sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Jovem é executado a bala na Ceasa

           Um jovem identificado pelo prenome de Rafael, aparentando ter entre 25 a 30 anos, foi assassinado com um tiro no abdômen. O crime ocorreu por volta das 20h da última terça-feira (14), no Terminal Edgar Titan, área da feira da Ceasa.

           Segundo informações de poucas testemunhas, a vítima havia discutido com um homem horas antes de ser morta. Este homem que Rafael discutiu é suspeito de ser o assassino. A Polícia Civil, através da Divisão de Homicídios, está investigando o caso.

           Rafael era conhecido pelo apelido de “Lourinho” e seria usuário de drogas. Ele foi a terceira pessoa a ser assassinada no ano de 2014, em Castanhal.

Assaltante é preso após roubo a consultório no centro de Castanhal

           A Polícia Militar efetuou a prisão do Rainilson Ribeiro Mendes, 19 anos. Ele, na companhia de um comparsa, assaltou um consultório odontológico situado na Rua Magalhães Barata, no centro de Castanhal.

           Os policiais que estavam no policiamento ostensivo perceberam a ação e saíram em perseguição à dupla. Rainilson foi alcançado no prédio da Funcast, mas o outro assaltante conseguiu escapar com a arma do crime.

           No entanto, com o Rainilson foi encontrado o dinheiro do roubo, aproximadamente R$1.800,00. O caso foi apresentado na Superintendência Regional do Salgado, ao delegado Bruno Brasil.

Dupla é presa portando 44 “petecas” de pasta base de cocaína

           A Polícia Militar, através do grupamento ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas), prendeu na noite de quarta-feira (15), por volta das 21hs, uma dupla e apreendeu 44 “petecas” de pasta base de cocaína, que pertenciam a Jailton Helivelton Gomes da Silva, 21, e Jhonatha José de Aviz Lima, 29 anos.
Clique na foto

           A guarnição comandada pelo cabo Cláudio e composta pelos soldados Sandro e Monteiro, realizava rondas na Avenida Altamira, bairro Nova Olinda, em Castanhal, quando avistou dois jovens numa motocicleta. Os policiais resolveram segui-los, foi no momento em que o piloto da moto “Pop” acelerou provocando suspeitas. Eles foram alcançados na esquina com a Rua Coronel Leal e travessa Ipiranga, ainda no bairro Nova Olinda.

           Uma revista foi feita, mas nada foi encontrado com a dupla, porém, um dos policiais percebeu que durante a fuga, o garupa teria jogado algo no mato. Os policiais foram até o local e encontraram uma sacola plástica contendo as 44 “petecas” de pasta base de cocaína.

           Na delegacia Jailton Helivelton e Jhonatha José teriam confessado serem os donos da droga. Ambos foram autuados e se encontram à disposição da Justiça.

Grupamento Tático prende traficante no bairro do Cristo

           A Polícia Militar através do Grupamento Tático prendeu por volta das 17h30 de segunda-feira (13), um homem acusado de comercializar entorpecentes. A prisão do acusado aconteceu na Rua Liberal, no Bairro Cristo Redentor, em Castanhal.

           A guarnição composta pelo sargento Da Silva, cabo Sardinha e soldado Macedo, fazia rondas pelo bairro do Cristo quando percebeu um homem em atitude suspeita, que correu ao avistar os policiais. “Quando ele nos viu, ele coçou a cintura. Pensamos que poderia ser uma arma de fogo na cintura dele e resolvemos abordá-lo. Mas, não era arma de fogo e sim ‘petecas’ de pedra de óxi, que estavam em sacos plásticos”, relatou o cabo Sardinha.

           Elielson Deles Costa Lemos, 34 anos, foi apresentado na Delegacia do Centro e foi autuado por tráfico de entorpecentes. O acusado está à disposição da justiça.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

'Bonde dos 40' queria agir em presídios do Pará

           A Polícia Civil, através do Departamento Especializado de Investigação Criminal (Deic-MA), Núcleo de Apoio a Investigação (NAI) e Superintendência do Salgado, prendeu, na manhã de ontem, em Santa Maria do Pará, nordeste paraense, três integrantes da quadrilha que comandou os ataques aos ônibus e rebeliões no Maranhão. O trio estava no Pará se preparando para montar uma base e articular ações criminosas.

           A facção que age de dentro dos presídios do estado do Maranhão, denominada “Bonde dos 40”, estava começando a agir também do Pará. Três integrantes da quadrilha foram presos numa casa em Santa Maria do Pará. De acordo com informações da Polícia Civil, o trio estava disposto a alugar uma granja ou comprar um pequeno sitio, para articular ataques criminosos. “Tivemos essa informação de que o grupo estava montando uma base no Estado para começar a investir em ações criminosas. Os integrantes confessaram que pertencem ao ‘Bonde dos 40’, considerada a maior facção criminosa que age de dentro dos presídios do Maranhão”, contou o delegado do NAI, Fernando Rocha.

           O trio foi pego de surpresa com a ação da polícia. Antes do sol nascer, a polícia já havia colocado as mãos em dois integrantes. Quando o sol raiou, o terceiro suspeito foi enquadrado em casa. “Tudo começou com a informação repassada pela Polícia Civil do Maranhão que repassou as características dos elementos e onde eles estariam. Passamos a investigar e demos o apoio necessário para a prisão dos suspeitos em Santa Maria”, disse Fernando Rocha.

           Os três foram identificados por Alan Kardec Dias Mota, 28, Gelielinton de Jesus Santos, 28, e José Bonifácio Lemos da Silva. Segundo a Polícia Civil, Alan Kardec seria um dos líderes da facção e responsável por pelo menos 20 homicídios no estado do Maranhão e apontado por liderar as rebeliões no presídio de Pedrinhas, onde vários detentos foram decapitados. “Ele é responsável por vários homicídios, por incentivar as rebeliões no presidio de Pedrinhas e pelas decapitações dos presos. Assim como responsável por liderar o ‘Bonde dos 40’ que incendiou ônibus e cometeu ataques contra delegacias no Maranhão. A gente calcula que os três juntos, possam ter praticado mais de 30 assassinatos”, disse Rocha.

           Com a represália por parte da polícia maranhense aos ataques sofridos recentemente, a Polícia Civil do Pará teme que mais integrantes possam estar migrando para o Estado para fortalecer a quadrilha e cometer atos criminosos. “Eles iriam se fortalecer praticando crimes como homicídios e roubos. As investigações vão continuar para evitar que mais integrantes da quadrilha, que age de dentro dos presídios do Maranhão, possam se esconder no Pará e montar sua facção. Estamos trabalhando em conjunto com a Polícia Civil maranhense e todas as informações de suspeitos serão investigadas”, concluiu Fernando Rocha.

         Os três presos foram transferidos para o estado do Maranhão e serão responsabilizados pelos ataques aos ônibus, onde uma criança morreu e deixaram pelo menos três vítimas com queimaduras em 90% do corpo.

Texto: Paulo Allan (Diário do Pará)
Foto: Tiago Silva

'Mussum' é preso suspeito de tráfico

           A Polícia Militar deteve em flagrante, na manhã de ontem em Castanhal, um jovem de 21 anos suspeito de tráfico de drogas. Ele ainda tentou se esconder entrando num salão de beleza, mas foi detido.

           Antônio Diego Ferreira da Silva foi detido pela PM, através da Rocam composta pelo Cabo Ivo e Soldados Bezerra, Monteiro, Rebelo e Eliel. O grupamento motorizado fazia rondas pelo Conjunto Imperial, quando avistaram o jovem conhecido por “Mussum”. Os policiais o seguiram de longe para saber o destino do suspeito, mas ao perceber que estava sendo seguido, “Mussum” fez jus ao nome e tentou despistar a polícia passando por várias vielas e entrando num salão de beleza.

           A PM apreendeu três porções grandes de pasta base e pó de fermento que seria misturada a droga, para dar mais volume. O suspeito confessou que estava vendendo entorpecente há dois meses para ganhar dinheiro.

            “Mussum” é um velho conhecido da polícia e considerado perigoso. Ele estava preso recentemente por tráfico de drogas e formação de quadrilha, onde pertencia a um grupo que aterrorizava as vítimas quando invadiam as residências para rouba-las.

           Antônio Diego foi autuado mais uma vez por tráfico de drogas e vai voltar para o Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST), onde está a disposição da justiça.

Texto: Paulo Allan (Diário do Pará) 
Fotos: Tiago Silva

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Caíto é preso suspeito de estupros, homicídio e latrocínio

        Luís Carlos de Sousa da Silva, o “Caíto”, 34, considerado o homem mais procurado pela polícia em 2012, acusado de estuprar várias mulheres e espalhar o pânico na zona rural de Santa Izabel, foi preso em Barcarena, onde também cometeu estupros.

        “Caíto” era considerado homem morto pela polícia, depois que a população passou a procurá-lo pelas matas da região. Ele é acusado de estuprar várias mulheres, depois que fugiu dentro do carro do lixo do Complexo Penitenciário de Americano. Em liberdade, o presidiário que cumpria pena por estupro e latrocínio, voltou a cometer crimes. Desta vez, passou a abusar das próprias mulheres da zona rural onde morava. Meninas de 13 a 18 anos eram os alvos do maníaco. De acordo com informações da polícia, pelo menos oito mulheres foram estupradas por “Caíto”. “Em liberdade, ele espalhou o terror na área, estuprando, violentando, ameaçando as mulheres da região. Depois disso a população passou a procurá-lo para matá-lo. A polícia também procurava por esse indivíduo, mas ele desaparecia e ficou difícil sua captura. Pensávamos que a população já tinha matado e jogado seu corpo nos rios ou na mata”, contou o superintendente da Zona do Salgado, delegado Luiz Xavier.

        Com o desaparecimento de “Caíto”, ele passou a ser considerado uma lenda na região. Mulheres não saiam mais de casa a partir das 18h e nem andavam desacompanhadas, pois acreditavam que “Caíto” poderia voltar e cometer novos crimes. Na verdade, “Caíto” estava escondido na casa de um amigo, no bairro da Terra Firme, em Belém. Depois que sua imagem foi veiculada nos principais jornais do Estado, o suspeito fugiu para a cidade de Barcarena, onde se amigou com uma mulher e passou a trabalhar como ajudante de serviços gerais. Porém, sua fama de estuprador não ficou adormecida por muito tempo. Depois de dois anos, ele voltou a abusar das meninas da cidade. Cinco mulheres foram estupradas em Barcarena. “Ele foi preso na lei Maria da Penha depois que agrediu sua companheira. Os familiares da moça passaram agredi-lo e a PM o levou pra delegacia. Lá foi reconhecido e transferido para nossa região. A cidade de Santa Izabel com certeza está mais tranquila depois da prisão desse maníaco”, disse o diretor da Seccional de Santa Izabel, delegado Augusto Damasceno.

        O acusado confessou os crimes friamente, afirmando que abusou das mulheres por revolta. “Estuprei mesmo essas mulheres! Fiz isso por revolta! Não me conformava com a população me acusando de outros crimes, depois que fugi do presídio. Passei um tempão estudando minha fuga e quando faço uma coisa espetacular, eles (população) me crucificam”, disse. As declarações do acusado não pararam por ai. “Caíto”, que assumiu ter pacto com o diabo, ameaçou sair da prisão e ir atrás da ex-companheira. “Queria deixar um recado para ela: um dia eu saio e quando eu sair vou atrás dela. Pode se esconder onde for, mas não vou deixar isso quieto”, ameaçou.

        No entanto, as ameaças de “Caíto” foram interrompidas na hora pelo delegado Luiz Xavier, que o classificou como desequilibrado e irrecuperável. “É um elemento da mais alta periculosidade. Não pode ser solto tão cedo! Ele afirmou, na frente de vocês (imprensa), que tem pacto com o Lúcifer e com a Besta Fera, mas garanto que ele pode ter pacto com quem for, pois se sair da prisão vivo e voltar a cometer esses crimes, o pacto dele é comigo. É um covarde e maníaco que deve ficar preso pelos crimes que cometeu”, concluiu o delegado Luiz Xavier.

       
Luís Carlos de Sousa, o “Caíto”, foi transferido de volta para o Complexo Penitenciário de Americano, onde vai responder por homicídio, latrocínio e por pelo menos 13 estupros.

Texto: Paulo Allan (Diário)

Foto: Tiago Silva

Segundo suspeito de homicídio de idosa é preso

           A Polícia Civil prendeu, na manhã de ontem, em Castanhal, nordeste do estado, o outro suspeito de matar a facadas uma aposentada de 84 anos. O jovem estava dormindo quando foi acordado pelos policiais. O acusado tentou enganar os policiais dizendo que era menor de idade.

                                           Antônio Douglas Sousa da Silva, 18, foi preso no bairro do Jaderlândia, na casa de familiares, pela equipe da Polícia Civil, composta pelos investigadores Osvaldo, Junior, Zezinho e Renata, sob o comando do delegado Paulo Henrique.

         Quando os policiais chegaram à residência, o suspeito conhecido por “Lourinho” estava dormindo. Ele foi acordado pelos policiais, sob acusação de ter assassinado a senhora Santana Oeiras da Conceição, 84. “Parecia um capetinha dormindo! Demos bom dia e um par de algemas como presente!”, disse o diretor da 12ª Seccional do Jaderlândia, delegado Paulo Henrique.

        “Lourinho” confessou participação no crime. Dizendo que sua função foi “apenas” segurar a boca da vítima, enquanto seu comparsa esfaqueava a aposentada. Ele disse que ninguém iria matar a senhora, mas ela reagiu e seu comparsa mandou que ele segurasse que ele iria dar uma lição nela.

         O primeiro suspeito, o adolescente de 17 anos de idade, foi preso ainda na tarde sábado. Ele teria sido o autor das facadas que tiraram a vida da vítima. Ele e “Lourinho” entraram na residência da vítima pelo telhado, com o objetivo de roubar o dinheiro do benefício da vítima. Porém Santana Oeiras acordou com o barulho feito pela dupla e foi surpreendida com os golpes fatais. “Infelizmente tiraram a vida de uma senhora indefesa. Foram covardes pois a senhora não esboçou reação. Enquanto um tapava a boca da vítima, o outro esfaqueava sem perdão”, disse Paulo Henrique.

         Durante a prisão de “Lourinho” a polícia encontrou petecas de pasta base de cocaína. “São elementos perigosos do bairro. Apesar da idade, estão ai para o que der e vier. Não se preocuparam com nada, o pior é ouvir da boca deles que vão voltar formados da prisão. Eles que voltem, pois estarei aqui esperando por eles”, concluiu Paulo Henrique.

      A Promotoria Pública determinou a internação máxima de três anos ao adolescente, no Centro de Internação de Adolescente Masculino (Ciam). Já Antônio Douglas foi transferido para o Centro de Recuperação e Castanhal (CRCAST), onde está à disposição da Justiça.

Texto: Paulo Allan (Diário)

Foto: Tiago Silva

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Idoso é preso por receptação de um caminhão baú

           Um senhor de 73 anos foi preso acusado de receptar um caminhão baú. O veículo foi furtado na madrugada do dia primeiro (01/01), em Marituba. O proprietário informou, em boletim de ocorrência, que estava passeando pela cidade, enquanto seu veículo ficou estacionado em frente a sua residência, no Centro. Ao retornar, não mais encontrou o caminhão baú.

           Na tarde de sábado, o veículo foi localizado via gps e estava na localidade de Petimandeua, zona rural de Inhangapi. No imóvel do senhor José Maria da Silva estava o caminhão, que já começava a ser desmontado. O que sobrou do carro foi recuperado e o idoso vai responder pelo crime de receptação. Uma arma tipo espingarda calibre 36 foi apreendida na casa do receptador.

Bandido é preso após ser espancado vendendo produtos roubados

        Maicon Lima da Silva, 18 anos, mais conhecido pela polícia militar de Castanhal como o “bandido assado”, pois toda vez que tenta roubar é pego e espancado pela populaçao, foi preso novamente depois de mais uma surra.
        No sábado à tarde, ele na companhia de mais outro comparsa, invadiu uma residência no bairro do Estrela e furtou do imóvel vários objetos de valor. Ele foi pego na Feira da Ceasa tentando vender os objetos, mas levou uma surra da vítima e de alguns feirantes. Maicon foi encaminhada para a delegacia e autuado por furto.

Aposentada é assassinada por dupla que pretendia roubar dinheiro de benefício

        Uma aposentada de 84 anos foi covardemente assassinada dentro de sua própria casa, localizada na Rua Francisco Alves de Melo, no bairro Jaderlândia, em Castanhal. O crime aconteceu por volta das 3h40h da madrugada de sábado, dia 04. Informações dão conta de que dois homens invadiram a residência da idosa com o intuito de roubar o dinheiro de um benefício que a vítima havia recebido no dia anterior.

        Ao perceber a presença dos bandidos em sua casa, a idosa, identificada por Santana Oeires Carnilhos, tentou gritar. Um dos bandidos tapou a boca da aposentada enquanto o comparsa a esfaqueava. Santana Oeires morreu com uma facada nas costas e outra no coração.

         No mesmo dia, por volta das 13h, a Polícia Militar teve a informação de que um dos assassinos estaria escondido no quintal de uma casa, na Rua Vasco da Gama, no bairro Bom Jesus. A equipe formada pelo sargento Severino, cabo Adrião e soldado Carlos, fez a detenção do suspeito. Ele é menor de 17 anos e é conhecido pelo apelido de “Pixixito”, adolescente de alta periculosidade e que tem várias passagens pela polícia.

        O menor infrator foi conduzido à delegacia do centro e teria confessado o crime. O delegado Paulo Henrique vai pedir a internação do menor.

Dupla rouba moto, faz mulher refém, e acaba presa pela PM

        Uma motocicleta CB 300, de cor preta, foi roubada em Castanhal, no último dia primeiro (01/01). A vítima registrou um boletim de ocorrência, e na tarde de sábado (04), por volta das 14h, um primo da vítima avistou a motocicleta, a qual estava sendo conduzido por dois homens que passavam a chuva num pátio, próximo ao canal da Tiradentes, no bairro São José, em Castanhal.

        O primo da vítima ligou para a polícia militar via Siop (190) e repassou as informações. Uma guarnição que estava próxima  ao local avistou a dupla que tentou fugir, saindo em disparada no veículo. Houve perseguição e troca de tiros. Mas, as proximidades da clínica dos acidentados, no bairro Ianetama, os bandidos optaram por invadir um restaurante e fazer uma mulher de refém. Um deles apontou a arma para a cabeça da jovem e fez exigências. Ele pediu a presença da imprensa e de parentes no local.

         Equipes do Tático, Rocam, entre outras viaturas da PM de Castanhal participaram da ação. O cabo J. Cunha esteve a frente da negociação e após duas horas os bandidos resolveram se entregar. A mulher informou que passou por momentos de terror na mão dos criminosos.

       Iago Rodrigues Alcântara, 19 anos, reside no bairro São José. Diego Ruan da Silva Sousa, 20 anos, era o que estava com um revolver calibre 32, municiado, o qual foi apreendido. Diego reside no conjunto Rouxinol. Eles já se preparavam para cometer outro assalto. Agora, ambos estão à disposição da justiça.

Homem é acusado de violentar criança de 5 anos em Castanhal

        Jairo Jacobe, 35 anos, foi preso pela Polícia Militar sob acusação de ter violentado sexualmente uma criança de apenas 5 anos de idade. O crime teria acontecido no quarto de uma das 3 casas de uma vila localizada na rua Cônego Leitão, no bairro Novo Estrela, em Castanhal.

        A criança estava chorando quando chegou a sua casa e falou para seu pai que o vizinho a teria agarrado. O pai examinou a criança e percebeu que a menina estava machucada nas partes íntimas.

        O pai foi até o vizinho e lhe agrediu, depois, chamou a polícia que fez a condução do acusado até a delegacia do centro. O delegado Paulo Henrique pediu exame sexológico através do IML, que confirmou a violência sexual. O acusado permanece preso no Centro de Recuperação de Castanhal (CRCAST).

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Jovem armado com 38 é flagrado na Praça do Estrela

        Raimundo Fernandes de Oliveira, um jovem de 18 anos, foi flagrado por volta das 13h30 da última segunda-feira (30/12), portando um revólver calibre 38, municiado com seis balas, na Praça da Estrela, na cidade de Castanhal.

        O jovem foi abordado pelos cabos Medeiros e Sena, da Polícia Militar, depois que os mesmos foram informados que, na praça, encontrava-se um grupo composto por quatro jovens e que um deles se encontrava armado. Os jovens foram avistados próximo ao palco e um deles tentou fugir numa bicicleta, mas foi alcançado.

                        Ele jogou a arma no mato, mas o revólver 38 foi encontrado. Na delegacia o suspeito disse que estava esperando um homem que iria apontar uma casa onde o proprietário guardava o valor de R$ 8 mil. Eles iriam roubar a casa. Raimundo confessou que já tinha passagem pela polícia, quando adolescente, por porte de arma. Ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo e passou o réveillon na cadeia.