou a morte da mulher do ‘Bengola’, conhecida por Márcia. A briga toda foi motivada por droga haja vista que todos os envolvidos são traficantes”, explicou Miguel Barbalho. Ainda segundo o investigador, as mulheres foram mortas com tiros, terçadadas e facadas sem qualquer chance de defesa.
        
Na delegacia Ocivaldo de Sousa negou ter assassinado a esposa do rival e lamentou a morte de sua companheira. “Eu não matei ninguém não! Poxa, pensaram que eu era o assassino e acabaram matando a minha esposa também. Eu tava almoçando lá em casa quando os homens chegaram atirando. Eu corri e consegui fugir, mas a minha parceira tropeçou e caiu no chão. Eles mataram ela de tiros, terçadadas e facadas e nem pude fazer nada para salvá-la”, lamentou Ocivaldo.
        
O traficante que ordenou a execução da esposa do “Bengola” está preso. Ocivaldo de Sousa Marinho também ficará atrás das grades para responder pela acusação até a decisão da justiça. A polícia ainda trabalha para tentar localizar mais envolvidos nos assassinatos das duas mulheres em Bujaru.

Texto e foto: Tiago Silva

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Castanhal: homossexual é assassinado pelo próprio companheiro

Um homossexual foi brutalmente assassinado a pauladas e a facadas pelo próprio companheiro dentro de uma casa localizada em um bairro periférico da cidade de Castanhal, no nordeste Paraense. O assassino ainda tentou apagar as evidências do crime lavando a casa com água e sabão, mas as pancadas foram tão violentas que gotas de sangue mancharam as paredes. Após tentar esconder o cadáver dentro do banheiro, o assassino fugiu e está sendo procurado pela polícia.
        
O corpo de Valdemir Marques de Sousa, 38 anos, foi encontrado em estado de decomposição dentro de sua casa, situada na Rua Z, nº 12, no conjunto Bibiana II, área do bairro Jaderlândia. Na manhã de ontem, ao sentir a falta do amigo, outros homossexuais foram até a residência de Valdemir e não o encontraram com vida. "Foi horrível, foi um horror! Ele ia sempre lá em casa para ficarmos conversando, mas desde sexta-feira ele não aparecia por lá. Eu decidi reunir outros amigos para vim à casa dele. Batemos na porta, chamamos pelo nome dele, mas ninguém respondia. Percebemos que fedia muito dentro da casa e então resolvemos olhar pelo balancim do banheiro e encontramos o corpo. Ai meu Deus, foi horrível!", lamentava um amigo da vítima que preferiu não se identificar.
        
Um vizinho de Valdemir contou ao Diário que durante o dia de sexta-feira santa (18) presenciou uma discussão entre o suspeito e a vítima. "Olha, eles brigaram muito na sexta-feira. Eles gritavam, xingavam um ao outro e depois ouvi um deles dizer assim -'Não me ameaça, não me ameaça não viu? Se não você vai ver do que sou capaz'- depois escutei barulhos de móveis arrastando e como se alguém estivesse sendo agredido. Depois não ouvi mais nada, foi silencio total", contou o vizinho, que também preferiu o anonimato.
        
Acusado de chapéu e a vítima de camisa preta 
Outros moradores da rua Z contaram à polícia que após a briga presenciaram o suspeito lavando a casa com água e sabão e ao mesmo tempo ingeria bebida alcoólica ouvindo musica em alto volume. "Aquele barulho já estava me incomodando. Eu ia até pedir para ele baixar mais o volume, mas ele era muito agressivo e mal educado; fiquei com medo dele tentar uma confusão comigo também", informou uma vizinha. Ainda de acordo com a vizinhança, depois de lavar a casa, o acusado trancou a porta e foi embora.
        
Após a descoberta do cadáver, as policias civil e militar foram acionadas para impedir a entrada de curiosos no imóvel. Uma tia da vítima contou ao cabo PM Pina que o autor do bárbaro crime teria sido um homem identificado apenas pelo prenome de Mateus, que seria ex-presidiário. "Esse Mateus era companheiro da vítima. A tia do morto nos contou que o Mateus é perigosíssimo, inclusive já havia cumprido pena no presídio pelo crime de assassinato. A vítima foi morta dentro do quarto e arrastada para o banheiro", repassou o militar.
        
Familiares informaram no local que Valdemir residia em Belém e que há pouco tempo havia se mudado para a cidade de Castanhal, onde conheceu seu parceiro assassino. "Coitado, ele trabalhou tanto para comprar essa casa. O Valdemir juntou todas as economias dele para comprar essa casa. Ele morava nela a menos de dois meses. Eu lembro que ele dizia - 'Agora eu tenho minha casa, essa é minha casinha e posso ficar a vontade nela'- foram essas as palavras que ouvi dele quando em vida", disse a tia com lágrimas nos olhos.
        
Profissionais da imprensa foram impedidos de entrarem na residência pela família e pelos amigos da vítima e não foi possível registrar imagens do corpo jogado no piso do banheiro. Aproveitando a janela aberta, pelo lado de fora, a equipe do Diário fotografou as paredes do quarto manchadas de sangue. 
        
O Instituto Médico Legal (IML) também foi acionado para o local. O odor estava tão forte que foi preciso peritos do IML usar mascaras apropriadas para adentrarem no imóvel e realizarem a remoção do cadáver em decomposição. Segundo um dos peritos, a vítima teria sofrido agressões provocadas por faca e pedaços de madeira. "O corpo está em decomposição e a priori não dá para verificar se a vítima foi agredida por facadas ou pauladas", disse com muita pressa um dos peritos.
        
O acusado do assassinato de prenome Mateus seria natural do Distrito de Outeiro, local para onde teria fugido após a prática do crime. Investigadores da Divisão de Homicídios já têm em mãos a foto e o nome do principal suspeito e, segundo o delegado Temmer Khayat, é questão de tempo para que o assassino seja localizado e preso.

Texto e fotos: Tiago Silva

"Gordinho" é eliminado com 2 tiros na cara

Policiais militares da 12ª Zona de policiamento (Zpol) encontraram o corpo de um homem com perfurações de bala, em uma área de mata, na periferia da cidade de Castanhal, nordeste do Estado. A vítima teria sido atraída para o local sem saber que seria assassinada. Segundo a polícia, o crime teria sido motivado pelo tráfico de entorpecentes.
        
Foi por volta das 20h de segunda-feira (21), feriado de Tiradentes, que a guarnição do cabo Amarildo recebeu a informação pelo 190 (Ciop), de que havia um corpo jogado ao meio do mato no bairro Pantanal. A viatura 0508 se deslocou até o endereço e de acordo com informações do soldado Santana, o homem identificado pelo nome de Daílson Santos dos Santos, vulgo "Gordinho", 28 anos, levou dois tiros no rosto e morreu próximo de um açude.
        
"Ele era traficante e segundo relatos de parentes, ele tinha uma divida com uma traficante de nome Andréia, que já tinha ameaçado de morte o Daílson por várias vezes, inclusive um dia antes do crime", contou o soldado Santana. Ainda segundo o militar, no dia da execução, uma pessoa, não identificada, ligou para o telefone celular de Daílson pedindo para que ele fosse buscar drogas no bairro Pantanal, mas chegando ao local "Gordinho" foi assassinado com dois tiros no rosto.
        
A Polícia Civil descarta a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte) já que a motocicleta da vítima, uma Broz vermelha, não foi roubada. Investigadores da Divisão de Homicídios trabalham para tentar localizar a pessoa que seria traficante e que estaria ameaçando de morte Daílson Santos dos Santos.

Texto e foto: Tiago Silva

terça-feira, 22 de abril de 2014

Autores de latrocínio em Salinas são identificados

A Polícia Civil já identificou os dois autores de um latrocínio (roubo seguido de morte) que teve como vítimas duas pessoas, em uma casa no município de Salinópolis, litoral nordeste do Pará, na noite deste domingo (20). As vítimas foram mortas a tiros. Um dos acusados é um adolescente de 17 anos, apontado como autor dos disparos. O outro foi identificado como Luís Romário Rodrigues de Sousa, 20 anos. 

A equipe da delegacia da região, juntamente com policiais civis enviados ao município para reforçar a segurança durante o feriado da Semana Santa, além de policiais do Grupo de Pronto-Emprego (GPE) da Superintendência Regional da Zona Bragantina e militares da Rotam, com apoio do helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), passaram a efetuar as buscas aos criminosos na cidade logo após o crime. 

De acordo com os policiais, Luís Romário responde a quatro processos criminais por roubos e porte ilegal de arma de fogo. O adolescente já responde a dois processos criminais também por roubo, em Salinópolis. Conforme o delegado João Bosco Rodrigues, diretor de Polícia do Interior, os dois autores do crime invadiram a casa de praia, localizada na travessa Iracema, centro da cidade e renderam o casal armados com facas.

Os criminosos entraram na casa por volta das 20h do domingo, após pular um muro nos fundos do imóvel. Já dentro da residência, os dois se separaram. Um deles foi para a sala, onde rendeu o corretor de seguros Jeneves Barros Anunciação, que foi mantido refém junto com outros dois familiares das vítimas, uma filha do casal e o namorado dela. O outro criminoso foi em direção de outro compartimento da casa, onde rendeu a dona do imóvel, a comerciante Sandra Sauma Gontijo, 56 anos, que ao perceber o assalto, reagiu com uma arma de fogo e fez disparos em direção ao bandido.

Os tiros não teriam atingido o bandido e armado com uma faca, conseguiu dominar a vítima e tomar dela a arma. Após agredi-la com a faca, ele fez um disparo contra a comerciante. Com os gritos de socorro da vítima, o companheiro dela reagiu e tentou tirar a faca das mãos do outro assaltante, mas acabou sendo baleado pelo comparsa. Depois dos disparos, os bandidos saíram em fuga do local, levando a arma de fogo da vítima. Jeneves morreu na hora. A comerciante ainda chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Municipal de Salinópolis, mas não resistiu. Os corpos foram removidos por peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. A casa passou por perícia.

O delegado Evandro Araújo, titular da Delegacia de Salinópolis, informou que uma advogada entrou em contato com a unidade policial, garantindo que iria fazer a apresentação dos acusados. Enquanto os dois não se entregavam, as buscas pelos autores do latrocínio prosseguiam na área conhecida como "invasão do Bode", localizada nas proximidades da praia do Maçarico. O inquérito policial foi instaurado para apurar os fatos. Segundo o delegado, o caso está configurado como latrocínio, pois os criminosos tinham a intenção de roubar objetos de valor da casa.

(DOL com informações da Polícia Civil)

Fim de semana sangrento em Castanhal com 2 assassinatos

Durante o final de semana, na cidade de Castanhal, nordeste do Estado, duas pessoas foram assassinadas e outras duas foram vítimas de tentativa de homicídio. As pessoas que sobreviveram aos atentados foram transferidas para o Hospital Metropolitano, em Ananindeua, para receberem atendimento médico. As que faleceram foram sepultadas em cemitérios da Cidade. Segundo a polícia, os crimes teriam sido motivados por vingança. Os criminosos estão foragidos. 

A primeira vítima da violência foi um homem de 28 anos, morto na madrugada da Sexta-Feira Santa com um tiro no pescoço. O crime foi descoberto somente no dia seguinte. Passava pouco mais das 7h30 de sábado (19), quando a guarnição do soldado PM Santana foi informada de que populares haviam encontrado um corpo em um terreno abandonado no bairro Jaderlândia. A equipe policial se deslocou ao endereço citado e constatou a veracidade da informação ao se deparar com um cadáver jogado ao meio do mato. 

A vítima identificada pelo nome de Júlio Cezar da Conceição Viana estava com o peito virado para cima e com a boca cheia de moscas.

Ainda são poucas as informações de como Júlio Cesar teria sido morto. Moradores das proximidades contaram à polícia que pela madrugada de sexta-feira ouviram disparos de arma de fogo e gritos de socorro em via pública. A polícia acredita que após receber o tiro no pescoço, mesmo agonizando, Júlio Cezar teria conseguido pular um muro de aproximadamente dois metros de altura para se esconder dos assassinos, que seriam dois e usavam uma motocicleta. Sem receber qualquer tipo de atendimento no local, a vítima sangrou até a morte. 

Júlio Cesar da Conceição Viana possuía várias tatuagens pelo corpo, assim como várias passagens pela polícia.

DOIS ATENTADOS A TIROS E UM HOMEM MORTO A FACADAS

O segundo assassinato registrado durante o final de semana, em Castanhal, ocorreu por volta das 03h da madrugada de domingo (20). Diego Favacho Aleixo, 27 anos, recebeu uma facada no pescoço e outra na costela esquerda caindo morto na Rua José Holanda Pereira, no bairro Bom Jesus, periferia da cidade. A polícia supõe que Diego teria sido executado pelo próprio comparsa. "Tudo leva a crer que ele (Diego) foi morto pelo próprio comparsa. Eles pedalavam juntos numa bicicleta quando o meliante da garupa desferiu as facadas mortais. Pelo menos foram essas as informações colhidas no local", contou o sargento Edmar.

Segundo a polícia, Diego e seu comparsa estariam pretendendo ou teriam cometido assaltos durante a madrugada quando houve um desentendimento que provocou a morte de um deles.

As informações sobre os dois assassinatos serão repassadas aos policiais civis da Divisão de Homicídios (DH) para uma investigação mais aprofundada. Os corpos foram velados na casa de parentes e seriam sepultados em dois cemitérios de Castanhal.

PRIMEIRO ATENTADO

Ainda durante o final de semana na cidade "Modelo", duas pessoas sofreram tentativa de homicídio. Um dos casos aconteceu na tarde de sábado, por volta das 15h, na invasão do Irã, área do bairro Jaderlândia. O soldado Paiva informou ao Diário que a vítima José Warley do Nascimento, 31 anos, pilotava sua motocicleta pela Rua Francisco Alves de Melo, quando dois homens, não identificados, se aproximaram em outra motocicleta efetuando vários disparos em direção a vítima. 

"Quando o José Warley recebeu o primeiro tiro no braço direito, ele jogou a moto na rua e saiu correndo. Depois pegou um moto-taxi e foi para o hospital. No hospital, ele disse que os atiradores queriam roubar sua moto, mas essa informação não nos convenceu, pois esse José seria traficante da área e os motoqueiros teriam ido acertar as contas com ele", contou Paiva.

SEGUNDO ATENTADO        

Outro baleamento ocorreu na noite de sábado, por volta das 20h, também no bairro Jaderlândia. Desta vez, a vítima foi José do Nascimento, 26 anos. O atentado aconteceu na Rua Francisco Pereira Lago. "Cerca de dois a três elementos passaram num carro de placa, modelo e cor não informada e efetuaram vários tiros. Um dos disparos atingiu o braço esquerdo do Nacional José do Nascimento. Fizemos incursões e montamos barreiras, mas infelizmente não logramos êxito na captura dos criminosos", repassou Edmar, 2º sargento da PM.

As vítimas que sobreviveram aos atentados contra a vida, primeiramente foram socorridas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) e em seguida transferidas ao hospital metropolitano, em Ananindeua, para receberem atendimentos adequados. 

Na manhã de hoje, o delegado Temmer Khayat, titular da Divisão de Homicídios, deverá ouvir testemunhas e, se possível, vítimas sobreviventes para tentar esclarecer os casos de assassinatos e tentativas de homicídios registrados na cidade de Castanhal durante o final de semana.

Texto Tiago Silva / fotos: Adailson Marciel 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Trio é detido suspeito de roubo e tráfico de drogas

Policiais civis da Superintendência do Salgado detiveram na tarde de ontem, em Castanhal, nordeste do Estado, três pessoas que estariam envolvidas diretamente com o tráfico de drogas e assaltos. No interior de uma residência, a polícia encontrou dois revolveres municiados e produtos químicos que seriam utilizados para preparar a droga do tipo pasta base de cocaína.
        
Depois de receberem várias denuncias anônimas de que uma casa, localizada no conjunto Rouxinol, estaria sendo utilizada como ponto de distribuição de drogas, policiais da Zona do Salgado passaram a investigar o caso montando campana às proximidades do imóvel denunciado. Comprovando a veracidade da denuncia, os agentes realizaram uma batida, na tarde de ontem, por volta das 17h, encontrando no interior da residência produtos químicos usados por traficantes durante o preparo da pasta base de cocaína. No local também foram encontrados dois revolveres calibre 38 e munições do mesmo calibre. Três pessoas foram detidas e conduzidas à delegacia do centro de Castanhal para averiguação.
        
Segundo o investigador Sena, chefe de operações especiais, o material encontrado na casa, como barrilha leve e solução de bateria iria ser misturado com outros produtos químicos para gerar a pasta base de cocaína. Os sacos plásticos seriam para embalar as "petecas" e a balança de precisão serviria para pesar a droga quando estivesse pronta. Em relação as armas apreendidas, segundo o policial, teriam sido ou seriam usadas em assaltos ou até mesmo em homicídios. Um dos suspeitos é Lucivaldo Oliveira, o "Nego Lúcio", de 27 anos; conhecidíssimo da polícia por já ter cometido vários crimes, inclusive tráfico de entorpecentes. Ainda foram detidos Antônio Robson, 26, e o proprietário do imóvel João Bahia de Aguiar Filho ou "Bahia", de 34 anos. O trio negou envolvimento com qualquer tipo de crime.
        
O material apreendido foi encaminhado para perícia no Instituto Médico legal (IML). Enquanto fazia a autuação dos envolvidos, como de costume, o delegado Paulo Renato não quis falar com a imprensa e muito menos informou aos repórteres em que crime os suspeitos seriam enquadrados.

Texto e fotos: Tiago Silva

terça-feira, 15 de abril de 2014

Virou "cavalo do cão" e ainda tentou agredir policiais

Policiais militares prenderam o ajudante de pedreiro Daniel Macedo Batista, de 23 anos, acusado de agredir fisicamente e verbalmente a ex-companheira. A prisão ocorreu na noite de domingo (13) no bairro Centro do município de Terra Alta, nordeste do Estado, quando populares denunciaram o caso a polícia via 190.
        
Na noite de domingo, por volta das 21h, uma guarnição do destacamento de Terra Alta foi acionada para atender uma ocorrência de violência domestica na Rua Verissimo Borges. Populares ligaram para o 190 informando que um homem estaria dando uma surra em uma mulher que não conseguia se defender da força masculina. Chegando ao local, a guarnição comandada pelo sargento Mendes constatou a veracidade da denuncia.    
        
Completamente alterado e irado, o acusado desacatou os PMs proferindo palavras de baixo nível. Diante do fato, o acusado recebeu voz de prisão, porém resistiu e dificultou e muito a prisão e ainda tentou agredir o policiamento. Usando a força necessária para conter o ânimo do homem, os policiais o imobilizaram e o conduziram para a delegacia. O agressor foi identificado como Daniel Macedo Batista, mais conhecido pelo apelido de "Pica pau". O delegado Fábio Veloso de Castro autuou Daniel Macedo por ameaça, desacato a autoridade, resistência à prisão e lesão corporal contra a mulher com base na lei Maria da Penha. 
        
"O Daniel, conhecido como 'Pica Pau', é perigoso. Na adolescência ele cometeu um assassinato em Terra Alta, mas já pagou pelo crime. Ele saiu recentemente da cadeia onde respondia por assalto a mão armada e agora vai retornar para o presídio, desta vez por ter agredido a ex-companheira", informou o delegado.
        
O acusado, que está separado a um mês de Márcia Priscila Barata, foi transferido para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST) para ficar à disposição da justiça. O motivo das agressões não foi revelado pelo preso.

Texto e fotos: Tiago Silva

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Polícia "caça" bando que assaltou casa de prefeito

A polícia ainda está à procura dos bandidos que invadiram a casa do prefeito municipal de Terra Alta. Após renderem o gestor e seus familiares, cinco criminosos foram surpreendidos por uma guarnição da Polícia Militar havendo troca de tiros e a morte de um dos integrantes do bando. Quatro homens armados conseguiram fugir pela mata levando uma quantia em dinheiro e joias.

Por volta das 21h de sexta-feira (11), cinco bandidos invadiram a casa do prefeito Gilvandro Nascimento (PR), situada na localidade de Mocajubinha, zona rural do município de Terra Alta, nordeste do Estado. Os bandidos, armados com revólveres e uma escopeta calibre 12, foram extremamente agressivos. Mesmo amarrados, o prefeito e um vigilante foram espancados com várias coronhadas na cabeça e a todo o momento a família do executivo era ameaçada de morte. Gilvandro foi amarrado e colocado dentro do banheiro.
        
Um morador das proximidades notou algo estranho e resolveu acionar a Polícia Militar. Minutos depois a guarnição do sargento Eufrásio chegou ao local e foi recebida a bala por dois assaltantes que se encontravam fora da residência. Os policiais revidaram atirando contra os criminosos e um deles foi atingido na cabeça quando tentou fugir pulando a janela de um dos quartos com a arma na mão.  "Esse elemento, antes de morrer, efetuou vários disparos contra a nossa guarnição e tivemos que revidar", disse o sargento Eufrásio.
        
Com a presença da polícia, outros quatro bandidos foram obrigados a fugir conseguindo roubar aproximadamente R$ 12.00,00 (dose mil reais) e joias d
e alto valor. O grupamento Tático de Castanhal foi acionado e com o apoio de outras viaturas, ao comando do tenente Mariano, realizaram buscas pela mata, mas não conseguiram encontrar o restante da quadrilha.
        
Na delegacia de Terra Alta se encontravam de plantão apenas um escrivão e uma investigadora. Para dar início às investigações foi preciso o delegado Paulo Renato sair da cidade de Castanhal para ouvir as vítimas em Terra Alta.
        
O assaltante morto ainda não foi identificado pela polícia e nem pelo IML. Segundo o sargento Eufrásio, o vigilante agredido teve que ser encaminhado ao hospital metropolitano com golpes na cabeça provocados pelas coronhadas. O prefeito Gilvandro Nascimento passou por atendimento médico e já está com a família.
        
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso e tenta, através de investigações, identificar outros integrantes da quadrilha que conseguiram fugir pela mata. Quem tiver qualquer informação que possa ajudar a polícia a localizar os bandidos, poderá ligar para o Disque-denúncia (181). O denunciante não precisa revelar o nome.

Texto e fotos: Tiago Silva

Irmãos são detidos acusados de tráfico de drogas

Dois irmãos foram detidos na tarde de quinta-feira (10), em Castanhal, cidade do nordeste Paraense, acusados de traficarem entorpecentes. No total, 23 petecas de pasta base de cocaína foram encontradas na casa dos suspeitos. Um dos acusados é adolescente que confessou à polícia ser o dono de toda a droga.
        
Por volta das 15h, policiais civis da Zona do Salgado e do Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) se deslocaram até o bairro Jaderlândia para apurar uma denúncia de tráfico de entorpecentes que estaria acontecendo na Invasão Oscar Reis. Na Rua Lilian Bastos, os investigadores localizaram a casa denunciada e, com a permissão dos ocupantes, realizaram uma revista, onde em um dos quartos foram encontradas 23 petecas de pasta base de cocaína, prontas para serem comercializadas. No local foram detidos Thiago Reis Damasceno, 22, e seu irmão menor de 17 anos.
        
Na delegacia o adolescente fez questão de confessar ao delegado plantonista que era o dono de todas as petecas encontradas na residência. Para a polícia, o menor infrator estaria assumindo a culpa para tentar inocentar o irmão. "O menor está tentando enganar a polícia dizendo que a droga é toda dele, mas acreditamos que o Thiago também estaria traficando entorpecentes, tanto é que ele já é um velho conhecido da polícia pela prática de assaltos. Checamos as denuncias e encontramos a droga no quarto do Thiago, que também é foragido da justiça", informou Luiz Xavier, delegado de Polícia Civil.
        
Thiago Reis Damasceno cumpria pena por assalto a mão armada em regime semiaberto na Colônia Agrícola Heleno Fragoso, de onde conseguiu fugir a cerca de dois meses. De acordo com Luiz Xavier, o maior foi autuado pelo crime de tráfico de drogas e seria encaminhado para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST) para ficar à disposição da justiça, desta vez em regime fechado. Contra o adolescente, o delegado pedirá junto ao Ministério Público a sua internação em um abrigo para menores infratores.

Texto e fotos: Tiago Silva

terça-feira, 8 de abril de 2014

Moisés tomba na sarjeta com quatro tiros no peito

A Polícia Civil está tentando identificar o assassino que ceifou com vários disparos de arma de fogo a vida de um homem de 32 anos, em Castanhal, cidade do nordeste Paraense. Segundo informações colhidas no local, a vítima teria sido surpreendida por um homem desconhecido que efetuou vários tiros atingindo o corpo de Moisés Felipe de Sousa. O crime aconteceu no início da manhã de ontem na periferia da cidade "Modelo".
        
Na manhã de ontem, por volta das 07hs, os moradores da Rua Francisco Alves de Melo, no bairro Jaderlândia, foram despertados com o barulho de vários tiros sendo disparados em via pública. Assustados, e não sabendo do que se tratava, alguns moradores preferiram ficar em casa de portas fechadas. Outros mais curiosos logo tiraram as trancas das portas e saíram de suas residências para verificar o que havia acontecido e logo se depararam com um cadáver caído na sarjeta. A equipe do DIÁRIO foi acionada para fazer a reportagem de mais um crime de homicídio registrado na cidade de Castanhal e na cena do crime obteve a informação de que Moisés Felipe de Sousa, 32 anos, trafegava tranquilamente a pé pela rua quando foi surpreendido por um homem desconhecido que teria chegado ao local efetuando vários tiros em sua direção. Moisés morreu na hora ao ser atingido por pelo menos quatro balaços no peito.
        
Poucos minutos após a execução, a esposa da vítima compareceu ao local e permaneceu ao lado do cadáver até a chegada de peritos que realizaram a remoção do corpo para exames de necropsia no Instituto Médico Legal (IML). Chorando bastante, a mulher dizia não acreditar no que havia acontecido e desesperada chamava pelo nome do marido pedindo que ele se levantasse. "Levanta, Moisés, levanta. Não me deixe só. Porque fizeram isso com meu marido? Porque, meu Deus, por quê? Ele era um homem bom, trabalhador e não merecia isso. Moisés levanta meu amor!", pedia a viúva inconsolada. Nenhuma guarnição da Polícia Militar compareceu ao local pelo fato de a maioria da tropa castanhalense ter paralisado as rondas ostensivas em protesto contra a decisão do governo do Estado em reajustar somente o salário dos oficiais. Nenhum tenente ou coronel da PM foi visto no local do crime colhendo informações ou realizando buscas a fim de localizar e deter suspeitos. 
        
A Divisão de Homicídios já deu inicio nas investigações para desvendar a causa da morte de Moisés Felipe de Sousa, que seria um homem trabalhador e saiu de sua residência para curtir uma festa e não retornou mais com vida.

Texto e foto: Tiago Silva

quinta-feira, 3 de abril de 2014

"Nego Cleuber" é eliminado dentro de casa com balaço nas costas

A Polícia Civil está investigando um crime de homicídio ocorrido na noite da última terça-feira (01) no município de Inhangapi, nordeste do Estado. A vítima foi executada dentro de sua própria casa quando se preparava para dormir com a companheira. O atirador fugiu do local sem ser identificado por testemunha.
        
Cleuber dos Santos Freitas, mais conhecido pelo apelido de "Nego Cleuber", foi morto aos 41 anos de idade no interior de sua própria residência, localizada na Travessa Olinda, bairro de Vila Nova, em Inhangapi.  Segundo informações da polícia, por volta das 22h, um homem, até o momento desconhecido, arrombou a porta e invadiu a casa efetuando vários disparos acertando apenas um nas costa de Cleuber dos Santos. A vítima, que se preparava para deitar com sua esposa, ainda tentou fugir, mas logo tombou com o balaço fatal. A vida da mulher foi poupada pelo atirador.
        
Após o fato, a Polícia Militar foi acionada e uma guarnição, ao comando do sargento Alex, realizou buscas e montou barreiras às proximidades, mas nenhum suspeito foi encontrado. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) foi de Castanhal até a cidade vizinha para a remoção do cadáver.
        
Algumas pessoas chegaram a comentar no local que "Nego Cleuber" trabalhava na comercialização de uísques falsificados e joias. "Era, ele vendia uísque falso e também cordão, mas os cordões que ele vendia eram apenas banhados a ouro e ele dizia que era ouro puro", comentou um jovem preferindo o anonimato. 
      
Cleuber dos Santos Freitas residia na cidade de Castanhal e ha pouco tempo havia se mudado para Inhangapi. A informação de que "Nego Cleuber" comercializava produtos falsificados ainda não foi confirmada pela Divisão de Homicídios, que está a frente das investigações.

Texto e fotos: Tiago Silva

Detido por tráfico também matou policial

O criminoso que assassinou a sangue-frio um policial militar no ano de 2010 na Capital (Belém) foi localizado e preso por policiais civis do município de Castanhal, no nordeste paraense. Investigadores apuravam uma denuncia de tráfico de drogas, em um bairro da periferia de Castanhal, quando acabaram descobrindo que um dos traficantes era também matador de policial.

Na tarde de ontem(2), por volta das 15h, após receberem várias denuncias de que no bairro Santa Helena existiam traficantes comercializando entorpecentes, investigadores da Superintendência do Salgado se deslocaram até o endereço denunciado e flagraram um casal se preparando para fabricar droga. No imóvel foi encontrada uma pedra de óxi que, se misturada com outros produtos químicos, renderia aos acusados aproximadamente 200 petecas de pasta base de cocaína. Nilson Soares Damasceno, 29, e Antônia Célia Alves, de 41 anos, receberam voz de prisão e foram encaminhados à delegacia do centro da cidade.

Desconfiando de que o homem poderia ser foragido da justiça, o delegado Luiz Xavier pediu para que um dos policiais verificasse as digitais do suspeito e para a surpresa de todos, foi descoberto que Nilson Soares era também assassino. “No início ele deu o nome falso, e se apresentou com sendo José Wilson Sousa Braga, mas pelas digitais descobrimos que o nome dele verdadeiro é Nilson Soares Damasceno. Ele estava mentindo porque não queria que a gente descobrisse que era um assassino foragido da Justiça”, contou Xavier, superintendente da zona do salgado.

Segundo a Polícia Civil, Nilson Soares Damasceno foi o autor dos disparos que ceifaram a vida do policial militar Paulo Barreto da Silva. O cabo da PM foi morto durante um assalto dentro de um supermercado, localizado no bairro do Aurá, em Belém. “O Nilson é de extrema periculosidade. O acusado já foi preso pelos crimes de tráfico, assalto, porte ilegal de arma de fogo e latrocínio, inclusive foi ele que matou um integrante da nossa coirmã Polícia Militar. Com esse criminoso na cadeia é um alívio pra sociedade de bem”, afirmou Luiz Xavier.

A mulher flagrada no imóvel com 50g de pedra de óxi foi autuada por tráfico de droga e encaminhada para o Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua. Nilson Soares Damasceno, além do crime de tráfico, vai responder também pelo assassinato do policial militar.

Texto e fotos: Tiago Silva

terça-feira, 1 de abril de 2014

Violência: mulher tem a bicicleta roubada e ainda é arrastada pela pista

Uma mulher passou por momentos de pânico ao ter sua bicicleta roubada por um bandido, que utilizou de muita violência para subtrair o veículo de pequeno porte. A vítima sofreu ferimentos durante a ação covarde e teve que ser encaminhada a um hospital para receber atendimento médico. O criminoso foi detido por populares e entregue à polícia, que tomou as providencias cabíveis na delegacia de Castanhal, cidade do nordeste Paraense.

O assalto aconteceu na manhã de ontem, por volta das 11hs, no conjunto Tóquio. Uma mulher trafegava tranquilamente pela Rua Comandante Assis, quando de repente surgiu um homem anunciando o assalto pedindo a bicicleta. A jovem preferiu não entregar o veículo e foi arrastada pela pista, vindo a sofrer escoriações pelo corpo. O assaltante, sem dó e muito menos piedade, saiu em fuga na "magrela", mas foi perseguido, alcançado e espancado por populares, que presenciaram a cena. Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada e retirou o acusado das mãos da população enfurecida. "O bandido percebeu que se tratava de uma mulher indefesa e sem arma alguma conseguiu roubar a bicicleta. Ela tentou proteger seu bem material segurando a garupa e foi arrastada pela pista. A população quis linchar o meliante, mas chegamos a tempo e o conduzimos até a delegacia para os procedimentos cabíveis", contou o cabo Alves, lotado no 5º Batalhão da Polícia Militar, onde tem como comandante o Coronel Albernando.
        
A vítima, que preferiu ter o nome preservado, foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao hospital municipal de Castanhal, onde se queixava de fortes dores. A paciente torceu o tornozelo e sofreu rasgaduras no joelho esquerdo, além de escoriações por outras partes do corpo. Ela foi medicada e passa bem com a família.
        
Enquanto ao assaltante Amauri Roberto Oliveira da Silva, vulgo "Espiga"; de 19 anos, foi apresentado ao delegado Carlos Magalhães e autuado por roubo. Amauri, após passar por exames de praxe no Instituto Médico Legal (IML), foi transferido ao Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST), onde ficará à disposição da Justiça.

Texto e fotos: Tiago Silva